13 agosto 2016

Como criar e onde hospedar o mídia kit do seu blog


  O mídia kit é o documento que fornece uma visão geral sobre seu blog e suas estatísticas, em outras palavras, é um currículo. Você conseguiria um bom trabalho sem um bom currículo em mãos? Do mesmo jeito funciona o mídia kit do seu blog ou se estiver mal editado, muitas vezes, você pode perder oportunidades.

É possível criá-lo no Microsoft PowerPoint, Photoshop, ou qualquer outro editor de fotos, desde que você domine a edição. Como regra geral um mídia kit deve conter capa (com nome ou logo do blog), curta biografia sobre a autora e o blog, visão geral sobre os tópicos abordados, informações sobre seu público e estátisticas reais do blog e suas redes sociais.

Nesse post você verá como criar um mídia kit, terá 3 opções de Mídia Kit Free editáveis, saberá como retirar as informações necessárias para incluir em seu kit de mídia e onde hospedar esse documento. Leia o post até o final!

Como criar e onde hospedar o mídia kit do seu blog


Introdução


Logo ou nome: Adicione a logo do seu blog, se não a tiver acrescente apenas o nome e cores que lembram o layout.

Sobre o blog: Inclua uma breve biografia sobre seu blog, informando quem o criou, quando o criou e por que o criou. Especifique também seu público alvo e tópicos abordados (nicho).

Estatísticas


As estatísticas que serão incluídas no mídia kit deverão ser retiradas de uma boa ferramenta de análise de dados, não use as informações fornecidas pelo blogger, eu recomendo o Google Analytics. Entenda as métricas necessárias...

Visitantes únicos = Usuários: Número de pessoas que visitam seu blog por mês.

Visitas = Sessões: Quantas vezes as pessoas visitaram seu blog no mês.

Visualizações de página = Pageviews: Quantidade de páginas visitadas pelos usuários (pessoas).

Visitas e visitantes únicos não são iguais e são estátisticas extremamente importantes.

É necessário informar quem são e de onde são os visitantes do seu blog, na aba informações demográficas do Google Analytics você encontra os dados sobre idade e sexo do seu blog. Para saber de onde são essas pessoas, basta acessar a aba Geográfico > Localização e selecionar a opção cidade. 



Além das estatísticas do seu blog é necessário incluir também as das suas redes sociais. É importante frisar que, por mais que você tenha uma conta pessoal no Twitter ou Instagram e a use para divulgar vez ou outra seu blog, essa conta não pode entrar no mídia kit. Se você deseja tornar seu blog um trabalho, não o misture com sua vida pessoal, inclua apenas os perfis exclusivos destinados a ele.

Meu blog ainda é pequeno, o que faço?


Algumas meninas têm receio sobre o que incluir no mídia kit quando o blog ainda está no início. Primeiro, jamais oculte ou minta informações. Segundo, mostre que seu blog está crescendo incluindo o percentual de crescimento de cada mês.

Ex: (nome do blog) é um blog novo, porém está com uma impressionante taxa de crescimento, tendo um aumento de % a cada mês. 

Como a empresa pode anunciar?


No mídia kit também há uma página na qual consta as suas formas de trabalho, nela você pode passar breves informações sobre cada tipo de anuncio.

Publi editorial: Post pago com texto e fotos que podem ser de autoria da blogueira ou da empresa, isso fica a seu critério. Se você não sabe quanto cobrar, calcule o valor na calculadora mágica de publieditorial do blog Sernaiotto.

Permuta: Envio de produtos para testes e resenhas com opinião da blogueira. Especifique como funciona a sua permuta.

Banner: Espaço publicitário mensal no layout do blog. Informe os tamanhos disponíveis e se quiser já adicione o preço. 
Para saber quanto cobrar por um banner de determinado tamanho, use a calculadora mágica de banners.

Sorteios: Sorteios no blog ou em suas redes sociais. Informe as suas condições!

Eventos: Presença em eventos com direito a post no blog.

Porquê anunciar em seu blog?


O mídia kit é o lugar onde você venderá seu peixe, mesmo com as estatísticas presentes a empresa precisa saber quais as vantagens ao anunciar em seu blog. Portanto convença seu cliente que você tem algo útil e diferente para oferecer.

Informações extras


Esse documento deve ser o mais resumido possível para não ficar extenso e cansativo de ler, porém, você ainda pode incluir quais marcas você trabalhou anteriormente, os melhores comentários dos leitores ou de antigos clientes sobre o seu trabalho, além de seus termos, politicas e condições.


Mídia Kit Free Editável - 3 opções


1- Mídia Kit Free editável no PowerPoint - Clube das Seis


Mídia Kit free

Esse mídia kit foi feito pela Lais Adrielly do blog Clube das Seis. Ele é completamente editável pelo Microsoft PowerPoint e contém 7 páginas:
  1. Capa
  2. Sobre
  3. Dados do blog
  4. Redes Sociais
  5. Como anunciar?
  6. Entre em contato
  7. Capa final
Pode retirar e acrescentar o que quiser, só não retire os créditos finais do mídia kit, você editou mas não foi você quem fez. 
A fonte utilizada foi a Bebas, realize o download da fonte clicando AQUI.


