11 dicas para se dar bem na escola

16 fevereiro 2015
  As aulas já começaram e tem muita gente que não tem base de como se organizar para os estudos sem perder a vida social. Eu terminei o ensino médio ano passado e tinha um plano de estudo, não é querendo me gabar mas estou me dando como exemplo, era uma das melhores alunas no quesito nota e comportamento. Então eu trouxe aqui algumas dicas que me ajudaram muito na escola.

 11 dicas para se dar bem na escola (Técnicas de estudo)


1- Preste atenção ou anote o que o professor fala: Algumas pessoas absorvem melhor se apenas prestar atenção, outras, ouvindo e anotando as partes mais importantes. Veja em qual das duas técnicas você se encaixa. Conforme o professor for falando você vai criando tópicos e em casa, na hora de revisar, você lembrará da explicação.

2- Aprenda, não decore: Existe uma enorme diferença entre aprender e decorar a matéria. Por exemplo: na apresentação de um seminário, se você decorou a matéria vai parecer uma estátua falando, ficará mais nervoso e qualquer chamada de atenção o assunto fugirá da sua cabeça. Se você aprendeu a matéria, ao apresentar vai dar a impressão que você está conversando com quem te ouve, praticamente uma aula e ficará mais seguro.

3- Não leve dúvidas para casa: O professor está na sala para ajudar. Ficou com dúvida? Pergunte, vá à mesa, peça mais explicação.

4- Tenha um caderno organizado: Organização é tudo na vida de uma pessoa. Tem gente que escreve um parágrafo de uma cor e outro de outra cor de caneta, não deixe seu caderno colorido igual caderno de creche. Dê destaque para determinadas palavras, datas ou termos que achar importante, mas não pinte o caderno. Temos capacidade de memória fotográfica, que ajuda muito, mas quando fica muito colorido a mente se confunde.

5- Revise em casa: A escola dá a base e você continua em casa, tem que colocar em prática aquilo que foi visto em sala de aula. Óbvio que não é preciso passar todas as horas fora da escola estudando, a menos que esteja necessitado, aí é sua obrigação. Caso contrário, reserve um tempinho para praticar o que foi visto.

6- Monte grupos de estudo: Trocar ideia e debater com outras pessoas ajuda muito. Se não quer reunir o pessoal da sala, reúna sua turma, sempre tem um mais esperto e dividir o pouco que sabe é muito bom. Porém, é bom saber separar hora da bagunça e hora de estudar.

7- Pesquise, pesquise e pesquise: Muitas vezes o que o professor passa na sala de aula não é suficiente, então eu recorria à Internet e livros. Procurava ler sobre a matéria em livros e sites diferentes, e também assistia vídeo aulas. Há canais ótimos no YouTube e que me ajudaram muito, principalmente em ciências da natureza e matemática.

8- Jamais estude para a prova em cima da hora: Nada às pressas dá certo, sem contar que não irá aprender, no máximo irá decorar algo.  Antecipe, separe os dias para determinadas matérias ou áreas.

9- Não "revise" minutos antes da hora: Tem gente que mesmo tendo estudado, ainda pega o caderno minutos antes para revisar. Nos minutos que antecedem a prova você tem que relaxar e não ficar ainda mais tenso(a).

10- Descanse: Não se mate estudando, descansar o corpo e a mente é de extrema importância para um bom desenvolvimento escolar.

11- Faça tudo isso no início das aulas: Não corra atrás do prejuízo só no final do ano, te garanto que é mais cansativo do que se dedicar no começo.



  Ei, comente ai os seus planos de estudo que ajudam!

2 comentários:

  1. Gostei do post, adoro coisas relacionadas a estudo e organização, embora, mesmo na faculdade eu ainda seja meio desorganizada, deixo muita coisa pra última hora e de certa forma é assim que eu dou certo ... acho as dicas validas, mas a maior de todas é ... ache seu próprio método :*

    www.moniitorando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada e também concordo com você. Se organizar da sua maneira também é muito válido!

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!