22 agosto 2015

Parceria, afiliados ou anunciantes? Saiba a diferença entre eles!

 
  Oi meninas, o post de hoje é mais um de ajuda para blogueiras! Você sabe a diferença entre parceria, afiliados e anunciantes? Muita gente confunde o significado de cada um, então, resolvi fazer esse post para falar a diferença entre eles.




  Vejo muito em vários blogs "Nova parceria do blog", "Primeira parceria do blog" e muitas vezes essas falas estão erradas. Para entender melhor, vamos primeiro ao significado real da palavra PARCERIA: arranjo em que duas ou mais partes se unem e estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses comuns. 
Ou seja, a parceria acontece quando você e uma loja/marca/empresa fecham um "acordo", onde ambas as partes são beneficiadas e crescem juntas. Normalmente as blogueiras ganham produtos para fazer resenhas, realização de sorteios e presentes extras, enquanto a loja/marca/empresa é divulgada no blog, canal no youtube e demais redes. A loja parceira, muitas vezes, também divulga o trabalho da blogueira em suas redes sociais e pode até usar suas fotos para a divulgação de determinado produto. Numa parceria sempre tem muita conversa, pois as duas partes estão responsabilizadas e "devem" satisfação uma a outra. Como assim? A loja deve dar as informações pedidas pela blogueira sobre determinado produto, informar quando os produtos serão enviados, códigos de rastreio e etc. Ao mesmo tempo a blogueira também tem sua responsabilidade de informar à parceria quando os produtos chegarem, quanto tempo levará para um post/vídeo ir ao ar, informar problemas que possam acontecer e atrasar a divulgação, etc. Entendeu? Ambas as partes trabalham juntas e crescem juntas! 


  Muitas pessoas confundem "parceria" com "afiliação", e ambos são bem diferentes. Nos programas de afiliados ou afiliação, você recebe aqueles códigos de descontos e ganha uma comissão ou reverte em produtos quando alguém realiza uma compra e utiliza seu código de desconto. Alguns programas de afiliação invés de dar um código de desconto, oferecem um link, e a cada compra feita através do seu link de afiliado você também ganha comissão. 
  Há um tempinho eu estava em dois programas de afiliação, nos dois usavam código de desconto e em 5 meses eu não ganhei nada, mesmo com muita divulgação. Meu conselho para quem deseja usar programas de afiliados e ganhar um dinheiro extra é: queira apenas um ou dois programas de afiliados, e que seja de produtos simples de vender, pois vendas pela internet ainda são muito difíceis (algumas pessoas têm medo) você pode perder tempo demais divulgando e ter pouco ou nenhum lucro. Hoje, dou preferência à programas que oferecem um painel de controle, pois assim eu posso visualizar e saber se minhas divulgações estão dando certo.


  Cada espaço do seu blog vale dinheiro. Já viram os outdoors nas ruas? Para aquele outdoor está ali o dono do espaço ganhou dinheiro, o mesmo vale para o seu blog, o outdoor é o banner e seu blog é o espaço! Os banners dos anunciantes podem ficar na sidebar ou no topo (perto do cabeçalho) e o preço varia de acordo com o tamanho do banner e onde ele será posicionado. Os banners mais caros são os que ficam perto do cabeçalho, pois será o mais visualizado, já que ao chegar no seu blog o visitante o verá primeiro. Algumas blogueiras já têm preços prontos de banners e quanto tempo aquele banner permanecerá em seu blog.
 Jamais aceite um produto em troca de banner, pois você sairá perdendo, e muito. Pensa comigo: você recebe um produto e em troca a empresa deixa o banner em seu blog por quanto tempo ela quiser, por mais que você adore o produto ele não suprirá seus investimentos no blog, e no lugar daquele banner poderia estar um anunciante que pague em dinheiro e mensalmente. Como eu disse no início, cada espaço do seu blog vale dinheiro!

  Ficou claro a diferença entre parceria, afiliados e anunciantes? A única coisa que eles têm em comum é que ambos geram lucro para as duas partes, claro, se souberem negociar. Espero que o post tenha ajudado, e qualquer dúvida ou sugestão de posts é só deixar nos comentários, ta?

Não esquece de seguir o blog ali do ladinho pra não perder nenhuma novidade, e de nos seguir no instagram: @simplesbellablog. Beijos 

14 comentários:

  1. Adorei seu post me esclareceu e muito!
    Bjokas e parabéns vou fazer as devidas correções...kkkkkk

    www.allanegabrielle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conseguiu entender. rs
      Obrigada ♥ Beijo ♥

      Excluir
  2. Adorei o post, também tinha algumas dúvidas e você conseguiu esclarecer! Você sabe me dizer como/por onde as empresas procuram blogs para fazerem parcerias ou anunciar?

    Beijinhoos :**

    http://diariofemininno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui esclarecer! :)
      Olha, as que me procuraram me encontraram através do Instagram, enviaram e-mail ou entraram em contato pelo instagram mesmo!
      Beijo ♥

      Excluir
  3. Amei seu post... me ajudou muito beijinhos =]

    ResponderExcluir
  4. Nanda seu post ajudou muito, eu não sabia a diferença entre parceria e afiliado, muito bom, já estou usando algumas das suas dicas rsrsrsrsrs Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou e que está seguindo as dicas. rs
      Beijo ♥

      Excluir
  5. Adorei as dicas, são super interessantes e úteis.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post, adorei as dicas! <3

    Um beijo,
    www.blogiranamaciel.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post Nanda! Muito bom para esclarecer todas as dúvidas!

    Beijinhos :)
    Bru Santos ♥
    www.queseame.com

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!