Como crescer sua loja no instagram

07 abril 2015
  Que tal crescer sua loja no instagram? Por sua enorme popularidade, o instagram não é mais apenas um simples aplicativo para fotos, já ultrapassa a marca de 100 milhões de usuários e as marcas/lojas pequenas ou grandes estão cada vez mais investindo na divulgação de seus produtos nessa rede social.
  Tendo uma conta com 4,314 seguidores (instagram do blog) eu sei que não é tão fácil atrair um público-alvo. Porém, eu observo que algumas lojas erram feio no modo de se relacionar e se divulgar, o que acaba dando pouco ou nenhum lucro. Pensando nisso eu trouxe algumas dicas bem simples e úteis para você que deseja crescer sua loja no instagram. 


Dicas simples e úteis para crescer sua loja no instagram

Perfil da loja: Como foto de perfil, use foto de um dos produtos que tem para venda ou sua logomarca. Na biografia da loja deixe todos os dados necessários e bem detalhados. Ex: O que é vendido, contato, formas de pagamento, formas de envio, localização, etc. 


Público-alvo/Seguidores: É um pouco difícil mas não é impossível. Quando comecei o instagram do blog, fui seguindo e esperando ser seguida, até hoje faço isso e o resultado está sendo bom. Mas lembre-se, você não quer apenas seguidores, não é mesmo? Quer futuros clientes. Então interaja. 


Legenda informativa: O maior de todos os erros da loja é colocar apenas o que é o produto. Ex: Bolsa rosa disponível. Mas isso está bem óbvio, é necessário detalhar bem o produto, informando tamanho, cores, material, preço, como o cliente irá pagar, como receberá, etc. Afinal, quando vamos comprar em loja física olhamos tudo. Algumas meninas comentam pedindo informação do produto e a dona responde "Me chama no whats que te passo as informações" e sim, isso é chato e péssimo para as suas vendas. 


Interação total com as clientes: Não é chato quando vamos à uma loja e não somos bem recebidas? Assim acontece em lojas no instagram também. As meninas pedem informação sobre o produto e recebem um belo vácuo. Recebeu qualquer pergunta? Responda. Interagir com as clientes e tratá-las bem é essencial. 


Poste fotos de clientes usando seus produtos:  As suas clientes ficarão mais seguras para realizar uma compra com você se ver que outras pessoas já compraram e aprovaram.  


Realize sorteios:  Sorteios são ótimas formas de aumentar seus seguidores, divulgar seus produtos e presentear suas clientes. Sorteie algum produto da sua loja que é bem desejado, mas nada daquelas regras enormes de seguir milhares de contas, isso é muito chato. 


Parceria/Publicidade com Instablogs ou Instagrans de moda: Essa é a segunda melhor forma de crescer sua loja no instagram. Tem sua loja divulgada para outras pessoas, consequentemente atraíra um novo público e possíveis clientes. Procure contas que tenham a ver com o que você oferece e tenham um bom alcance, mas veja se são seguidores e curtidores reais, pois dá para comprar. Além disso, escolha um meio que seja bom para os dois lados, pois, você não será divulgada de graça. Algumas meninas já têm propostas prontas mas você pode oferecer a sua. Eu, por exemplo, tenho 3 tipos de pacotes de divulgação prontos e mostro quando alguém me procura.


Fotos com boa qualidade e que mostrem bem o produto: Pra vender não pode foto de qualquer jeito, não precisa ter um fotografo profissional e uma câmera de última geração, apenas escolha o ângulo certo, lugar certo e luz certa para que o produto seja visto nitidamente. Nada de fotos e montagens confusas. 


Use hashtags: As hashtags também são ótimas para alcançar público, mas quando são usadas do jeito certo. Nada de #likeforlike #segue e outras de spam. Nas hashtags descreva um pouco mais seu produto mas não encha a legenda com elas, é feio de se ver.


Deixe o perfil público: Um instagram de loja privado é o mesmo que chegar na loja física e ela está fechada. Sem contar que, se alguém gostar de um produto e querer marcar uma amiga, não adiantará nada, pois marcações e hashtags são inúteis em instagrans privados. 

Opte também pelo Google+: Opa, esse é um brinde valioso. Como eu falei em outro post, o G+ é uma ótima forma de divulgação. Tenha também um perfil onde você poderá  divulgar ainda mais sua conta do instagram e seus produtos. Fiz apenas uma divulgação nele e me apareceram 10 seguidores, isso mesmo, com a penas uma divulgação. Invista! (Onde e como divulgar meu blog - Cito as vantagens do Google+)


  Então são essas as minhas dicas, algumas delas eu usei para crescer o instagram do blog. Espero que assim como me ajudou, ajudem vocês também que desejam crescer suas lojas no instagram. Gostou? Tem dicas a mais? Pode comentar, fico feliz e agradecida pela sua participação! 


2 comentários:

  1. Adorei as dicas, são de grande valia mesmo! Vejo lojas que deixam as informações muito vagas e gera um certo incomodo. Mas, as dicas foram muito bem formuladas, parabéns!
    http://www.suyanecarvalho.com.br

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!