PUBLICIDADE

10 coisas que você deve fazer antes e depois de publicar um post

24 novembro 2016
Eu costumo falar que nós bloggers somos pau pra obra toda: criamos conteúdo, fotografamos, editamos, postamos, respondemos e-mails e comentários, divulgamos e várias outras coisas todos os dias para manter um blog alimentado e online.

Porém, apesar de tudo isso, é necessário reservar uns minutinhos para dar atenção aos 10 tópicos que serão citados nesse artigo, veja 10 coisas que você deve fazer antes e depois de publicar um post.

10 coisas que você deve fazer antes e depois de publicar um post

Antes de publicar:


1. Criar um título persuasivo e eficaz para gerar cliques


O título é a chave do post, por mais que o conteúdo seja bom, se ele estiver fraco as pessoas não serão motivadas a clicar e ler. O título do seu post é incrivelmente importante, por isso certifique-se de sempre defini-lo de forma que fique descritiva e persuasiva, para então incentivar os cliques.

Aqui está um exemplo meu de post com título fraco, e que após mudar os cliques aumentaram:

⤿ Google Analytics: O que é? Como funciona? (Antes)


Lembre-se sempre que, por mais que seu post esteja otimizado corretamente e apareça na primeira página de resultados de pesquisas no Google, isso não te garante que ele será clicado. Você está concorrendo com milhares de artigos, estar só na primeira página não basta.


2. Interlinkar postagens antigas


Quando você escreve um novo post e menciona postagens antigas relacionadas ao assunto, além de contribuir para o SEO, está dando mais informações aos leitores sobre o tópico e consequentemente o mantendo mais tempo em seu blog. É bom para todos!

3. Escrever parágrafos curtos e com espaço entre eles


Mesmo se o assunto for interessante, criar longos parágrafos e sem pausas é um deus nos acuda para a sanidade de quem está lendo. Tente não escrever mais de 6 linhas em seus parágrafos para facilitar a leitura, e procure manter uma formatação padrão em todos os seus artigos.

4. Certifique-se de que está otimizado corretamente (SEO)


Continuarei falando sobre Search Engine Optimization (SEO), pois é uma necessidade para todo tipo de blog e não pode ser ignorado. Um post otimizado de maneira correta é enxergado pelos motores de pesquisa, tendo a oportunidade de crescer recebendo mais visitas orgânicas.

Confira o seguinte post se você não sabe sobre o que estou falando, ou ainda tem dúvidas:



5. Adicione uma pergunta ao final para incentivar comentários


Quem não gosta de receber feedback e responder perguntas feitas através dos comentários? Quando se faz uma pergunta ao final do post você está incentivando os comentários, essas perguntas são os empurrõezinhos que faltam para o leitor realizar a ação, claro, se ele não estiver com preguiça.

10 coisas que você deve fazer antes e depois de publicar um post

6. Revise 


Etapa extremamente importante que não deve ser ignorada, eu sempre faço isso, mas provavelmente você já deve ter encontrado algum erro nesse ou em outros posts meus. Pode ser chato, mas não fica cansativo se dividir a revisão em etapas.

Eu sempre escrevo 2 ou 3 parágrafos e em seguida visualizo a postagem, tanto para corrigir erros, quanto para analisar a formatação e ver como a minha forma de abordar o assunto está ficando, assumindo então o lugar de leitora. Sigo fazendo isso a cada dois novos parágrafos, e quando concluo reviso tudo junto.

Depois de publicar:

7. Compartilhe no Google+


Após publicar divulgar é essencial, e o seu perfil no Google+, bem como as comunidades, são extremamente importantes nessa etapa. Os artigos compartilhados nessa rede social são priorizados pelo Google e quando recebem vários "+1" ganham ainda mais impulso. Aqui no blog já tem dois posts falando sobre a importância  do Google+ para um blog, confira:



8. Compartilhe nas demais redes sociais do blog


Se seu blog tem página no facebook, twitter ou instagram, não deixe de divulgar novos posts nessas redes. Aqui você é livre para usar uma imagem mais elaborada e chamativa, além de fazer uma ótima introdução do assunto para atrair os leitores.

Meus meios de divulgação são Google+, Fã Page, Instagram, Pinterest e grupos do Facebook. Confesso que antes eu tinha preguiça e não via retorno, mas aprendi a maneira correta de divulgar e então as estatísticas mudaram. Meu tráfego social nesse mês está da seguinte maneira:

Facebook - 75,11%
Blogger - 9,30% (Seguidores do blog que acessam pela lista de leitura)
Google Plus - 8,86%
Instagram - 3,59%
Pinterest - 2,69%
Twitter - 0,45% (Apesar de não usar)
Dados do Google Analytics
Atualização (Agosto de 2018) - O Pinterest representa, hoje, mais de 50% do meu tráfego. Saiba como usá-lo participando do meu Desafio Pinterest Ninja em 5 Dias

9.  Responda os comentários


Não seja do tipo de blogueira que não responde comentários e faça um esforço para respondê-los, principalmente os que há dúvidas por parte dos leitores. Responder comentários é uma maneira de construir um público forte, gerar mais engajamento e mostrar que valoriza quem te lê. 

10. Divulgue novamente 1 mês depois


Conforme for criando novas postagens não esqueça de voltar a divulgar as antigas, principalmente as que foram bem aceitas. Uns 5 meses depois também faça uma nova avaliação e mude o que achar necessário, acrescentando mais links ou informações adicionais.

Você faz algo dos tópicos que aqui foram citados ou faz algo a mais? Já que leu este post até o final, não nos deixe sem comentar, ok?

