03 dezembro 2015

Cauterização a frio ou quente, qual usar?

  Depois do post sobre como cuidar dos cabelos que têm progressiva algumas meninas ficaram com dúvidas sobre a cauterização a frio e o uso da queratina, e fizeram perguntas lá no instagram (@simplesbellablog). Então hoje eu trouxe o post para explicar sobre a cauterização a frio e a quente, e sobre qual usar!

Diferença entre cauterização a frio e cauterização quente


  Vamos começar pela cauterização quente, aquela que é bastante conhecida e usada. Na cauterização quente o principal ativo é a queratina, e como todos sabem, é necessário usar o calor para ativar essa molécula e selar o fio, seja com chapinha ou secador. A queratina também é uma proteína de origem animal, ou seja, só conseguirá tratar o seu fio "por fora" (não confundam tratar por fora com maquiar, ta?).
Digamos que o seu cabelo está ressecado, quebradiço, cheio de pontas duplas, pontinhos brancos, elástico, enfim, completamente detonado, ao fazer a cauterização quente você estará tratando seu cabelo apenas por fora, sendo assim, o problema não desaparecerá por completo. E o pior, estará agredindo o fio com calor (secador ou chapinha) no momento em que ele menos precisa!
Quando devo usar a cauterização quente? Quando estiver precisando repor a queratina no seu cabelo!
  Já a cauterização a frio, como o próprio nome já diz, não se usa o calor, pois nela a queratina não é o principal ativo, e sim os aminoácidos. E como ela age? Nesse tipo de cauterização há produtos que tratam a parte interna do fio e logo após o fio selado. É usado um selante PH que faz com que os nutrientes necessários depositados fiquem dentro dele. Ou seja, seu cabelo é tratado na cutícula e no córtex.
Quando aplicamos alguma química, o cabelo é modificado também na parte interna, certo? Então, não há nada mais certo do que tratar o fio de dentro para fora, concorda? E isso só pode ser feito com a cauterização a frio. Se seu cabelo está quebrado, foi agredido por química ou danos mais sérios, a cauterização a frio é a mais indicada.
Resumindo: cauterização a frio reconstrói, recupera, reestrutura e recompõe o cabelo de dentro para fora. 

Como fazer cauterização a frio:


  Eu encontrei na internet várias receitas de cauterização a frio caseira, mas em todas o principal ingrediente é a queratina. Penso que o termo "a frio" pode ter gerado a confusão de que apenas não se usa calor, e a pessoa que criou não deve saber como age a queratina e nem como age a cauterização a frio. Mas a gente releva!
  Pelo que eu sei não existe, ainda, uma forma caseira de fazer esse tipo de cauterização, apenas no salão com os produtos apropriados. Existe uma cauterização a frio especial para cada tipo de cabelo (tingido, quebra por chapinha, quebra por química, com frizz, com volume, indisciplinado), portanto, é necessário uma severa avaliação no seu cabelo para ter certeza de qual tipo de cauterização a frio ele precisa. O preço varia muito, porém, duvido que você encontre um profissional que a faça por menos de 100 dilmas. 
  Mas, lembra que eu falei "ainda não existe"? Estou pesquisando muito sobre produtos e meios de fazer esse tipo de cauterização em casa, gastando menos. Óbvio, creio que o resultado não será o mesmo que o de salão, mas não custa nada tentar!

  Espero que eu tenha conseguido ser clara na explicação entre as diferenças e sobre qual das duas cauterizações usar. Já fez cauterização a frio ou cauterização quente? Nos conte sua experiência nos comentários! 

LEIA TAMBÉM:

4 comentários:

  1. Adorei o post, super bem explicado e tirou todas as minhas dúvidas. Não conhecia ao certo a cauterização a frio, mas agora já sei o que é.
    Já estou seguindo seu blog.
    Beijos

    www.blogueiramineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me alegra saber que você gostou e que o post foi útil.
      Seja muito bem-vinda ♥
      Beijos

      Excluir
  2. O que eu não entendo é porque a pessoa logo após fazer a cauterizaçao a frio fazem escova??? Está certo isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, está errado. Se fizer escova logo após a cauterização a frio ela foi realizada com queratina, ou seja, foi a cauterização normal!

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!