21 março 2015

A blogosfera de hoje

  Eu já vinha tentando escrever sobre esse tema desde janeiro, mas sempre desistia, até que fui atrás de pessoas que tivessem o ponto de vista igual ao meu e encontrei. Quem bloga ou acompanha blogs há muito tempo percebe a bagunça que a blogosfera está,  e nas falas da Bruna, do blog Chanel Fake e  da Carol, do blog Fato Feminino, eu encontrei tudo o que desejava falar e quero compartilhar com vocês.

Sobre Egoísmo e Falsa Concorrência na Blogosfera

Escrito por Bruna S. do blog Chanel Fake


"...Que a blogosfera que nós queremos ter comece pela gente - enquanto blogueiros, não desmerecendo dos blogs alheios. Pense em todo o trabalho que você tem para manter o seu blog: o tempo de pesquisa, de procura de fotos, de fotografar sua próprias, de editá-las, de escrever, de cuidar do layout, de ler e responder comentários, de manter as redes sociais atualizadas e etc e pense que seu colega provavelmente faz o mesmo - e o seu trabalho não tem mais valor que o dele. Valorize, acompanhe, link no seu próprio - não dói dizer que começou a escrever um post porque o blogueiro tal sugeriu, ou porque se inspirou no blog de tal pessoa - e comente com vontade. Comentar com vontade não é dizer "adorei, passa no meu blog" e deixar duzentos links de divulgação própria. Você não gosta de receber esse tipo de comentário, então porque os outros deveriam gostar? E comentar num post que você nem leu ou que nem é do seu interesse só pra no final deixar seu link esperando retribuição também não é bacana. Comente os posts (e os blogs) que você realmente gosta e se identifica - e deixar apenas o link do seu blog ao final do comentário já é mais que suficiente: se a pessoa gostar dele, deve encontrar suas outras redes sociais nele próprio. Faça aquilo que gostaria que fizessem pra você - assim as coisas vão pra frente, em todos os âmbitos da vida.
Quantas vezes eu vejo nesses grupos de blogueiros as pessoas idolatrando blogueiras famosas e conhecidíssimas, não como leitoras, mas como verdadeiras fãs - defendendo com unhas e dentes, absorvendo dicas sem pesquisar sobre a coerência e até imitando o estilo de se vestir ou de falar em vídeo. Essas mesmas pessoas são as que desdenham dos blogs pequenos e que, ironicamente, almejam ser reconhecidos e idolatrados também. Mas se você só dá valor ao trabalho dos grandes, como espera que as outras pessoas gostem do seu pequeno blog? Não faz sentido esse tipo de atitude, né?Sem contar que a blogosfera anda tão fútil, que as meninas hoje em dia sonham em ser blogueiras "pra ganhar presentes". Nenhuma blogueira ganha presentes, pra começo de conversa. Marcas não enviam produtos para blogueiras porque acham elas queridas e querem presenteá-las - mandam porque isso gera publicidade e faz mais pessoas consumirem esses mesmos produtos. "

A Blogosfera e o Descaso dos Blogueiros

Algumas partes do texto escrito por Bruna S. do blog Chanel Fake


"Estamos alimentando uma blogosfera cada vez mais fútil e egoísta, onde o conteúdo pouco importa diante dos números. Não é legal visitar blogs alheios e deixar comentários do tipo "amei seu blog, segue o meu?". Antes de fazer esse tipo de coisa, se pergunte se é assim que você quer que comentem no seu próprio blog. Não, né? Afinal, ninguém quer comentários vazios de pessoas que só estão interessadas em aumentar os números de seus blogs, sem se importar com o conteúdo alheio e com seus próprios leitores. Eu não visito os blogs de quem faz esse tipo de comentário. Não me dá a menor vontade de conhecer o trabalho de alguém que não tem nada para falar sobre o meu - além de um "seguindo, segue de volta?" geralmente em caps lock...
Se você quer ter mais seguidores, se quer ter mais comentários, porque não começa seguindo e comentando nos blogs que você gosta? Além de ser muito mais interessante que passar por aí oferecendo troca de seguidores, você se conecta aos blogs que realmente acompanha e gosta. Se esses blogueiros também gostarem do seu trabalho, eles vão te seguir e acompanhar o seu blog também. Isso é natural. E é assim que as coisas deviam acontecer..."

Leia os dois textos completos clicando AQUI e AQUI.