💓 INSTAGRAM: @simplesbellablog 💓

💓 PÁGINA NO FACEBOOK: Simples Bella - Blog 💓

33 comentários:

  1. Antes não ligava muito em colocar palavras-chaves e nem usar as ferramentas corretas, comecei a usar semana passada a propriedade de imagem e colocar-palavras chaves e esta me dando um excelente resultado!! Divulgar o post novamente depois de um mês estou fazendo isso no face o que não fazia também kkkk e esta me dando um bom retorno também.

    Acho que agora realmente estou começando a trabalhar de verdade com o blog. Confesso que tinha um pouco de preguiça mas agora vejo que para ganhar com esse ramo tem que trabalhar duro!! Agora realmente eu despertei rsrs Adorei seu post Nanda!! Parabéns e eu achei uma plataforma nova para blogueiros, fiz um post e vou te mandar pois achei muito bacana e gostaria de saber sua opinião se realmente é boa. Beijos :3

    http://www.manequim-alternativo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E põe duro, viu? Se a gente quiser ganhar destaque tem que tratar e se dedicar feito um trabalho comum como qualquer outro, hora pra começar e hora pra acabar, além de muita organização. Muito obrigada pelo comentário, e mais uma vez, obrigada pela indicação da plataforma! 💓

      Excluir
  2. To super feliz que boa parte desses tópicos eu já faço no meu blog mas também vi que tenho muito ainda pra aprender! <3 Valeu pelo post suuuper utilidade pública, beijão

    Quero ser Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente sempre tem muito o que aprender por aqui, cada dia uma atualização diferente! haha
      BEIJOS 💓

      Excluir
  3. Nanda e seus posts importantíssimo. beijos flor.

    ResponderExcluir
  4. Suas dicas são sempre maravilhosas! Amo o seu blog! Parabéns e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Estou acompanhando suas dicas para blogs e estou amando, vou colocar em prática esta de compartilhar a publicação após um tempo. E realmente as palavras chave fazem uma bela de uma diferença.
    Adorei as dicas.

    Bjux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona muito, viu? Não devemos esquecer nossos suados e demorados posts, é divulgar sempre! Que bom que gostou 💓

      BEIJOS

      Excluir
  6. Eu estou tentando levar meu blog mais a sério, pra isso eu preciso ler e aprender muitas coisas! Seus posts estão sendo de grande ajuda para mim, com esses artigos eu descubro muitas coisas novas, entendo coisas que eu já havia ouvido falar e vejo o quão complicada a blogosfera é! O conteúdo do seu blog é simplesmente incrível! Eu tenho certeza que você irá conquistar muitas coisas com esse blog! Continue com esse carinho e dedicação que você irá longe :)
    Beijinhos

    http://umapessoatagarela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode parecer complicada no início e no primeiro contato, mas nem é tanto. É só ir estudando e colocando em prática que flui rápido.
      Muito obrigada por esse comentário super incentivador, me motiva ainda mais! 💓
      BEIJOS

      Excluir
  7. Nanda, amei as dicas! Essas postagens que ajudam no blog me interessam demais. =)
    Eu sempre reviso meus posts também, principalmente pra ver possíveis erros de digitação e a formatação. Ainda confiro mais uma vez depois que publiquei. Nunca se sabe, né?
    Adorei também o post do SEO!

    Chiquereza

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o seu post.
    Vou colocar em prática suas dicas.
    Acabei de conhecer seu blog e quero ficar por dentro de todas suas dicas!!!

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  9. Para tudo que seu post e blog vai me ajudar demais!! Muuuuuuito Obrigada! testarei tudo e te aviso depois como ficou :) Beijos Linda

    ResponderExcluir
  10. Nanda, teria como voxe falar sobre o pinterest ?como se divulgar por la e tals ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estou aprendendo formas eficazes de usar ele, assim que conseguir resultados maiores eu divulgo aqui! 😘

      Excluir
  11. Dicas anotadas flor!
    Conhecendo seu blog e já seguindo pra não perder suas novidades! segue de volta?
    Beijos 😘
    Minhas Inspirações

    ResponderExcluir
  12. Ajudo bastante,tentarei seguir as dicas e aos poucos chego la kk' Continue fazendo posts assim ajuda muito.bjuus
    Parabéns pelo blog

    www.garotaincomum.com

    ResponderExcluir
  13. Que dias ótimas!!!! Vão me ajudar muito nesse começo de blog. Obrigada :)

    O Mundo de Eulália

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Estou começando um blog agora e queria dizer que suas dicas são incríveis. Já li pelo menos uns 10 artigos no seu site e estou amando o conteúdo. Espero que um dia o meu possa ser assim também. Obrigada pela inspiração!

    https://tempapelnamesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Nanda, começando agora nesse mundo, amei as dicas, estou estudando e me aplicando para por tudo em prática. Blog ainda não está no ar, mesmo assim deixo aqui o endereço. Continue fazendo com amor e tudo dará certo, beijos.
    www.organizarcão.com.br

    ResponderExcluir
  17. Dicas maravilhosas! Estou amando seu blog! http://resenhasdarafa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigada por compartilhar tanta informação... Estou iniciando um blog de decoração e descobri seus artigos no Pinterest, estou encantada. Sucesso pra você!!!

    https://decoracaoedetalhes.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei esse post! Eu faço quase tudo isso que você falou, mas confesso que a parte das palavras chaves ainda é um desafio para mim. Beijos!

    Www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
  20. Comecei agora no wordpress e ainda tô bem baby steps, mas tentando entender esse mundo ❤

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana