29 setembro 2015

Como usar propriedades de imagem e palavras-chave em suas postagens

  Você sabe usar as propriedades de imagem e as palavras-chave corretamente em suas postagens? Se sua resposta for não, saiba que está deixando suas imagens e posts bem longe de aparecerem nas primeiras posições de buscas do Google. "Mas como assim, Nanda?" Calma, vou ser mais clara. Depois de ter leitores fiéis, não há satisfação maior para um(a) blogueiro(a) do que ver suas postagens nas primeiras páginas de pesquisas do Google, e para isso acontecer não é necessário coisa do outro mundo não, viu? Continue lendo que eu te conto, vai ser grande mas vale a pena!

Propriedades de imagem e palavras-chave


  Para o post que você fez com muita dedicação aparecer nos sites de buscas, é necessário o SEO (Search Engine Optimization), soa um pouco estranho, né? Calma. SEO é um método que os sites de pesquisas usam para encontrar os sites com palavras/frases procuradas pelas pessoas.
Quando você abre o tio Google, digita "Receita de bolo de cenoura"  e aparece inúmeros sites com a bendita receita, foi usado o SEO, pois, nesses sites há a presença dessas palavras-chave (ou frase). Ficou mais fácil agora? Então vamos prosseguir...

  Há plugins para usuários do Wordpress que facilitam na implementação do SEO. Para nós, usuários do Blogger, os pluggins não existem, mas podemos usar outros métodos bem simples para sermos encontrados nos sites de busca. Dois desses métodos são as propriedades de imagem e uso das palavras-chave, que eu vou te ensinar usá-los agora!

Usando as propriedades de imagens:


1- Quando você faz alguma foto para o blog, você a renomeia? Se sua resposta for não novamente, mude isso já. Algumas câmeras ou celulares renomeiam as fotos automaticamente, por exemplo: "DSC04930.jpg". Quando suas fotos forem para o blog, elas devem está renomeadas de forma especifica que a descreve, se seu post é sobre o esmalte degradê da Bruna Marquezine, a renomeie assim. Entendeu?

2- Após a imagem renomeada corretamente, é hora de colocá-la no post, certo? Vamos lá... quando a imagem já está anexada ao post, dê um clique sobre ela com o mouse, aparecerá a seguinte barrinha abaixo da imagem: 

Propriedades de imagem e palavras-chave

Onde está escrito "Propriedades", dê um clique também e aparecerá a seguinte janela:

Propriedades de imagem e palavras-chave

É nessa janelinha que está todo o segredo, e você DEVE usá-la em todos os posts que tiver imagem. "Mas, o que escrever nessa janela, Nanda?"

Texto do título: essa parte não é tão importante para o SEO, porém, não a deixe em branco. Sabe quando você passa o mouse em cima da imagem e aparece um nome? Então, é o texto do título. A imagem que eu usei como exemplo é do post sobre a Máscara para cílios Extra Volume da Max Love, em "Texto do título" eu poderia ter colocado apenas "Máscara para cílios", mas, preferi colocar o título da postagem. Se você for ler o post e passar o mouse em cima das fotos, verá! 

Texto alternativo: o texto alternativo é o mais importante para o SEO, pois ele é utilizado no mecanismo de buscas ,e quando usado corretamente, a sua imagem aparecerá nas pesquisas. Portanto, nessa parte você deve descrever, em poucas palavras, sobre o que se trata a imagem.
Ainda usando a imagem da máscara como exemplo, observe que eu a descrevi como "Máscara para cílios da Max Love". Descrição correta, né?

Espero que essa parte sobre as propriedades de imagem tenha ficado clara para vocês. E se você não as usa corretamente ou simplesmente não as usam, bora mudar isso, ta?

