09 maio 2015

Cuidados: Saiba como ter unhas saudáveis!

  Esse post eu fiz a pedido de uma seguidora lá do instagram do blog {@_flordaestacao} e decidi fazer um repost aqui. Muitas meninas reclamam de unhas fracas, quebradiças e que racham com facilidade, e não sabem como resolver isso. Mas, vocês sabiam que nem todos os "cuidados" ditos e feitos em salão são corretos? A cutícula, por exemplo, é a melhor amiga e protetora das nossas unhas. Nesse post irei esclarecer algumas dúvidas, então, continue lendo!

Como ter unhas saudáveis
Fonte: Pinterest

Por que a unha de algumas pessoas crescem muito rápido, e de outras parece que nem sai do lugar? 

Cada pessoa tem uma taxa individual de crescimento das unhas, e isso não pode ser mudado. Em média as unhas ganham cerca de um oitavo de polegada por mês. Seu crescimento pode ser influenciado por hormônios (por isso unha de mulher grávida cresce muito) e temperatura (maior crescimento no verão do que no inverno).
A maioria dos especialistas concordam que não há nenhum único alimento ou comprimido que acelere o crescimento das unhas, mas o envelhecimento, infecções e má nutrição retardam esse processo. Hidratar as unhas e minimizar o uso de produtos químicos ajuda a manter as unhas saudáveis.

Por que não devo retirar a cutícula da unha? 

A cutícula é a barreira natural que protege as unhas contra fungos e bactérias, uma vez violada, a unha perde essa proteção.
Isso já foi muito falado em revistas de beleza e programas de TV, mas muitas mulheres não "respeitam" isso, pois unha sem cutícula torna-se visivelmente mais bonita. Confesso que eu não mexo na cutícula da minha unha, mesmo antes de saber disso, pois eu acho um saco retira-las. 

Por que minhas unhas descascam e quebram?

A frequente exposição à água pode ser o culpado. Quanto mais você colocar as mãos na água, mais seca as unhas se tornarão. Produtos de limpeza e alguns removedores de esmaltes também podem causar isso. Após lavar as mãos, aplique um hidratante rico em óleos, para substituir os óleos naturais perdidos na lavagem.

O que são as manchas brancas nas minhas unhas? 

Eu ouvi muito dizer que essas manchas eram porque a pessoa mentia muito (kkkk nada a ver). Na verdade essas manchas são chamadas de leuconíquia e são inofensivas. Essas manchas costumam aparecer porque em algum momento (antes delas surgirem) ocorreu alguma inflamação ou lesão na matriz da unha, que fez com que a queratinização ocorresse de forma anormal. Não existe nenhum tipo de tratamento para a leuconíquia. A única coisa que pode ser feita é esperar a unha crescer e cortar a parte que tem a mancha. 

E quando as manchas são grandes e lineares? 

Nesse caso o problema pode estar no leito da unha (debaixo) e pode indicar alguma doença. O indicado é procurar um dermatologista, principalmente se a unha começar a ficar opaca e muito clara.

  Para ter unhas grandes e saudáveis é necessário ter uma rotina básica de cuidados, que você possa realizar pelo menos uma vez na semana. É muito importante também usar hidratante para mãos a cada 8 horas. 
  Mas, como eu gosto muito de receitas caseiras, trouxe uma para vocês experimentarem. É o Banho de Óleo de amêndoas, e você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas.
  • 1 colher de chá de suco de limão.
  • 1 gota de óleo essencial de lavanda.
Aqueça o óleo de amêndoas, adicione o suco de limão e o óleo essencial de lavanda. Aguarde, quando esfriar mergulhe as unhas e deixe por 10 minutos. Em seguida, enxague com água morna e as hidrate. Para hidratar, você pode usar um creme de sua preferência ou passar óleo de coco sobre as cutículas. Faça o banho de óleo de amêndoas pelo menos 3 vezes por semana, isso ajudará a manter suas unhas fortes e livre de qualquer rachadura.
 Além disso, como todos sabem, a alimentação correta é fundamental para o bom funcionamento de todo nosso corpo, não espere obter resultados imediatos apenas cuidando da parte externa!
Então meninas, esse foi o post, espero ter ajudado. Peço que deixem sugestões do que querem ver aqui no blog, ficarei grata! <3 E a ausência de post foi porque eu estava com problemas na internet e tentando criar um novo layout (me entendam)!
Beijitos, até o próximo post!






8 comentários:

  1. Otima dica, e o poste esta muito bem escrito
    Parabens!!

    Beijs ♥
    http://blogdagraaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada moça. Faço tudo com carinho! <3
      Beijos

      Excluir
  2. Este post ajudou-me muito! As minhas unhas são bastantes fracas e assim fiquei a saber como posso mudar isso... beijinhos!
    luadajoana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber disso, bom saber que pude ajudar alguém! <3
      Obrigada por comentar, beijões! :*

      Excluir
  3. amei as dicas!
    As minhas são hiper fracas :(

    Amei o post!
    Amei o blog!
    Seguindo linda, vem nos visitar tbm!
    beijo
    Taty

    Blog: www.dojeitotms.com.br
    Canal: https://www.youtube.com/channel/UCrI_IC8FXUeImkxCDj325Tw
    Face: https://www.facebook.com/pages/Do-Jeito-TMS/1514997552088635?ref=bookmarks
    Insta: @dojeitotms

    ResponderExcluir
  4. Nandaaaa!!! Que post salvação! Nossa, caiu como uma luva pra mim, eu tava realmente precisando me familiarizar com o assunto, minhas unhas demoram muito a crescer, e quando crescem, quebram, e eu termino roendo :( Mas agora com suas dicas vou cuidar melhor dela, rs.
    Acabei de conhecer o blog e de cara já amei, rs. Ganhou uma seguidora e fiel, hein? hahaha
    Beijos, linda! Sucesso.
    www.umablogueiranordestina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria em saber disso! *--* Somos ao contrário então, minhas unhas crescem que é uma beleza. :D
      Obrigada pelo comentário, viu? É de grande incentivo para mim. Espero que continue gostando, estou me esforçando para melhora-lo mais. Beijocas ♥

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!