Eu quero voltar a blogosfera de antigamente

Escrito por Carol Nascimento do blog Fato Feminino


"Na boa, não quero desmerecer o trabalho de ninguém, mas infelizmente os blogs tem perdido um pouco o brilho da realidade, é muita ostentação e glamour. Infelizmente o que temos visto hoje em dia no ''mundo da blogosfera'' são meninas que cada dia tentam mais mostrar uma vida perfeita, de fotos perfeitas, de comidas perfeitas, de roupas perfeitas, sapatos perfeitos, cabelos e unhas perfeitos e bla bla bla bla.
As vezes fico até com medo quando alguma blogueira dá sua opinião sobre determinado produto, porque a coisa virou tão profissionalizada que as vezes tenho minhas dúvidas se essa tal opinião não passa apenas de propaganda e marketing. Não quero radicalizar, mas entre tantas blogueiras, com certeza sempre haverá aquelas que buscam apenas lucrar com tudo isso, que apenas estão interessadas em vender a imagem do produto.
E se por um acaso você que esta lendo esse post é uma iniciante nesse mundo virtual de blogueiras e afins, deixo aqui um conselho de amiga que também esta começando, mas que tem aprendido muita coisa nesses 2 anos de Blog. Não se iluda ao ponto de achar que para ser uma ''blogueira de sucesso'' você precisa de uma câmera super profissional, produtos importados e caros para suas resenhas, ter uma casa ou um apartamento mega lindo e com uma super mobilia, roupas e sapatos da moda e ..... caros !!! NÃO, definitivamente você não precisa de nada disso.
Se você começou um blog com o intuito de ganhar dinheiro, na minha opinião já começou errado..."

Leia o texto completo clicando AQUI.

Conclusão: Como eu falei, encontrei nas palavras delas o que eu queria dizer. Quando comecei à acompanhar blogs e blogar, em 2011, era tudo tão simples mas tão aconchegante, tão bom de passar horas e horas. Até que pausei por um tempo e retornei ano passado, encontrando o caos que é hoje. Blogueiras se desrespeitando, e cada vez menos amizades verdadeiras e pessoas dispostas a te ajudar de verdade sem visar lucro em cima disso. Meninas fazendo das tripas coração para se parecer com blogueira fulana e ostentar no blog, está perdendo a naturalidade e a simplicidade. 
  Por fim, quero parabenizar todos nós, meninas e meninos (que eu sei que tem), por está aqui por amor, por fazer do blog seu refúgio, seu passa tempo, deixando tudo fluir como deve e por não começar uma busca incansável por números, apenas números. 

  Mas eu também quero saber sua opinião, comenta ai! :) 

6 comentários:

  1. Eu achei muito legal esses textos e concordo muito com isso. Eu entrei nesse mundo há pouco tempo e já tenho percebido que tem muitas pessoas que funcionam através do: quero seguidores e não quero conhecer ninguém e isso é tão ridículo!
    Parabéns pelo blog!
    Beijos,
    www.plus-d-intensite.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, já aconteceu comigo de algumas meninas se aproximarem só para tirar proveito de algo.
      Muito obrigada!♥

      Excluir
  2. Oii Nanda, concordo plenamente com vocês, eu odeio quando comentam no post e coloca blog, page, face, twitter e lá vai... capaz até de colocar o whatsapp kkkk. Esses dias estava eu conhecendo blogs novos, dai li o post e fui ver os comentarios, aí uma menina comento, ah! muito lindo seu post e deixou o link do blog e a dona do blog que ela comentou, respondeu o comentario dela e no final da resposta colocou o link do blog dela própria e a page, e eu pensei: ann? como assim? kkkkkkk
    Enfim, amei seu post, e infelismente a blogsfera de hoje está assim mesmo :/

    Outono Solitario
    Beijooooos*---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E no dia que fiz esse post (antes de postá-lo) deixaram um "comentário" em um dos meus posts apenas com o link do blog, mais nada, só o link. Antes isso acontecia só nos grupos do face, agora aqui -.- e eu apaguei, não faço isso com ninguém e também não quero que façam comigo! Enfim... Muito obrigada por deixar sua opinião! ♥

      Excluir
  3. oi Nanda, eu ainda não sou desse universo, não sei se vc vai lembrar ate cometei em outro post seu que estava querendo fazer um blog e até amei sua sugestão de belezoteca. Comecei a montar mas ainda não publiquei. Bom saber mais um pouco como funciona esse meio. Se puder me da mais dicas ficarei grata. bjus obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, lembro de você sim, até digitei o link para ver se já tinha feito seu blog. Posso te ajudar, não só eu, como várias outras blogueiras que conheço, o bacana é você participar de grupos de interação pois também ajuda demais. Me adc no facebook para que possamos conversar melhor. E volte sempre! ♥

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!