Dicas para blogueiras iniciantes: Como deixar o blog mais organizado

19 agosto 2015

  É incrível como a quantidade de blogs cresceu de alguns anos para cá. Antes quem era apenas leitora, se tornou também blogueira. Pensando nisso, resolvi trazer esse post de dicas para blogueiras iniciantes, sobre como deixar o blog mais organizado. Mas não será organizações de posts, ta? E sim algumas organizações simples mas que deixam o blog visivelmente mais bonito!



Retire a Navbar do blogger: Para quem não sabe, navbar é essa barrinha que aparece na parte superior de blogs criados no Blogger:


  Com a Navbar é possível fazer pesquisa, recomendar o blog que você está vendo no Google+, compartilhar o blog com o twitter, e-mail, facebook, denunciar abuso e encontrar novos blogs. Porém, hoje ela já não é muito usada (eu nunca usei) e, para mim, ela "mata" o blog, digamos assim, e principalmente o teu cabeçalho. É bem simples retirá-la do seu blog!

Vá no seu painel do blogger - clique em "Layout" - clique em "editar" no gadget "navbar" - selecione a opção "Desativado" > salve. 


Separe as postagens: Separar as postagens deixa mais organizado pois, é como se fosse o pular de linha quando estamos escrevendo, entende? Facilita para o leitor saber quando um post acabou e onde se inicia outro. Para separar um post do outro também é bem simples!

Vá em "Modelo" e clique em "Editar Html". Dê um clique dentro dos códigos e aperte CTRL+F. Na barrinha de pesquisa que vai aparecer, procure por:
.main-inner .column-center-outer {
Quem nunca mexeu nessa parte, vai aparecer assim:
.main-inner .column-center-outer {
background: $(post.background.color) $(post.background.url) repeat scroll top left;
_background-image: none;
}
Substitua todo o código acima por:
.post-outer {
margin: 3px 8px 15px;
background:#fff;
padding: 5px 5px;
box-shadow: 1px 4px 19px 2px #DCDCDC;
padding: 5px;
border-radius: 50px;
}
Entenda o código:

margin: 3px 8px 15px; - Espaço entre um post e outro, melhor não mexer.
background:#fff; - Cor de fundo do post.
padding: 5px 5px; - Distância entre texto e imagens da margem do post.
box-shadow: 1px 4px 19px 2px #DCDCDC; - Sombra ao redor.
border-radius: 50px - Borda redonda (pode apagar essa linha se não gostar.)


Tenha sua forma padrão de escrever um post: Para blogar não existe nenhuma regra, escrevemos da forma que queremos e pronto! Porém, observe se em todos os posts você está seguindo a sua regra de escrita: como inicia um post, se usa parágrafos, negrito, sublinhado, riscado, a forma de alinhar as imagens e etc. Hoje, meu jeito padrão de escrever é: alinhar o post à esquerda e dá dois cliques de espaço para iniciar o post; primeiro escrevo um parágrafo e em seguida coloco uma imagem; uso as imagens em tamanho original ou muito grande. Mas nem sempre foi assim, era tudo bagunçado e confuso!
Para que isso? Para que todos os seus posts sigam o mesmo padrão, fiquem todos do seu jeitinho e, consequentemente, seu blog fica mais organizado!

Deixe as imagens do post grande: Sabe quando uma imagem segue toda a proporção da área de post? Ou é um pouco maior? Então, no meu primeiro blog eu não sabia como fazer isso, achava que minhas fotos que eram pequenas demais. Porém, isso pode ser feito no html do blog (um pouco mais complicado) ou quando você está fazendo o post.
Dê um clique na imagem com o mouse e vai aparecer essa barrinha em azul:


Nela aparecerá as opções: pequeno, médio, grande, muito grande e tamanho original. Você que escolhe quais das opções deseja, normalmente eu uso "Tamanho original" mas, quando minha imagem é muito grande e fica passando da área de post, eu uso a opção "Muito grande".
Para que isso? Quando a imagem aparece mais no post ela chama mais a atenção, deixando o post mais agradável, organizado e permitindo que o leitor a visualize melhor. 

