PUBLICIDADE

Como criar uma postagem otimizada para mecanismos de pesquisa

24 abril 2016
Aparecer na primeira página do Google é um desafio para vários bloggers. Para um post ou blog crescer e ficar bem posicionado em mecanismos de pesquisa não há mágicas, truques ou segredos, e sim uma série de fatores. O primeiro fator que deve ser estudado e aplicado são as técnicas de SEO, com elas você conseguirá aumentar as chances de deixar suas postagens bem posicionadas. Quer saber como criar uma postagem otimizada para mecanismos de pesquisa e melhorar seu posicionamento? Continue lendo esse post!

Como criar uma postagem otimizada para mecanismos de pesquisa
Créditos: http://www.eleganceandenchantment.com/

Não há uma receita perfeita que fará seu blog aparecer na primeira página do Google, as técnicas usadas podem ser as mesmas, porém, há outros fatores no seu próprio blog que farão com que seu posicionamento seja melhor.
Se você acha que escrever um post bem indexado consiste apenas em um texto bonito e algumas imagens, você está se enganando. Aqueles posts que aparecem na primeira página quando você realiza uma pesquisa levaram horas para serem produzidos, cada paragrafo foi bem estudado e colocado no lugar correto. Porque escrever uma postagem é isso, ter um ideia e trabalhar essa ideia da melhor maneira possível.
E eu já falei demais... vamos trabalhar?

Escreva postagens de qualidade e não sobre qualquer coisa!


Tem o tema que você vai abordar já em mente? Muito bem! Agora pense em como abordá-lo: terá tópicos? colocará e responderá perguntas? à cada quantos intervalos adicionará fotos? e a pergunta principal... alguém pesquisará por essa postagem? Quando eu digo que não escreva sobre qualquer coisa é justamente por causa disso, ninguém lê qualquer coisa. Se você está postando apenas para acrescentar conteúdo e não deixar seu blog desatualizado, você está fazendo errado!

Defina quais serão as palavras-chave da sua postagem


Para quem não sabe, as palavras-chave são aquelas palavras (ou frase) que estão diretamente ligadas à sua postagem, ou seja, que resumem bem sobre o que trata seu assunto. Quando produzimos algo temos um público-alvo e esse público encontra as postagens através das palavras-chave. Por isso elas precisam ser definidas estrategicamente antes da criação do seu artigo e anexadas dentro dele durante seu desenvolvimento!

Escolha os títulos corretos


Os títulos são os principais segredos de uma boa indexação, pois o Google gosta de títulos otimizados, quando é bem feito chama atenção e recebe cliques. Porém, não exagere e nem apele, seu título deve ser coerente ao artigo, caso contrário, se alguém clicar e ver que não tem nada daquilo que você ofereceu, sairá da sua página no mesmo instante e provavelmente não retornará ao seu blog.
As palavras-chave também devem estar incluídas no título da postagem, à princípio não será fácil, mas se você colocar em prática com certeza conseguirá criar títulos corretos e otimizados. Sempre que você for escrever um post pense em como você digitaria no Google para encontrar algo sobre esse tema, assim terá ideia de qual título colocar, eu sempre faço isso!

Os mecanismos de pesquisas só visualizam 70 caracteres dos títulos, tenha cuidado com títulos grandes se você quer uma postagem bem indexada.

Use palavras-chave também no link da postagem


Muita gente não dá a mínima para o link (URL) da postagem, mas ele é importante e as palavras-chave devem estar nele também. Quando estamos escrevendo o blogger gera um link permanente automático, porém esse link não é completo e acaba "engolindo" algumas palavras do título. Mas é possível personalizar esse link, veja:

Como criar uma postagem otimizada para mecanismos de pesquisa


Não esqueça de usar imagens


Procure intercalar imagens em suas postagens, tanto para deixar o post mais agradável, quanto para que os robots de pesquisa possam encontrar seu post através da imagem. Os robots não leem imagem, leem o texto das imagens, por isso é importante saber usá-las e adicionar o atributo ALT corretamente. Vamos entender isso agora...

Edite suas imagens: é extremamente importante usar imagens autorais, principalmente quando trata-se de resenhas. Jamais use suas imagens sem editá-las, redimensione para que caiba corretamente na sua área de postagem e para que o carregamento não pese.

Renomeie suas imagens corretamente: as imagens da minha câmera são renomeadas automaticamente para algo do tipo como DSC06841, porém, esse nome não define minha imagem. Se sua imagem é de um batom vermelho da Avon, renomeie ela assim.

Use propriedades de imagem: são as propriedades de imagem que facilitam para que os robots possam ler a sua imagem. Você sabe como usá-las? Veja abaixo!

Adicione uma imagem na sua postagem. Em seguida clique sobre essa imagem, na barrinha azul que aparecer clique em propriedades.

Como utilizar propriedades de imagem

Após clicar em propriedades abrirá uma caixinha e você precisa preencher os dois campos, texto do título e texto alternativo

Como utilizar propriedades de imagem

Texto do título é o curto texto que aparece quando repousamos o mouse sobre determinada imagem (faça o teste repousando o mouse na imagem acima), esse atributo não é muito importante, porém, não o deixe em branco, preencha esse espaço com o mesmo título da postagem. 
Texto alternativo é o mais importante, nele você deve acrescentar palavras descritivas referentes à sua imagem, no caso da imagem utilizada acima eu poderia acrescentar "Esmalte e batom é hoje Ludmilla by Dote", é isso que você precisa fazer.