  Agora irei explicar sobre o uso de palavras-chave, outro método importantíssimo para a implementação do SEO em seu blog. Você já deve ter notado que nesse post há várias palavras e frases repetidas em negrito (no caso, em rosa), e se você já leu outros posts meus deve ter percebido que neles também ocorre isso. Essas palavras/frases negritadas são as palavras-chaves, palavras que descrevem claramente sobre o que se trata o artigo que estou escrevendo, é através delas que meu post aparecerá nas pesquisas, caso alguém as digite no tio Google (o mesmo ocorre com o bolo de cenoura que citei no começo do post).
  Sempre que você escrever um post, ele DEVE ter palavras-chave, elas devem ser repetidas algumas vezes ao longo do post e precisam estar em destaque, em negrito ou ítalico. Mas, nada de ficar as repetindo demais, ta? Escreva da forma mais natural possível! "Mas, como usar palavras-chave corretamente?" É simples, se você está escrevendo sobre um batom de tal cor de marca fulana, imagine como você digitaria no Google para encontrar um post sobre esse batom. Ainda está difícil? Calma, vou simplificar! Ainda usando o post da Máscara de cílios Extra Volume da Max Love, eu julguei que se alguém fosse procurar resenhas sobre ela, utilizaria a seguinte frase: Máscara para cílios extra volume da Max Love.

"Máscara para cílios": o produto.
"extra volume": efeito prometido.
"Max Love": a marca da máscara.

 Assim, utilizei essa frase e as palavras como palavras-chave, as acrescentei no título do post, na url do post, no texto do post e no texto alternativo da propriedades de imagem, sendo assim, se alguém digitar esses termos no google, meu post e imagens aparecerá. Veja:

Propriedades de imagem e palavras-chave
Primeira página do Google


  Viu como o uso das propriedades de imagem e palavras-chave é importante para o seu blog? Use já! Você deve ter visto também que na pesquisa apareceu meu perfil no G+, isso acontece porque eu compartilhei o post lá, e os posts do G+ são encontrados nas pesquisas do Google , já que são indexadas pelo próprio. Não usa o seu perfil no G+? Mude isso agora também, leia mais clicando AQUI
  Relembrando, as palavras chaves devem está presentes no TÍTULO DO POST, NO TEXTO DO POST, nas propriedades de imagem em TEXTO ALTERNATIVO e na URL DO POST. Portanto, você precisa saber criar um título atrativo e correto para o seu post, de forma que já diga de cara sobre o que você irá tratar. Porém, se você está começando agora e não tem muito jeito com palavras-chave e criação de títulos para posts, tem um site que pode te ajudar muito, o Ferramenta SEO Blog. Ele auxilia em como melhorar o SEO do seu post e é super fácil de usar:

Palavra chave em foco: palavra ou frase chave que descreve seu post, ex: Batom Vermelho da Avon.
Título do artigo: título do seu post, nele deve ter a palavra chave, ex: Resenha do Batom Vermelho da Avon.
Site/Blog que o artigo será publicado: aqui é a url (endereço) da sua postagem, ex: www.seublog.blogspot.com/resenha-batom-vermelho-da-avon.html
Meta-descrição: é aquele texto curto que aparece abaixo do link quando pesquisamos sobre algo. Ainda não uso meta-descrição, pois não entendo muito bem.

E depois tem um campo para você criar seu post, adicionando as imagens, links e palavras-chave. Você pode escrever lá ou simplesmente escrever no blogger mesmo, depois copiar, colar lá, clicar OK e o site avalia sua postagem. Fiz uma avaliação de um post meu, o da Máscara Capilar Queratina com Tutano, da Podpdrat Nutri, veja abaixo: 

Propriedades de imagem e palavras-chave

Propriedades de imagem e palavras-chave

  Os quadrados vermelhos são as coisas que eu devo acrescentar. Os quadrados amarelos são as coisas que estão boas, mas podem ser melhoradas. E os quadrados verdes são as coisas que estão ótimas. Na avaliação ele diz que minhas chances são boas de aparecer nas primeiras posições do Google, e isso realmente acontece. Ao digitar as palavras-chave do meu post no Google, o post aparece:

