Como usar o Webmaster Tools do Bing

13 julho 2016
 

  O Bing Webmaster Tools é um serviço da Microsoft, e apesar de ser pouco conhecido e utilizado ele é muito importante para o SEO do blog, pois fornece relatórios com informações para fazer ajustes necessários e assim melhorar o posicionamento das postagens nos resultados de pesquisas do Bing.

Meu interesse pelo Bing foi despertado após perceber que meu blog recebe visitas desse site. Para quem não sabe ele é, assim como o Google, uma ferramenta de pesquisa e que apesar de ser pouco utilizada não deixa de ser uma concorrente.

O webmaster tools do Bing é bastante parecido com o Webmaster tools do Google, porém, para mim tem uma linguagem ainda mais simples. O diferencial do serviço da microsoft é que ele dá dicas de onde e como melhorar o posicionamento do blog nos resultados das pesquisas, de uma forma que podemos usar essas dicas também para o posicionamento no Google.

Tem interesse em conhecer mais sobre o webmaster tools do bing e cadastrar seu blog? Nessa postagem eu te ensinarei!

 Webmaster Tools do Bing


1° passo: Conta no Microsoft


Para poder utilizar as ferramentas é necessário ter uma conta no microsoft. Quem usa Hotmail, Outlook, SkyDrive ou Xbox Live pode usar a conta para ter acesso. 

Se você não usa nenhum dos serviços acima acesse https://signup.live.com e preencha os dados solicitados.

2° passo: Cadastrar seu blog no Webmaster Tools Bing



2- Clique no botão "Entrar", se sua conta Microsoft não estiver aberta será solicitado seus dados.

Se esse for seu primeiro acesso será solicitado algumas informações de segurança. Nada de mais, apenas verificação por e-mail ou código via sms. Siga todas as instruções mostradas.

3- Na tela principal clique na opção "Adicionar um site"  e preencha as informações solicitadas.

PRESTE ATENÇÃO: Para blogs hospedados no BLOGGER na opção "Adicionar um sitemap" coloque sua URL do blog e ao final, sem acrescentar espaço, adicione 

/atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=500

Como enviar um sitemap ao bing webmaster

Feito tudo clique em "Adicionar"

4- Agora você precisa verificar a propriedade do seu blog. O Bing fornece as seguintes opções de verificação:

Como fazer verificação de propriedade no bing webmaster


Para usuários do blogger a opção 2 é a mais fácil e a opção 1 não é disponível.

Vá na aba "Modelo" > "Editar HTML". ABAIXO da tag <head> cole o código meta name fornecido, verifique se não houve nenhuma alteração no seu layout e salve a alteração.

Feito o passo anterior clique na opção "VERIFICAR" e aguarde a verificação. Não retire o código mesmo após seu blog estar verificado.

Após seu blog estar verificado ele já está cadastrado no Bing Webmaster  e você terá acesso à todos os relatórios fornecidos.


3° passo: Analisar relatórios e informações


Mesmo após seu blog estar verificado pode levar alguns dias ou semanas para que todos os relatórios estejam disponíveis.

O Bing Webmaster fornece vários relatórios e com vastas informações, nessa terceira parte irei mostrar apenas algumas delas.

Pesquisar Palavras-chave


Nesse relatório são mostradas as suas principais palavras-chave em buscas orgânicas, quantidade de cliques recebidos na data selecionada que levaram visita ao seu blog e exibições em pesquisas.

Relatório de palavras-chave bing webmaster


Relatórios SEO


Um dos relatórios mais interessantes para melhorar o SEO do blog. Na primeira página são mostrados problemas encontrados, nível de severidade, número de erros e quantidade de páginas em que ele ocorreu.

Para ter mais detalhes basta clicar em qualquer item mostrado na lista.

Relatórios SEO no bing webmaster
 

Compatibilidade com celular da página


Na parte da Relatórios e Dados você consegue verificar quais páginas do blog tem compatibilidade com celular e quais páginas são necessárias modificações.

Como usar o Webmaster Tools do Bing


Links de entrada


Na mesma aba anterior em links de entrada você consegue ver os links externos que apontam para o seu conteúdo.

Verificar links de entrada no bing webmaster


Apesar de uma pequena parcela de usuários fazerem o uso do bing para realizar pesquisas, é importante ter o blog bem posicionado nesse site e fazer melhorias no SEO. Quanto mais tráfego orgânico um blog receber maior e mais rápido será seu crescimento. Além disso o webmaster tools também analisa os dados juntos aos resultados do Yahoo, outro site de pesquisa.

Você já conhecia essa ferramenta? Acha que pode ser útil quanto ao crescimento do seu blog e suas melhorias em SEO? Não saia sem comentar!

4 comentários:

  1. Que massa! Não conhecia essa ferramenta ainda. Só usava a do Google mesmo.
    Adorei o post, explicou super bem. :))

    Bjos =*
    www.rebastos.com.br

    ResponderExcluir
  2. não consegui fazer, da que meu blog nao esta autorizado.

    ResponderExcluir
  3. Oii Nanda. Eu queria saber qnd posso me inscrever no Adsense. Tem que esperar uns 6 meses, ou quando estiver qualificado já pode? Minha plataforma é o Blogger, e não tenho canal no Youtube. Vc pode me ajudar, por favor?

    ResponderExcluir
  4. Acabei de por meu blog para verificação tanto aqui quanto no do google, enviando um sitemap, to aprendendo muito aqui com você! Parabéns por todo seu esforço e trabalho!!

    www.eaiferra.com

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!