2- Mídia Kit Free editável no Photoshop - Clube das Seis


Mídia kit free

Outro mídia kit pelo blog Clube das Seis. Esse é completamente editável no Photoshop, mas a Laís disponibilizou ele em PNG para que quem não tem Photoshop possa adicionar as informações em qualquer outro editor de imagens. Na página de download terá as duas opções, escolha qual deseja.


(Leia o arquivo IMPORTANTE)

Fontes utilizadas (clique no nome para fazer download):


3- Mídia Kit Free Watercolor editável no Photoshop - Antes de Sonhar


Mídia kit free

Esse Mídia kit foi feito pela Mariana Solis do blog Antes de Sonhar, ele pode ser editado tanto no Phtoshop quanto em outros editores, está em .psd e .png. Contém as seguintes páginas:

  1. Capa com exibição da identidade do seu blog
  2. Sobre o blog
  3. Redes sociais
  4. Dados recentes (dos últimos 6 meses)
  5. Público alvo
  6. Aparições (destaques na mídia)
  7. Dados estatísticos
  8. Formatos para anúncio e contato


(Leia o arquivo leia-me!)


Como e onde hospedar meu mídia kit?


Após o mídia kit estar completamente criado é bacana que ele seja salvo em .pdf, é mais fácil e mais leve para enviar por e-mail quando solicitado e para hospedar. 

Eu tenho 3 versões de mídia kit, e uma delas eu deixo disponível para visualização aqui no blog ( clique para ver ), o site que usei para hospedá-lo foi o Google Sites, é um ótimo serviço para hospedar arquivos e é grátis. 

Se você já tem um blog no Blogger automaticamente já está inscrita no Google Sites. Vamos aprender a usar o serviço?

  1. Acesse: https://sites.google.com/
  2. Se solicitado, acesse logando com o mesmo e-mail e senha da sua conta Blogger.
  3. Clique na opção "Criar" no canto esquerdo da tela.
  4. Preencha o campo "Atribua um nome a seu site" e verifique se o campo "Local do site" foi preenchido corretamente. (Ex de nome: Mídia Kit *nome do seu blog*)
  5. Confirme que não é um robô e clique no botão "Criar" no topo da tela.
Você será redirecionada para a página inicial desse novo site.

  1. Clique no botão "Criar Página" no topo direito da página, identificado por uma folhinha com o simbolo "+".
  2. Preencha o campo "Nomeie sua página", é a partir desse nome que será criado a URL da página. 
  3. Na opção "Selecione um modelo para usar" selecione "Arquivo".
  4. Em "Selecione um local" mantenha selecionada a opção "Colocar página no nível superior".
  5. Pronto, sua página para adicionar o mídia kit já está criada. Clique no botão "Adicionar arquivo" e anexe seu mídia kit.
Para pegar o link do seu mídia kit e disponibilizar, coloque o mouse sobre a opção "Visualizar", clique com o lado direito e selecione a opção "Copiar endereço do link". 

Por que eu tenho 3 versões de Mídia Kit?


A versão que eu disponibilizo para visualização é a mais simples, e como nem todos os trabalhos e empresas são iguais eu tenho outras duas versões com valores, formatos, ofertas e propostas diferentes. 
Se eu procuro por uma empresa tenho um interesse maior nela, além de querer oferecer um trabalho maior e diferente, sendo assim, preciso de um mídia kit separado para essas propostas.

Artigos sugeridos para complementar esse post:





Espero que as informações aqui passadas lhe sejam úteis. Não esqueça de deixar seu comentário e seguir o blog para não perder as atualizações, ta? 

Um beijo! 

4 comentários:

  1. Oi Nanda, meu nome é Julia e eu tenho um blog também.
    Eu gostaria de pedir se você quiser, escrever um post de como colocou o 'sobre mim' personalizado. Se for próprio do template não precisa se incomodar!
    Amei o post, e amo todos! Parabéns pelo trabalho <3

    www.livrebeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Júlia. O Sobre mim é um código bem fácil de instalar no layout, usando apenas um gadget HTML/JavaScript. Me passa seu e-mail que te envio o código e passo as instruções para que você possa adicionar em seu blog.
      Email: nandaseveroferreira@gmail.com
      Obrigada pelo carinho! <3

      Excluir
  2. Você é um arraso menina. Acompanho a Sernaiotto também.
    Muito obrigada pelas dicas. De verdade, já to clicando nos outros links, porque essa parte mais burocrática não é minha área..rs

    Beijoks

    www.atesemsalto.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei assuas dicas e estou salvando seu link pra hora que eu for montar meu Midia kit

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!