02 setembro 2016

O que aprendi no Pinterest sobre fotografia


  O Pinterest se tornou meu espaço favorito, acabo passando mais tempo nele do que no Instagram e até mesmo aqui no blog. Essa rede social é uma verdadeira vitrine de conteúdo e já faz algum tempo que a uso para me aperfeiçoar em determinados temas e também para buscar inspiração.

Ultimamente eu tenho pesquisado e lido muito sobre fotografia e técnicas para melhorar as fotos, visto que eu tenho que me virar nos 30 para conseguir um clique "postável", pois minha câmera não colabora muito. E dicas boas são dicas compartilhadas, né? Por isso o post hoje é sobre o que aprendi no Pinterest sobre fotografia.


Como fotografar bem para o seu blog

Iluminação:


Uma das melhores maneiras para conseguir uma foto clara, nítida e limpa é usando a luz natural, fazendo isso na parte mais iluminada da casa, perto de uma janela, ou ao ar livre. Naturalmente o horário de fotografar é diferente para todos, pois depende bastante de onde você mora, porém, para fotos em ambientes fechados experimente o horário das 8:00 às 9:00 da manhã, podendo ainda arriscar às 11:00. Para fotos externas o melhor momento é uma hora e meia após o nascer do sol e no meio da tarde.

Posicionamento:


Outro aspecto importante na fotografia é o posicionamento do objeto que será fotografado. Em fotos para bloggers o foco é o produto a ser mostrado (esmalte, batom, livro, roupa, calçado), então, o ideal é colocar o objeto em questão sob uma superfície plana e bater a foto de cima, ou seja, você em pé em frente ao produto.



O posicionamento do objeto sob a fonte de luz também é de extrema importância. Você conseguirá uma foto mais clara se posicionar o produto de maneira que, ao bater a foto, você fique de costas voltadas para a fonte de luz, ou longe dela.

Refletores:


Quando temos pouca luz e há a necessidade de fotografar no exato momento, temos que aproveitar o pouco que há. Nessa hora os refletores entram em ação, sendo uma solução rápida e barata para deixar as fotos mais claras. Para quem, assim como eu, ainda não investiu nesse material, uma cartolina branca ajuda bastante.

Branco: Salta a luz
Prata: Ilumina a foto
Preto: Bloqueia a luz indesejada 

ISO:


Vale muito a pena conhecer as configurações da sua câmera e ajustá-las para atender as suas necessidades.  Umas das definições mais importantes, e que mais tem me ajudado para conseguir uma imagem mais brilhante, é a sensibilidade da câmera à luz, o ISO. Quanto maior o ISO, mais sensível à luz a câmera será, e consequentemente será necessário menos luz para fotografar. Porém, é bacana deixar o ISO da câmera o mais baixo possível, visto que um ISO alto compromete a qualidade da imagem, a deixando com pontinhos granulados.

Composição da foto:


É na composição da foto que você mostra seu estilo e dá um toque a mais. Você pode adicionar na composição das fotos tecidos, revistas, livros, outros produtos, papéis, cobertores, vasos, enfim, qualquer coisa, basta usar a imaginação.

Edição:


Redimensionar, cortar, ajustar nitidez, brilho e exposição são passos importantes da edição e que farão diferença no resultado final da foto.

Como fazer boas fotos para o seu blog
Créditos: http://www.designeatrepeat.com


Como melhorar as fotos para o blog
Créditos: http://www.thirteenthoughts.com


Como usar o ISO da câmera
Créditos: http://www.thirteenthoughts.com


A câmera que eu uso é uma digital, Sony Cyber-shot de 14.1 mega pixels, está bem usada mas quebra um galho. Tenho colocado em prática todas as dicas aqui expostas, e principalmente isso, tem que praticar e testar bastante para conseguir o resultado desejado.

Você já usa o Pinterest? E quais as suas dicas para uma boa fotografia?

6 comentários:

  1. Adorei o post Nanda! Desde que você me falou que o Pinterest é responsavel por varias das suas visitas to usando e estudante bastante sobre. Nunca pensei num board com dicas de fotografia, vou fazer :D você tem um assim? Acho que já te sigo lá mas não sei se olhei muito :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. <3
      Ainda não criei nenhuma galeria nessa categoria! :/

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog e pelo post. Amei as dicas, tenho conta no pinterest mas nunca usei ele pra nada acredita? Vou começar usar hehehe e tentar colocar suas dicas em prática. Gostei bastante, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! <3 Eu amo o Pinterest, vale à pena mexer um pouco lá. Haha

      Excluir
  3. Eu amo o Pinterest,mas ainda não uso tanto.
    Adorei as dicas,seu post ficou ótimo!
    Beijo
    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!