PUBLICIDADE

SEO Friendly: Como criar um post amigável para o Google

20 junho 2016
Você já deve ter visto vários blogueiros falando sobre SEO e o quanto ele é importante para blogs. E, realmente, SEO é fundamental para posicionar seus artigos no Google e demais mecanismos de pesquisa. Tratando-se de como criar uma postagem otimizada há sempre textos e mais textos explicando, porém, mesmo assim, acaba sendo confuso para algumas pessoas e é mais fácil compreender quando há imagens dando as coordenadas. Por isso, vim lhe orientar sobre como escrever um post amigável para o Google!

Como criar um post amigável para o Google


O que é SEO?


Search Engine Optimization (SEO) ou "otimização para mecanismos de busca", é conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de pesquisas orgânicas. As palavras-chave são uma das partes mais importantes desse processo de otimização.

O que são palavras-chave?


Palavras-chaves são as palavras mais importantes do post e que descrevem o assunto nele abordado. As palavras-chave de cauda longa são geralmente formadas por três ou mais palavras, criando uma pequena frase e representando uma busca mais personalizada (Via: Resultados digitais), sendo consequentemente mais eficiente nas buscas. Toda a "mágica" acontece quando digitam estas palavras no Google e imediatamente ele exibe resultados relevantes sobre a pesquisa.

Como pesquisar as palavras-chave?


A base de uma postagem amigável para o Google são as palavras-chave, e fazer essa pesquisa pode ser um pouco chato e tedioso, mas essa etapa não deve ser pulada. Nessa pesquisa faça o seguinte exercício:
  1. O que eu digito no Google para buscar essas informações?
  2. O que outras pessoas digitarão para pesquisar sobre esse assunto?
As respostas irão te guiar e, assim, conseguirá uma lista de boas palavras-chave para usar.

Como escolher as palavras-chave corretas?


Você deve se concentrar em palavras-chave de cauda longa, aquelas que criam uma pequena frase, e usar as de alto volume de pesquisa, porém, que têm pouca concorrência.

Onde colocar as palavras-chave?


Após determinar qual será sua palavra-chave é necessário colocá-la estrategicamente em áreas do seu post que precisam ser otimizados

01- No URL da postagem


O primeiro lugar onde as palavras-chave deve ser colocada é no link da dua postagem, cada post do seu blog tem um link exclusivo e eles devem estar otimizados.

Minha palavra-chave do post em questão: Linha Mais Liso.

Como criar uma postagem otimizada

No blogger quando escrevemos o título, o link é gerado automaticamente, mas é possível editar e criar um link com texto diferente do escrito no título. Na barra lateral da área de postagem clique em link permanente > link permanente personalizado > crie o link de sua preferência.

02- Nas imagens do seu post

As imagens têm um grande peso na indexação de uma postagem, o googlebot e nenhum outro robô de pesquisa lê imagens, elas devem ser otimizadas da maneira correta para trabalharem ao seu favor. Coloque as palavras-chave no nome da imagem (quando salvá-las), na legenda das imagens (no corpo da postagem) ou no texto alternativo.


Como criar uma postagem otimizada

03- No início da postagem ou no subtítulo

É extremamente importante colocar as palavras-chave nos primeiros 150 carácteres do post ou subtítulo, se você usar. Porém, certifique-se de incluí-las naturalmente, lembre-se que está otimizando para robôs mas quem lerá o post são pessoas, as palavras devem ter sentido.

Como criar uma postagem otimizada


04- Inclua links relevantes!

Outra parte importante para criar um post otimizado é incluir seus links de posts mais relevantes, porém, é importante usar palavras que descrevam o link e incluí-lo de forma natural, invés de um simples "clique aqui". Isso é chamado de texto âncora, que é muito importante na indexação de um post!

Como criar uma postagem otimizada

05- Repita as palavras-chave no corpo do texto

Vá repetindo suas palavras-chave no desenvolvimento do seu post, claro, de forma natural. Nesse caso, menos é mais.

A quantidade de palavras de um post permite que os mecanismos rastreiem, leiam e indexem mais palavras-chave para entender o tema do artigo. O mínimo de palavras recomendadas é 500, o ideal é que um post tenha mais que isso, principalmente se tratar de um tutorial ou guia.

Agora é seu momento de aplicar as dicas e criar uma postagem amigável para o Google, e fazer que o seu conteúdo seja encontrado por quem se interessa.

Que tal refazer seus posts antigos como forma de treinamento?

28 comentários:

  1. Ótimas dicas Nanda, como sempre !

    www.maisfeminice.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas! Ótimo post! :D

    blogdagrimaldi.com

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que o google puni quando repetimos muitas vezes a palavra chave...
    Nanda cria um post falando mais sobre o que não se pode fazer, coisas que o google possa punir. Isso é se vc ainda não criou...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tio Google é bem rigoroso, pune por mais coisas do que imaginamos. kkkk
      Adorei a ideia de post, nunca fiz, mas vou tentar providenciar! <3
      Beijos

      Excluir
    2. Faz sim Nanda, agora to encucada rs... Bjs

      Excluir
  4. Ótimas dicas, vou tentar seguir ♥ Bjs

    www.agarotaquecolecionasonhos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas ilustradas com as imagens. Realmente fica bem mais fácil de aprender assim :))

    Bjo
    www.rebastos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana! Parabéns pelo blog e principalmente pelo conteúdo. Fui pesquisar sobre como fazer sorteio no instagram e encontrei seu post que me direcionou a esse assunto, que por sinal me interessou bastante. Vou ler outros posts com certeza! E também já compartilhei! Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, agora que percebi, li uma postagem antiga agora estou lendo uma mais atual rsrs Olha te agradeço mais uma vez pelas suas dicas. Muito práticas e eficientes. Vou começar a segui-las agora mesmo.
    Beijos!

    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela visita e comentário, fico imensamente feliz em poder ajudar! <3
      Beijos

      Excluir
  8. Uso dessa técnica depois de ler bastante sobre SEO e colocar no meu blog que me auxiliam, agora consigo otimizar de forma bem tranquila.
    Ótima dica.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente só consegue depois de ler bastante mesmo, mas quando pegamos a prática é rapidinho! rs
      Beijos

      Excluir
  9. Nanda, seu blog sempre prende nossa atenção! Obrigada pelo tempo que investe para nos dar toda essa informação fundamental! 😊

    www.dryelleallenblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, obrigada também por parar e deixar um comentário! <3

      Excluir
  10. Você é mara!!!
    Adoro suas dicas. <3

    ResponderExcluir
  11. Muito Obrigada! Já sabia sobre a SEO só que nunca tinha paciência para sentar e aprender pq tudo que vi sobre era meio chato, mas vc abordou de uma forma muito simples e eu entendi tudinho! Obrigada, fez um bom trabalho! :)
    amordesegunda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. VOCÊ É DEMAIS!!!!! ME AJUDA MUITO!!!!

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana