Receitas caseiras não funcionam: Veja dicas para ter cabelos saudáveis e saiba o que destrói seus cabelos!

18 abril 2016
O que não falta nessa internet são receitas caseiras para cabelos, não é mesmo? Blogs e canais no youtube que ensinam como "recuperar cabelos danificados com receitas caseiras" não faltam! Eu já indiquei umas 3 receitas aqui e lá no nosso instagram ( @simplesbellablog ), porém, até que ponto elas funcionam? Será mesmo que fazem algum bem e tratam os cabelos? É esse ponto que venho falar aqui, especialmente para quem duvida dos "milagres" que essas receitas fazem, então, senta que o post é grande!

Veja dicas para ter cabelos saudáveis e saiba o que destrói seus cabelos!


  Sempre que algum profissional fala e continua batendo na mesma tecla que receitas caseiras para cabelos NÃO funcionam, alguém lança um "Aaah, não quer perder dinheiro!" "Só fala isso porque não conhece os benefícios!". Há profissionais e profissionais, e aqueles que estudaram tricologia capilar, histologia capilar e química capilar, ou as pessoas que tiveram curiosidade em ler sobre o assunto sabem que a maioria das receitas caseiras são uma ilusão que nós mesmas plantamos em nossas cabeças!

Veja bem: - o bulbo capilar (onde é formado o cabelo) é "alimentado" pelos nutrientes do sangue, que chegam até ele através da corrente sanguínea. Logo, o seu cabelo será forte e saudável por causa da sua alimentação.

 A fibra do cabelo e suas cutículas não absorvem partículas grandes demais, pois são impossíveis de penetrar na camada tão fina de um fio, como por exemplo, fruta, legumes ou verduras amassadas/batidas (mamão, abacate, banana, tomate), mesmo quando misturadas a cremes.

  Com as duas afirmações acima, deveria ficar claro que uma fruta será mais benéfica se você a ingerir do que amassá-la e passa-la nos cabelos, aliás, será benéfica para o corpo todo.
  Eu não estou falando de óleos e proteínas vegetais, estou falando dos alimentos e dos absurdos que muita menina passa nos cabelos (como coca-cola e sabão em pó). Você sabe por que os ingredientes presentes em cosméticos agem nos nossos cabelos? porque eles têm um veículo especial para penetrar no fio. Logo, isso também deveria deixar claro que um produto de uso animal ter Vitamina A na composição não significa que o mesmo fará bem quando usado em cabelo humano!
Muita gente vai discordar do que estou falando aqui, afinal, o que não falta são elogios sobre as receitas caseiras e produtos de uso veterinário. Mas também é possível ver relatos de quem não gostou da experiência.


  Já usei babosa, vinagre de maçã, óleo de coco, óleo de copaíba, açúcar e café. Confesso que já faz um tempo que não uso receitas caseiras nos cabelos, os óleos e a babosa eu gosto, mas as comidas não passarei novamente, e quer saber o motivo? Dá trabalho misturar, dá trabalho retirar dos cabelos, dá trabalho limpar a sujeira que faz, perco um certo tempo, o cabelo até fica bonitinho, mas para de usar pra tu ver o resultado. E sabe por que isso acontece? Porque as receitas caseiras não penetram no fio, não tratam a nossa fibra por mais milagre que elas prometam fazer, apenas fazem uma espécie de maquiagem na parte externa do fio, nada mais! Estou ganhando muito mais tempo e vendo 10 vezes mais resultado investindo em produtos produzidos por especialistas do que passando comida nos cabelos!

Quer ter cabelos grandes e saudáveis?


  A minha primeira dica é: saia da sua zona de conforto! Isso mesmo, deixe de lado os blogs/instablogs que te ensinam passar todo tipo de comida nos cabelos e recuperar seus cabelos em x semanas, procure soluções reais!

"Aaah, falar é fácil, mas nem todo mundo tem dinheiro pra comprar produtos caros!"

  Amiga, eu também não tenho e não estou falando pra você comprar os produtos mais caros do mercado. Estou pedindo para você guardar o dinheirinho que gasta comprando os "ingredientes" das receitas e investir em produtos disponíveis no mercado e que realmente vão funcionar. Também peço que você aprenda antes como cuidar dos cabelos, diagnosticar seus problemas e entender um pouquinho como age cada produto na nossa fibra capilar!

Dicas para ter cabelos saudáveis


Alimentação saudável: Todos já estão cansados de saber que a nossa alimentação interfere em todo o nosso organismo, né? E isso inclui também os nossos cabelos! Lá no começo eu citei que o bulbo capilar é "alimentado" pelos nutrientes que chegam através da nossa corrente sanguínea, se os nutrientes do sangue estão ok, seus fios ficarão bem. 
  Também eu gostaria de te lembrar que bebida alcoólica, remédios e cigarro permanecem na corrente sanguínea por um tempo, então, quais nutrientes chegarão no bulbo capilar com essas substâncias presentes no sangue? Pessoas que fazem uso de bebidas, cigarro e remédios em excesso tendem a ter um cabelo mais fraco e quebradiço. Então, meninas, vamos evitar ao máximo os vícios e uma alimentação pobre de nutrientes!

Faça esfoliação no couro cabeludo sempre: A esfoliação capilar consiste em massagens no couro cabeludo, massagens essas que removem as células mortas, combatem a oleosidade e remove o acumulo de produtos e sujeiras causadas pela poluição. Essa esfoliação, além de promover os benefícios já citados, também promove o aumento da circulação sanguínea no couro cabeludo. Lembra do bulbo capilar? Então...


Faça hidratação semanalmente: Sim, tem gente que não dá a mínima para hidratação capilar, só faz quando vai no salão, e olhe lá! Nossos cabelos se desidratam diariamente, seja pelo calor solar, chapinha, secador, ou por causa da poluição, e por causa disso é necessário repor essas água, igual fazemos com nosso corpo. Porém, a hidratação também precisa ser feita da maneira correta, ta? Aqui no blog já tem um post explicando sobre o assunto, leia: Como hidratar os cabelos corretamente.

Faça nutrição e reconstrução sempre que precisar: Além da hidratação, os cabelos também necessitam de nutrição (repor nutrientes) e reconstrução (reconstruir o fio danificado), essas duas etapas devem ser feitas sempre que os fios necessitarem e você consegue fazer isso com tratamentos e máscaras específicas. Na parte de nutrição os óleos vegetais podem entrar, pois eles realmente têm poder de penetrar na fibra do fio!

Pós-química é importante: Quem usa qualquer tipo de química nos cabelos não pode pular a etapa de pós-química, e ela deve ser feita em imediato, logo após retirar o produto do cabelo e antes de usar outro produto que fechará suas cutículas.

Use produtos de acordo com as suas necessidades: Quem nunca usou um produto só porque uma amiga ou blogueira famosa estava usando? Esse é um hábito super errado, pois a necessidade dos fios da coleguinha não é igual a necessidade dos seus fios! Portanto, avalie a situação do seu cabelo, procure saber sobre quais substâncias podem te ajudar e invista em produtos que seus cabelos realmente precisam.

Coisas que destroem seu cabelo


Coisas que destroem seus cabelos


- Lavar o cabelo à noite e dormir com ele molhado.

- Fazer muita química e nenhum tratamento para recuperar os fios.

- Molhar o cabelo quando está seco para 'baixar o volume'.

- Nunca cortar sequer as pontas.

- Deixar algum produto secar no cabelo (hidratação, por exemplo).

- Prender os cabelos molhados.

- Fazer químicas sucessivas.

  Eu poderia ficar citando aqui os vários erros que destroem os cabelos, dar dicas para ter cabelos saudáveis e te dar motivos para desistir das receitas caseiras, mas o post ficaria grande demais.
Muita gente pode discordar do que falei aqui, mas tudo bem, quem não concorda tem direito.
  E mais uma vez te digo: saia do comodismo, pare de gastar com maizena, iogurte, leite, ovo, açúcar, azeite, guarde seu dinheiro e invista em bons produtos e que realmente te darão resultado. Um cabelo saudável é aquele que é tratado de dentro para fora, não só por fora!

@simplesbellablog no Instagram!

8 comentários:

  1. Adoreei saber, principalmente do que destroi o cabelo!

    www.laizfonseca.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa não sabia disso amei o post.

    Ja era receitas caseiras.

    Gordinhaestilosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Nanda ferreira tenho uma duvida e se você souber mim responder vou-lhe agradecer muito.
    Quero saber porque você gostou da bobosa já que também é uma receita caseira??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As caseiras aqui citadas são os alimentos que muita gente usa e jura fazer milagres, quando na verdade só maquia os fios. A babosa é uma planta, ela sim tem as propriedades necessárias para os fios e as moléculas capazes de realmente penetrar a estrutura capilar, diferente dos alimentos.

      Excluir
  4. Sem comentários pra tamanha baboseira. Afff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fale destas baboseiras para qualquer profissional da área, eu digo PROFISSIONAL mesmo, que tenha estudado de verdade sobre o assunto, e não qualquer cabeleireiro que só faz mas não sabe consertar. E mais, discorra e argumente sobre as "baboseiras", principalmente dando as caras! Beijos

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!