Organize seus marcadores: Não sei vocês, mas no início eu criava cada marcador sem noção kkkk, hoje nem os uso mais. Os marcadores são de extrema importância no blog pois, quando usados de maneira correta, facilita a navegação do leitor. No final desse post você verá o marcador "Blog" e ao clicar nele, será redirecionado para o endereço http://simplesbella.blogspot.com.br/search/label/Blog onde verá todos os posts que já publiquei sobre esse tema. Viu? É uma forma simples de você ler todas as minhas dicas para blogs!
Tome cuidado para não escolher um marcador genérico demais, ou seja, que servirá para todo tipo de post, e um marcador especifico demais, ou seja, que só servirá para um post.
Ex: Uma unica vez fiz um post sobre um hidratante corporal da Mboah Cosméticos, se naquele post eu tivesse usado o marcador "Mboah Cosméticos" seria ruim, pois só teria aquele post com aquele marcador.
 Você fala muito sobre batom? Use o marcador "Batom" e não o nome da marca!

Não use o Favicon padrão do blogger: Ao olhar para o nome do endereço do meu blog "Simples Bella", verá uma flor, isso é o favicon. Ele não está relacionado a organização, mas sim a estética, entende? Deixa o blog mais seu, mais a sua cara! Para retirar o favicon padrão do blogger é bem simples:

Vá em layout - No gadget "Favicon" clique em "Editar" - Adcione a imagem que deseja usar e salve. 

Lembrando que não é todo tipo de imagem que pode ser usada no Favicon, ela deve ser quadrada e ter menos de 100KB. Nese blog você encontra vários modelos prontos para usar: Chuva de Glitter

  Por hoje essas as são dicas, e lembrando: nada é regra, deixe seu blog do jeito que mais te agrada. No começo a gente se perde mesmo, mas com o tempo vamos nos organizando naturalmente! 

Gostou? Não esquece de comentar e seguir o blog. Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários!   Beijo 

11 comentários:

  1. Amei suas dicas Nanda, tem algumas coisas que preciso rever rsrsrsrs, seus posts para ajudar blogueiras são incríveis, obrigada!!!Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito de dividir o que sei, e assim, poder ajudar outras pessoas. Fico feliz que tenha gostado! :D
      Beijo ♥

      Excluir
  2. Adorei e já tirei o navbar do meu blog! <3
    Luci
    www.ligadosesmaltes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora seu layout vai ficar mais vivo! rs
      Que bom que gostou. Beijo ♥

      Excluir
  3. Muito legais suas dicas!
    Amei!
    http://www.estilo-de-ser.com/ e http://www.estilo-de-ser.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, flor. Muito boa essas dicas, nós blogueiras temos mesmo que ter essa preocupação com quem vai ler o conteúdo que colocamos no nosso blog. Amei! E ah, se não se importa, te indiquei numa Tag muito legal lá no blog depois passa lá.
    Beijos,
    queenlanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Quanto mais agradável o blog está, melhor será a interação do leitor.
      Obrigada pela indicação, irei dar uma olhada! :D
      Beijo ♥

      Excluir
  5. Adorei suas dicas! Com certeza o melhor blog sobre dicas de blog!Irei curtir e indicar!
    Por favor, só me ajuda com mais uma coisa? Não estou conseguindo salvar os Favicons.
    Depois posso te mandar o link do meu blog para você ver?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mandar o link do blog sim, pode ser por aqui ou por email. No que eu puder, te ajudo!
      Fico muito feliz que tenha gostado do blog ♥ Beijos

      Excluir
  6. Estou criando meu blog e seus posts têm me ajudado muito.obrigada por compartilhar seus conhecimentos.bjs

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!