Propriedades de imagem e palavras-chave
Primeira página do Google

  Experimentem a ferramenta e tentem seguir as dicas que eu dei nesse post, verá como as suas visitas através do Google irão ter um aumento significativo. Parece ser um pouco chato ter que fazer tudo isso, e quer saber? No começo é mesmo, eu sempre esquecia! Mas, depois que você acostuma, sai tudo naturalmente e você cria um post recheado. Eu não entendo metade da metade sobre SEO, o que eu falei aqui é o básico e o que eu aprendi nesse tempo, espero que possa ajudar vocês. 

Gostou do post? Foi útil? Não esquece de comentar, afinal, você não leu esse post enorme para no final só fechar a página, né? Não desmereça sua preciosa leitura nem a humilde blogueira aqui! :D 
Não esqueça também de seguir o blog. Se restou alguma dúvida ou queira dar alguma sugestão, é só comentar também. Quer mais dicas? Clique no marcador "Blog" que você terá uma página inteira. 

42 comentários:

  1. Amore, eu não sabia disso!! Cara, mudou minha vida!! kkkk Obg pela dica!
    Beijo <3
    letradosanjosblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post ajudou! kkkk Obrigada pelo comentário.
      Beijo ♥

      Excluir
  2. Oi Nanda
    Ja uso essas dicas la no meu bloguinho, mas adorei a forma como voce explicou.
    Este site da ferrmenta Seo, me ajudou e ainda me ajuda muito
    obrigada pela visita la no meu cantinho
    beijos

    www.flocosdemenina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele também me auxiliou bastante no começo, hoje já larguei um pouco o bichinho, mas o guardo no coração! rs ♥
      Obrigada pelo comentário, Elisabete. Volte sempre, viu? Beijos ♥

      Excluir
  3. Mar gente, como assim eu nao sabia dissooooo!?
    Que loucura, já abri o painel do blogger aqui pra editar todos os meus posts e mudar isso já! Desconhecia esse SEO, e seu post já está guardadinho no meu coração kkk qualquer duvida eu volto aqui *-*
    Arrasou no post, um beijão!

    www.taticarvil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Que bom que ajudou e qualquer coisa pode voltar mesmo, o que eu puder ajudar, ajudarei! ♥
      Beijo ♥

      Excluir
  4. Nanda você está sempre arrasando e me ajudando muuuitooooo rsrsrsrs, nossa eu já tinha lido sobre o seo em vários lugares e ainda não tinha entendido muito bem o que eu tinha que fazer na pratica, mais o seu post está maravilhoso, muito bem explicado, muito obrigada por dividir seu conhecimento com todas nós, você é incrível, Beijos e obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que consegui deixar claro nesse post enorme! rs
      Ajudar nunca é demais, só crescemos se ajudarmos umas as outras! ♥
      Beijo

      Excluir
  5. Não sabia da primeira dica, foi muito útil esse post para mim, a segunda que é as palavras-chaves eu sabia porém nunca havia aplicado no blog , mas vou começar a fazer essas duas dicas. Adorei o post!

    Beijos.

    http://garota-na-area.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verá como as palavras-chave fazem diferença. Muito obrigada pelo comentário, volte sempre! ♥
      Beijo

      Excluir
  6. Caramba Nanda quanta dica legal, pra variar não sabia (e nao estava fazendo) nada disso rsrsrs vou começar a mudar isso hoje, nao entendia pq minhas coisas nao apareciam, ou quanto tempo ainda levariam pra aparecer no busca do google rs ameiii!!!!
    Post excelente!!! Bjao lindona :*
    http://festadasunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário! ♥-♥
      Verá que conforme for fazendo o uso certinho das palavras-chave e das propriedades, seus posts irão começar a aparecer!
      Beijo ♥

      Excluir
  7. PARABÉNS Nanda! amei seu blog, foi muito útil pra mim que estou começando agora! Beijooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que felicidade em ler isso! ♥-♥
      Seja muito bem-vinda. Beijos ♥

      Excluir
  8. Oi Nanda, a Priscilla Diniz me indicou para seguir o seu Blog e ler especificamente esta postagem. Eu li, e já coloquei em prática. Confesso que não entendo muito bem, mas segui os passos que você ensinou. No dia que fiz e publiquei não aparecia na pesquisa; achei que tinha feito algo errado e até duvidei que iria funcionar para mim, porque apesar de meu Blog estar on-line desde 2011, faz uns 3 meses só que o tornei público de fato. Mas no outro dia da publicação, no caso, hoje, já consigo ver os resultados e me senti na obrigação de voltar aqui para lhe agradecer pelas dicas e por compartilhar o que aprendeu com as menos experientes no ramo. Muito obrigada Nanda! Deus a abençoe pelo bem que passa às pessoas. Continue assim, porque você vai longe! Muito obrigada mesmo! Abraço.
    Blog Sempre Simples: www.marilisilva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que felicidade em saber dessa indicação e fico mais feliz ainda por ter seguido as dicas! ♥-♥
      Não se preocupe quando fizer o uso das propriedades e das palavras-chave e não ver os resultados de imediato, leva um tempo para a posição do blog melhorar nas pesquisas, pois a taxa de rejeição também influencia.
      Eu gosto de sempre que posso ajudar, e são pessoas como você que me motivam a fazer isso. Eu que te agradeço pelo belo comentário e por ter vindo até aqui contar sua experiência.
      Volte sempre que quiser ♥ Abraço! ♥

      Excluir
  9. Nossa, amei! Vou tentar fazer. Amei seu blog também, como estou recomeçando agora ele vai me ajudar muito, beijos ❤ http://andreiavalle.blogspot.com.br/ (amei os layout free também ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz ❤ Minha intenção é sempre ajudar. Seja bem-vinda! ❤

      Excluir
  10. vou fazer isso agora Nanda, gostei das dicas.

    beijinhos
    http://falaseriorah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda muito, viu? Vale a pena o pequeno trabalho! ♥

      Excluir
  11. Post de utilidade pública. Anotei e vou usar tudo. Muito obrigada querida. Bjos

    www.blogdalanne.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Nanda.
    Tenho uma dúvida, você sabe algo sobre a url da postagem?
    Por exemplo: a url hoje é: www.meusite.com/resenha-de-batom
    e amanhã mudo o título da postagem e a url continua com o mesmo nome, tem como mudar a url?
    lá no site que você sita, FERRAMENTA SEO BLOG, diz que se fizer uma mudança no nome da URL tem que fazer redirecionamento 301, já li sobre isso mas só vi para url de dominio, e não para uma publicação específica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse assunto de redirecionamento 301 também está me pegando, há dias tento estudar sobre ele, justamente para resolver um problema do meu blog e também não consigo encontrar nada! :/ Por agora eu não sei te falar nada sobre ele, mas irei continuar pesquisando, se encontrar algo te aviso ou faço um post aqui! ♥

      Excluir
  13. Naaanda do céééééu eu não sabia N.A.D.A sobre isso! kkkkkk
    Jurava que as seu post aparecia nas pesquisas atraves das Tags que você usava... E olha que tenho meu blog há quase 4 anos :o

    Cara, palmas e palmas para esse teu post, sério mesmo, me ajudou demaaaais e apartir de agora vou aplicar sempre no meu blog.