  São as propriedades de imagem que os robots lerão primeiro, se elas estiverem corretas, a indexação da sua postagem será melhor.

Teste o SEO das suas postagens


  No começo quando eu não dominava SEO nas postagens, eu utilizava a Ferramenta SEO blog para testar o SEO dos meus artigos, e sempre foi muito válido, me ajudou bastante. Sempre que você sentir insegurança quanto a otimização das suas postagens utilize o site que ele te mostrará caminhos para resolver onde está errado.

Cadastre seu blog nas pesquisas de blogs


  Cadastrar seu blog das pesquisas de blogs do Google fará com que ele seja adicionado nos resultados de pesquisa. Para isso acesse http://blogsearch.google.com/ping, digite a URL completa e correta do seu blog e clique em enviar blog. Só faça isso uma vez, ta? Se você já fez antes, pule essa etapa!

Envie o Sitemap do seu blog ao Google


  Não irei abordar esse assunto nesse post, aqui no blog já tem um post explicando o que é um sitemap e para que ele serve, acesse: Como enviar um sitemap do seu blog ao Google.

  Como eu falei no inicio não há garantia que seu blog aparecerá de cara nas primeiras páginas dos sites de pesquisa, porém, é importante trabalhar SEO em seu blog para que as suas chances de indexação aumentem. Hoje 81,28% do meu tráfego é orgânico e eu consegui isso aplicando tudo que eu falei nesse post. Existem outras técnicas de SEO que envolvem outras partes do blog, porém são bem mais complexas, mas se você começar aplicando as técnicas simples, você conseguirá melhorar a posição do seu blog perante os mecanismos de pesquisa.

Essa postagem foi útil para você? Então não saia sem comentar e sem seguir o blog. Você pode ajudar na divulgação compartilhando no Google+ ou Facebook, assim mais pessoas verão!

37 comentários:

  1. Nossa adorei o post! Tenho aprendido muito com você, parabéns pela iniciativa de ajudar quem não entende do assunto.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do artigo, será muito útil.

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei o post, ajudou demais. Espero conseguir fazer tudo certinho rsrs. Parabéns pela iniciativa. Aaah amei o blog também <3 Beijos!

    www.louisefernanda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fácil, no começo achamos estranho e difícil colocar SEO sem prática, mas logo flui naturalmente.
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário! <3 beijos

      Excluir
  4. Ameeeeeeei as dicas, nossa, coisas q eu nem imaginava! rs
    Adorei o blog, lindo, lindo! Tô seguindo!
    Beijinho!

    http://santaefeminina-mi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei, eu nem imaginava que isso tudo existia rsrsrs completamente leiga.. adorei...
    http://opiniaofeminina1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ajudam bastante no tráfego e qualidade do blog. Que bom que gostou! <3

      Excluir
  6. Amei o post, to começando agora e me ajudou muito todas essas dicas <3

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas eu estava precisando muito. Parabéns pelo ótimo trabalho no seu blog. Virei fã.
    www.lullymanoela.com

    ResponderExcluir
  8. Sensacional Nanda! Usei hoje essas técnicas para um post de teste de massa de bolo rsrsrs Minhas visualizações estavam em torno de 50 por dia e hoje foi a 214. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que em seu blog está dando retorno! ♥
      De nada, volte sempre.

      Excluir
  9. Amei o post <3 as dicas irão me ajudar muito obrigado Bella <3

    http://www.meninocomestilo.com

    ResponderExcluir
  10. esse post me ajudou muito, coloquei ele como meus favoritos :D!

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, não fazia e nem conhecia nenhuma delas...Parabéns por essa iniciativa de ajudar outras blogueiras!!
    Bjos!!
    http://lacosdevalentina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas, não fazia e nem conhecia nenhuma delas...Parabéns por essa iniciativa de ajudar outras blogueiras!!
    Bjos!!
    http://lacosdevalentina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nanda sobre o link permanente, você somente apagou o link do seu blog, foi isso? deixou somente o que vem depois de .com.br?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  14. Caramba... Blogar não é tão simples assim e esse post me ajudou muito a dar início a isso tudo!
    Parabéns pela proatividade.
    Vou tentar me adaptar a esse site de SEO por enquanto até ler mais sobre o assunto e buscar mais mecanismos para otimização do blog.
    Beijão ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente pega o jeito conseguimos otimizar um post super tranquila, você vai ver. Use a ferramenta por um tempo, logo conseguirá fazer sozinha! ♥
      Beijos

      Excluir
  15. Não sabia dessas informações, obrigada, está me ajudando mmuitoo!!

    ResponderExcluir
  16. Nanda, os seus post são excelentes ando aprendendo muito e estou começando a colocar em prática. Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo conteúdo do post, ajudou bastante.

    https://deixacombinado.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Nossaaaa, obrigada pelas dicas!!! Muito feliz em poder usa-las para meu blog crescer mais. Obrigada mesmo ❤

    ResponderExcluir
  19. Nanda sua linda,amo seu blog,suas dicas parabéns!
    Más,como sempre tenho dúvidas:
    No link permanente preciso apagar até o.com.br?
    Na ferramenta SEO é pago? Tenho que fazer o post lá?
    Bjus, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, no link você apaga só o nome do post e renomeia se necessário, adicionando a palavra-chave nele. A ferramenta é grátis, você pode fazer um post diretamente lá, ou faz no seu painel, copia e cola lá para conferir!

      BEIJOS

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana