18 maio 2016

Como fazer um mídia kit para blog

  Provavelmente você já deve ter visto falar sobre mídia kit na blogosfera, mas, você sabe o que é, para que serve e como fazer um? Então continue lendo esse post que irei esclarecer algumas dúvidas!

Como fazer um mídia kit para blog
Créditos: www.joyfullymad.com


O que é um mídia kit?


  Mídia kit é um resumo (ou currículo) do seu blog. Ele é uma maneira de destacar seu trabalho, seu público, suas realizações e ofertas para futuros anunciantes ou parceiros. 

Para que serve um mídia kit?


  Você irá começar usar seu mídia kit quando entrar em contato com marcas afim de trabalhos com anúncios ou parceria. O mídia kit do seu blog é a sua apresentação, com ele você informa o porquê de anunciar e/ou fechar uma parceria, quais são os seus diferenciais e benefícios para futuros anunciantes. Além disso, é uma forma mais fácil e didática de dar informações sobre você e seu blog, do que escrever um e-mail gigante e desinteressante.


Como fazer um mídia kit?



  A forma de fazer um mídia kit depende bastante, você mesma pode criar o seu ou pagar alguém para fazer. Se não pode ou não quer investir, pode criar em algum editor de fotos, no Microsfot Word ou Powerpoint.

  Mesmo se seu blog ainda está em fase inicial mas você pretende buscar parcerias futuramente, comece a preparar seu mídia kit ou recolher os dados, pois ele precisa ser algo bem feito. Imagine se aparece uma super oportunidade e ela é a cara do seu blog, porém, é necessário ter um mídia kit, o que você vai fazer? Não apareça com algo mal feito de última hora, é feio!
  É importante citar que o mídia kit evolui constantemente junto ao seu blog, logo é necessário mantê-lo atualizado.

O que deve conter em um mídia kit?


  Um mídia kit deve ser o menor possível, porém, com informações importantes. Se você conseguir mantê-lo com apenas 5 páginas já está um tamanho legal. Não pode ser algo chato e cansativo de ler, e muito menos todo enfeitado, mantenha a arte e design do seu blog.

Capa: na capa você pode incluir o cabeçalho do seu blog, sua logo ou apenas o nome do mesmo.

Apresentação: faça uma apresentação sobre você, um curto parágrafo falando sobre seu estilo, personalidade, formação, etc... Escreva da forma mais formal e amigável possível.

Sobre seu blog: fale sobre a missão do seu blog, quando foi criado, quais assuntos nele são abordados e seu público-alvo. Essa é uma das partes mais importantes, pois aqui você pode chamar a atenção de quem está lendo, mostre seu potencial. Mas lembre-se, nada de textão!

Estatísticas: é nessa parte que você mostrará o potencial em números do seu blog. As estatísticas mais importantes e principais para conter em um mídia kit são visitantes únicos, visualizações de página, origens de tráfego, sexo, idade e cidade dos visitantes do blog. Coloque também os números de seguidores em suas mídias sociais e outras estatísticas positivas que você venha a ter.
  Para obter essas estatísticas é importante estar usando o Google Analytics, pois ele fornece esses e outros dados importantes. Não use as estatísticas do blogger pois nelas não são contabilizadas apenas visitas reais, mas também visitas de robôs, logo não são seguras.


  Não importa se você tem 100 visualizações por dia, seja honesta e mostre suas estatísticas reais.

Porque fechar parceria ou anunciar em seu blog: nessa parte é a hora de vender seu peixe, conte os porquês de uma parceria com você ser algo positivo, quais benefícios terão ao anunciar em seu blog e qual seu diferencial. Sim, as marcas querem saber isso!

Formas de anunciar em seu blog: depois de convencer a empresa a anunciar em seu blog, mostre as formas como você trabalha. Pode ser um post no blog, no instagram, um banner mensal ou sorteio. Essa parte é muito individual.



Experiências: se você já teve outros parceiros ou anunciantes os mostre em uma página anexando seus logotipos. Essa informação passa mais credibilidade e mostra que você já tem alguma experiência com os trabalhos oferecidos.

Contato: deixe seus contatos para quem possam te encontrar e negociar ou enviar novas propostas.

  Mídia kit é algo muito trabalhoso de fazer, então tenha muita paciência ao criar o seu ou não reclame do valor caso solicitar a criação de um. Tem que ser algo bem feito e relevante, pois é ele quem trará anunciantes para seu blog e é com ele que você pode passar a seriedade do seu trabalho.

  Eu sempre crio os meus e os atualizo sempre que cumpro uma meta, por exemplo, consegui 330 seguidores aqui no blog e 10k no instagram, então está na hora de atualizá-lo. Faço os meus através de modelos grátis no powerpoint e em seguida salvo em pdf para anexar no e-mail e aqui no blog na aba mídia kit.

Você já tem um mídia kit ou pretende criar um? Não esqueça de deixar sua opinião se leu o post até o final! <3


12 comentários:

  1. Nossa me ajudou bastante, estava em dúvida do que colocar no mídia kit e ainda mais se fazia um porque meu blog ainda é pequeno, mas mesmo assim vou fazer :D Obrigada Nanda e parabéns!! Beijos :3

    http://www.manequim-alternativo.com

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    1. É bom fazer ou já ir recolhendo os dados, como eu falei, para não ser surpreendida com alguma oportunidade!
      De nada <3 Beijos

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  2. Sempre que leio a respeito de midia kit sempre fico com dúvida e seus posts como sempre sempre bem claros e diretos! AMO suas dicas!
    Um dia quando eu fizer meu midia kit vou lembrar do seu post pra pegar as dicas, arrasou!
    Beijos
    taticarvil.blogspot.com.br

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    1. Que bom que consegui ser clara e direta, as vezes acho que enrolo demais. kkkk
      Beijos <3

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  3. Boa noite, eu não sabia o que era o mídia kit, obrigada ajudou muito.

    Bjs
    http://www.makeupcominteligencia.com/

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  4. Nanda, seu cabelo está lindo!
    Ainda não havia visto a mudança, mas adorei.

    Gostei da dica sobre o mídia kit. Ainda não tenho um e tô precisando mesmo fazer.
    Obrigada!

    Chiquereza

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  5. Nanda, o teu Blog é fantástico!
    As dicas que partilhas são ótimas :D
    Beijinho

    http://oursecretbeautybox.blogspot.pt

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    1. Fico imensamente feliz em ler isso. Muito obrigada! <3

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