Tutorial: Como edito fotos para o blog e instagram

29 outubro 2016

  Nas fotos que faço para o blog e instagram os meus equipamentos são a câmera, cartolina e folhas brancas, iluminação solar e paciência. Meus cliques estão longe de serem perfeitos e também não sou mestre em edições de imagem, porém, faço o básico e que vem dando para suprir as minhas necessidades. O post de hoje é um tutorial e nele irei mostrar como edito fotos para o blog e instagram em editor online e sem ter câmera profissional.

Como editar fotos para o blog e instagram


A câmera que uso é compacta, uma Sony cyber-shot de 14.1 mega pixels com zoom de 4x, não é uma das melhores mas me ajuda bastante. Normalmente deixo o equilíbrio de branco configurado em luz do dia ou auto, depende da foto que quero, e dou zoom pelo menos uma vez em imagens de produtos. É importante que você use os recursos oferecidoss pela sua câmera, mesmo que seja de um celular. 

Busco não modificar muito a imagem acrescentando filtros ou edições pesadas, pois como se trata de produtos preciso manter a cor da foto o mais fiel possível a cor real. O passo a passo é válido apenas para o tipo de foto apresentado, swatch de batons nos lábios não se encaixam aqui.

Vamos ver como faço?

O editor online usado nesse tutorial é o BeFuncky Photo Editor.

1° Passo: cortar a foto


O primeiro passo da edição é o corte da foto. Uso a forma livre do editor, onde ele mesmo sugere um corte e ajusto conforme eu preferir.


Como editar fotos para o blog e instagram

2° Passo: retirar manchas desnecessárias


Como uso por muito tempo os mesmos papéis para fotos eles acabam manchando de batom, como é o caso da foto atual onde há uma mancha no lado esquerdo. Para retirá-la vou na sessão "retoque" do editor, representada por um olho, em seguida seleciono "carimbo". Coloco o mouse sobre a parte da foto que desejo clonar, logo após arrasto para onde há a mancha, e pronto, retirei.

   
Como editar fotos para o blog e instagram

3° Passo: aumentar nitidez


O foco da minha câmera não é tão perfeito, por isso sempre aumento a nitidez das minhas fotos no editor para então diminuir o desfoque das imagens e deixar os detalhes mais aguçados. 
A quantidade da intensidade que eu uso sempre depende da quantidade de desfoque presente na foto original.

Como editar fotos para o blog e instagram

4° Passo: corrigir brilho, contraste e destaques


A parte que eu considero mais importante na edição é nessa onde mexo em "exposição", pois aqui eu corrijo o brilho, contraste e destaques da imagem, a deixando ainda mais viva. Os valores usados também são estabelecidos de acordo com a necessidade da foto.

Como editar fotos para o blog e instagram


5° Passo: corrigir a cor da foto


Em "saturação" eu consigo ajustar a intensidade do tom da foto, e em "temperatura" é possível recolorir ou alterar a transparência de uma das cores presentes. Esse passo faz toda a diferença no resultado final!

Como editar fotos para o blog e instagram

6° passo: redimensionar a foto


No passo final é onde defino as dimensões da imagem. Se a foto vem para o blog, sua largura diminui para 800px, mas se vai para o instagram a largura fica em 1600px, nos dois casos a altura não importa. Por que isso? As imagens do blog não podem ser pesadas para não prejudicar o carregamento do mesmo, se diminuo a largura consequentemente diminuo a altura e os kbytes, deixando a foto "leve". 

Já as fotos que vão para o instagram devem ser "pesadas" pois o aplicativo compromete a resolução quando reduz a imagem aos seus parâmetros. Se eu usar uma imagem de 600px de largura na hora dessa redução a imagem perderá metade ou completamente a qualidade, ficando granulada e horrível. Depois que passei a seguir essa organização a qualidade das minhas fotos ficou bem melhor, você mesma pode comparar isso olhando fotos recentes e as mais antigas. 

Resultado da edição:


Resultado de como editar fotos para o blog e instagram


Antes de postar a foto no instagram ainda faço o corte sugerido pelo aplicativo, deixando a foto quadrada e retirando as partes "desnecessárias".  Acabei de publicá-la lá no perfil @simplesbellablog, vai lá curtir e comentar se você viu esse post?



Curtiu esse post? Então não vá embora sem comentar, ficarei muito feliz! ♥

♥ CURTA: Simples Bella - Blog no Facebook ♥ 

22 comentários:

  1. Amei as dicas, da o super úteis. Parabéns pelo post e pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Então, eu confesso que beeem no início do meu blog, eu ainda não conhecia direito esse mundo da blogosfera e não ligava muito para fotos. Hoje em dia já mudei bastante minha forma de pensar e sei que um bom click é essencial pro post.
    Adorei as dicas!

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre me importei, mas como não tinha uma câmera boa colocava isso como barreira. Dai comecei a pesquisar formas de deixar a imagem mais ou menos mesmo com uma câmera mais fraca, e fiz muito bem!
      Obrigada ♥
      BEIJOS!

      Excluir
  3. Achei incrível esse tutorial, só me mostrou o tanto que tenho que melhorar a qualidade das minhas fotos de resenhas, tanto na edição como na hora de tirar. Eu adorei suas dicas, vou começar a por em prática.


    Beijos
    Www.joyceneves.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, certeza que você consegue melhorar! ;)
      Beijos ♥

      Excluir
  4. Amei as dicas! Sempre edito minhas fotos pro instagram pelo PicsArt, e eu adoro <3 E eu já testei esse site, é muito bom!
    Beijos
    Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não consegui me adaptar a app's ou fazer qualquer outra coisa em celular, sou refém de computador! haha
      Que bom que gostou ♥ Beijos

      Excluir
  5. Oi Nanda, tudo bem ? Gostei muito das dicas, são valiosas ! Eu mesma achava que a Cybershot não tinha qualidade até ler este post, confesso que tinha um preconceito que acabou de me dar tchau. Adorei teu blog, e já adicionei como seguindo pra acompanhar as novidades. Beeijo !
    www.propositofeminino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu reclamava demais da bichinha no início, mas é aquele ditado: quem não tem tu, vai tu mesmo. Então comecei usá-la! kkk
      Seja muito bem-vinda, agradeço a presença aqui! ♥-♥

      Excluir
  6. Adorei as dicas! Sempre estou aqui porque seus posts são maravilhosos! Prometo que vou comentar mais hehe

    www.livrebeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Seus posts de ajuda para blogueiras são dos melhores! Leio atentamente, principalmente sobre fotografia, porque amo isto. Gostei da dica do editor online, vou testar, mesmo sendo péssima nesses programas de edição! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou péssima mas to indo! kkkkk Certeza que você consegue ♥

      Excluir
  8. Eu conheço esse site, porém ainda tenho um pouco de dificuldade.Adorei o post!Ficou incrível! Parabénnss <3

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas, Nanda, como sempre rsrs. Obrigada. Beijos :)

    ResponderExcluir
  10. Nanda eu sempre tenho desculpas pois tiro foto pelo celular então no momento é td que eu tenho. Vou conseguir melhorar lendo esse post. bjos gata

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, vou testar este editor ♥ beijo!
    Atualmente uso o photoscape, mas ele não tem muitas opções legais pra foto...

    www.alicesantana.com.br
    @alicedesantana

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!