24 novembro 2015

Como escrever um bom post

   Existe fórmula mágica para escrever um bom post? Não, não existe. Afinal, o que pode ser bom para mim, pode não ser tão bom assim para você, e vice-versa! Blogar não é vestibular, não existe regras na hora de produzir, porém, há caminhos que você pode seguir e que podem enriquecer sua postagem e consequentemente seu blog. Bora ver quais são eles?

Como escrever um bom post
Foto/Reprodução: Pinterest


1- Domine o assunto!

Ninguém sai por ai falando do que não sabe, né? Pelo menos não deveria. rs 
Assim é como escrever para um blog, seja lá sobre o que você for escrever, precisa ter  a total certeza do que está abordando, portanto, pesquise bastante antes. Para fazer uma prova a gente precisa estudar antes, né? Assim funciona com um post: DOMINE O ASSUNTO

2- Evite os erros de português!

Não, você não precisa ser um mestre na Língua Portuguesa (eu também não sou), porém, você não pode sair por ai assassinando o nosso português. Saber diferenciar "mas" de "mais" e conjugar os verbos corretamente é o mínimo, além disso, contribui também para que o seu leitor entenda o que você está tentando dizer. Ficou na dúvida sobre alguma palavra? Siga a dica número 1: pesquise

3- Nada de fontes diferentes, coloridas e/ou de diversos tamanhos!

Pense em quem te lê, não use fontes extremamente pequenas, pois dificulta a leitura, ou grandes demais (não fica bonito), tenha um padrão que seja bom para todos. Também evite fontes impossíveis de ler, e nada de ficar enfeitando o meio do post com palavras coloridas, tipo verde e amarelo, isso incomoda bastante, fora que mal dá para entender. 

4- Dê um padrão a sua forma de escrever!

Esse padrão que eu falo é a forma como você alinha todos os seus posts. Eu, por exemplo, tenho o meu padrão de escrever, meus posts são sempre alinhados à esquerda, mas, há quem prefira um texto justificado, vai do gosto de cada um. Quando seus posts não seguem os mesmos padrões, dá a impressão de algo desarrumado. 

5- Não escreva demais, nem de menos!

Nada de parágrafos muito longos. Vai escrever demais? Separe os parágrafos e dê espaço para o seu querido leitor respirar. Também não escreva de menos, poucas linhas às vezes não são suficientes para entender, e no final pode ficar aquelas interrogações (????? o que ela quis dizer????). 

6- Use imagens!

Aaah, as imagens! Elas não servem só para "enfeitar" o post, um texto com imagem é mais agradável de ler, além disso, as imagens ajudam o leitor a entender melhor sobre o que você está abordando. Aliás, você sabia que quando as propriedades de imagens são usadas corretamente, as chances do seu post aparecer no Google aumentam? NÃO? Então leia o post que eu fiz falando sobre esse assunto:


7- Publique e vai chover visualizações! (sqn)

Você escreveu um post com todo amor e dedicação, da forma mais agradável possível para o seu leitor e PUFF, não rendeu visualizações e muito menos comentários. Ai você se desespera e sai jogando link em tudo que é lugar, fazendo spam no post das coleguinhas... que feio, hein?!
Você soube escrever, saiba também divulgar sem ser chata ou perder a dignidade! Aqui no blog o que não falta é dica para divulgações, viu? Se quiser, dê uma lida nos seguintes posts:






Aah, e eu já ia esquecendo, jamais esqueça da relação entre quem escreve e quem lê, seja comunicativa com seu leitor. Não force e não deixe de lado sua forma de cumprimentar  suas leitoras, antes de tudo, seja você!

Não esqueça de deixar sua opinião e acrescentar algo a mais (se quiser), viu? Vou gostar muito!
INSTAGRAM: @simplesbellablog

15 comentários:

  1. Gostei das dicas foram ótimas.

    Beijinhos
    Falaseriorah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei♥ Faz um post de como colocar slids no blog, estilo do seu ♥


    http://nossaquecharmosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou providenciando esse tutorial, ta? Assim que eu me organizar ele sai.
      Fico feliz que está gostando! ♥

      Excluir
  3. Arrasou nas dicas, muito bem!
    Sucesso...Um grande beijo!!

    www.falaguriablog.com.br   |    FanPage   |   @Falaguriablog 

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, você arrasou! Nada dá mais raiva do spam seja no blog ou nos grupos do face ou até inbox.
    Hurricane Stars

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, eu não suporto esses spans, e tem gente que insiste demais!

      Excluir
  5. Amei suas dicas Nanda, sempre arrasando.
    Você tem toda razão, precisamos ficar de olho sempre, principalmente para não escrever errado, Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mais dá agonia do que um post mal escrito, né? rs
      Obrigada, Pri. ♥ Beijos

      Excluir
  6. Eu concordo com o que você escreveu. Mas você não tem apenas mostrar que sabe o que está falando, você tem que falar sobre algo que goste. Logicamente dependendo do assunto exige um pouco mais de pesquisa. E as imagens acho que quando o post é muito grande, ele serve pra dar uma quebrada e da um tempo pra respirar em meio a tanta informação.
    Palavras coloridas no meio do texto acho ruim quando em excesso e com cores ruim de ler. As vezes é realmente necessário destacar alguma palavra.
    E por fim a relação com o leitor eu não acho que seja simplesmente, como já vi em alguns blogs, "E ai galera? Tudo bem com vocês?" e sim responder aos comentários. Se o leitor dedicou parte do tempo para comentar a um dos seus posts você tem que dar o devido valor a ele afinal, nós blogueiros só existimos por causa deles.
    Se der visita o meu blog e se possível segue também.
    http://animeseriesforall.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi !!! Também sou do ES e estou admirada com teu blog , sério !!! Leio , e já clico em outros , como assim Nanda ?! Que vício é esse ?! Hahaha Amei as dicas e o post , vocês escreve maravilhosamente bem . Parabéns !!!

    Beijos !!!

    http://extintadoplanetablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, uma capixaba por aqui. É tão difícil encontrar pessoas do ES na blogosfera! rs
      Me alegra saber que está gostando do meu blog e da forma como abordo as publicações. Espero continuar agradando e não decepcionar! BEIJOS ♥

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!