    OBRIGADA!

    www.oablogueira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo eu pensava que qualquer post aparecia nas pesquisas, e achava estranho porque os meus não apareciam kkkkk mexer com blogs exige tantos conhecimentos nossos que muitas vezes algumas coisas acabam escapando.
      Fico muito feliz que meu post tenha te ajudado. ♥
      Volte sempre. Beijos ♥

      Excluir
  14. Nossaaaa! Simplesmente amei. Você não imagina o quanto me ajudou. Eu já imaginava que repetir palavras ajudava, mas percebi lendo um texto que tinha muitas palavras repetidas aí achei estranho.
    As outras dicas eu nem imaginava, principalmente das imagens. A muito tempo tentei achar algum post que me ajudasse, mas não conseguia entender nada.
    Muito obrigada!
    Beijos e sucesso.

    www.chamandochuva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que consegui explicar certinho e que pude te ajudar. ♥ Volte sempre, sempre terá mais dicas.
      Eu que te agradeço pela visita e comentário. Sucesso pra nós. Beijos ♥

      Excluir
  15. Adorei o post.
    Me ajudou bastante, ainda mais que estou começando agora.
    Olhando todas as suas dicas aqui.
    Beijos

    bloglorraynesouza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Amei sei post, eu não faço nada disso, e a partir de amanhã vou revisar meus posts e mudar muita coisa. Obrigada
    Bjos
    www.queestiloeuvou.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei eu nao sabia e agora vou usar suas dicas obrigada flor Sucesso

    ResponderExcluir
  18. Ola adorei as dicas, tenho um blog a pouco tempo e estou nessa fase de querer otimizar tudo para as pessoas descobrirem meu blog. Suas dicas estão sendo válidas e ajudando bastante. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Deixo meu blog para você visitar:
    www.alessandradiniz.com

    ResponderExcluir
  19. Sem muito o que dizer! Só agradecer!
    hahah
    :*

    ResponderExcluir
  20. Nanda, sou bem leiga no assunto. Pelo que entendi é só deixar algumas palavras chaves no artigo em negrito?
    Obrigada pelas dicas, estão me ajudando demais!!!

    ResponderExcluir
  21. Nanda, você salvou minha vida! haha eu estou aprendendo há pouco tempo sobre essa questão de SEO, tenho o blog a quase 4 meses, então é tudo muito novo pra mim. Sempre leio sobre colocar palavras-chaves mas nunca entendi como fazer isso na prática. E você explicou perfeitamente. Muuuiiito obrigada mesmo!
    Eu não sabia que era o negrito que dizia que aquela palavra era chave, eu uso o negrito pra destacar frases inteiras! *O* hahaha Ai vou melhorar isso agora. Outra coisa, talvez você já aprendeu isso, mas a meta descrição é aquele campo na hora de editar a postagem, do lado direito, onde a gente coloca os marcadores, e tals. Ta escrito "descrição de pesquisa" ali que a gente colocar a meta descrição. Beijos linda, parabéns pelo blog! Já estou seguindo!

    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
  22. Nandaa, quanta dica boa <3 Amei e já vou começar a usar no meu blog, muito obrigada :)
    querosermiranda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Nossa, esse post abriu minha visão! Me batia "a toa". Vou tentar aplicar tudo isso no meu blog também! :)

    Infinitos obrigadas! rs
    bjo
    https://aninhamorando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Nunca entendi como usar essas "propriedades de imagem", seu post ficou super completo e me ajudou muito! Obrigada! <3
    Também adorei a indicação do SEO Blog, já vou usar *--*

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  25. Caramba Bella, esses seus posts sobre seo estão me ajudando muito! To aqui devorando todos eles. E o melhor desse post aqui foi que eu ainda não conhecia essa ferramenta SEO blog e já estou aqui amando ele e arrumando todos os meus posts.


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  26. Vou seguir todas as dicas... muito obrigada

    ResponderExcluir
  27. Cada vez que entro em teu blog saiu satisfeita, pois sempre aprendo algo novo.
    Parabéns por ser clara e específica em como nos ensina.
    Iniciantes na blogosfera como eu, não se sente perdido quando chega aqui.
    Obrigada pela dicas, continua assim que você conquistará o sucesso merecido.

    Bjs Nanda!!

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!