PUBLICIDADE

10 Dicas para fotografar sem equipamento profissional

28 dezembro 2016
No blog ou instagram o fator determinante para prender a atenção do público são as fotos. Não é necessário ter uma câmera profissional ou um Iphone da vida para conseguir cliques bonitos, com alguns passos simples é possível produzir belas fotos. As fotos que produzo para o instagram e pra cá são feitas com minha câmera simples (Sony Cyber-shot DSC-W610) e estou sempre recebendo elogios, e perguntas do tipo: como você faz? Não há mistério nenhum, e aqui trago 10 dicas para tirar ótimas fotos com equipamentos simples, a de número 7 irá te ajudar bastante.

10 Dicas para fotografar sem equipamento profissional

10 dicas para fotografar sem equipamento profissional

1- Limpe a lente


Celular ou câmera, tanto faz, a lente precisa estar limpa para então ter uma foto mais nítida e clara. Pode parecer um detalhe bobo, mas faz toda a diferença na hora de fotografar.



2- Use a luz natural


Sempre que possível use e abuse da iluminação natural, as imagens ficam mais suaves, limpas, com tons naturais e ainda mais bonitas. Aproveite o quintal, jardim e até mesmo a luz que entra pela janela. Todas as minhas fotos são feitas na luz natural, em torno das 15:30 e 18:00 (horário de verão), tanto com a câmera, quanto com o celular, e ficam extremamente limpas.


3- Pense qual estilo quer colocar em suas fotos


Qual é o seu estilo? O que quer transmitir com suas fotos? Quais suas cores/combinações favoritas? Defina antes de tudo qual estilo deseja colocar em suas fotos, essas informações te guiarão no momento de montá-las. 

Eu curto fotos claras, em backgrounds brancos/claros e até mesmo brilhosos, e com zoom 1x para clicar os detalhes. Portanto, minhas fotos sempre têm essa temática.


4- Liste quais objetos  deseja incluir nas fotos


Faça uma lista de quais objetos você deseja incluir em suas fotos, em seguida confirme quais você tem e quais precisará comprar. Particularmente só uso objetos que já tenho em casa, mas nem sempre o que a gente tem colabora em deixar a foto como imaginamos, né? Então, se puder comprar, compre!

Nessa lista pode incluir coisas simples, mas que diferenciam bastante as fotos: itens de papelaria, bijuterias, livros, cartinhas, pincéis, glitter, canetas coloridas, fitas coloridas, porta-jóias, etc.


5- Clique para focar


Essa dica é para quem usa o celular, algumas meninas me perguntaram se tem como deixar a foto com o fundo ligeiramente desfocado e o foco apenas no objeto principal, e tem sim. Vários celulares tem a opção de foco automático, já outros focam quando clicamos onde desejamos manter o foco.


6- Evite o zoom em excesso


A menos que sua câmera seja uma superzoom, semi ou profissional, se puder evitar por completo o zoom, evite, pois essa opção faz a foto perder a qualidade e com ela também é difícil focar. Se mantenha o mais próximo possível do objeto a ser fotografado, ou opte por dar zoom 1x para enquadrar a foto, é assim que faço para não perder muito a qualidade.

Obs: essa dica foi com base no meu equipamento.

7- Use como fundo coisas que você tem em casa


Eu usava bastante apenas cartolinas e folhas brancas como fundo, mas quis dar outro toque no meu feed e sai catando o que tinha em casa e dava pra usar nas fotos: papel de presente, papel de carta, caixinha de perfume e caixinha de presente.

Leitura recomendada >> Como usar o Pinterest e aumentar o tráfego do seu blog

 8- Teste vários ângulos


Brinque com os ângulos, divirta-se e consiga fotos ainda melhores testando ângulos diferentes, esse fator também faz uma diferença enorme na finalização da fotografia: fotografe do alto, de baixo, dos lados, longe, perto. E não se preocupe se acabar cortando itens que compõem a foto, na minha visão isso dá um charme a mais.

9- Seja criativa


Experimente diferente perspectivas, realize ajustes, tire ou acrescente itens, brinque com o arranjo da foto, você ficará surpreendida com o que consegue ao final.

10- Capriche na edição


Com aplicativos ou editores online, realize ajustes no brilho, contraste, nitidez, exposição, saturação, sombras e dê os cortes necessários na foto. Depois de fotografar, essa é a minha parte favorita pois damos o toque final na arte!

Para colagens e edição eu uso o befunky.com e estou bastante satisfeita.


Se você tem uma super dica e queira acrescentar, pode deixar nos comentários, ajudar nunca é demais!

Me siga nas redes sociais:

💓 INSTAGRAM:  @simplesbellablog 💓

💓 PÁGINA NO FACEBOOK:  Simples Bella - Blog  💓

22 comentários:

  1. Adorei as dicas, luz natural é tudo para uma foto perfeita. Ah, e suaa fotos ficaram mais que perfeitas. É uma pena que eu não tenho nada pra tirar fotos, ia testar essas dicas!!! Beijos mil!

    https://www.boas-depapo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo essa iluminação, curto testar todos os horários possíveis! kkkk Fotografa coisas antigas mesmo, nem que seja só para fazer testes!
      Muito obrigada 💓 Super Beijo!

      Excluir
  2. Ameiiu essas dicas
    Coisas simples, mas um resultado maravilhosoo
    Seguindo seu blog ja
    Bjinhos
    Só os Loucos Sentem
    Instagram
    Fan Page
    Google +

    ResponderExcluir
  3. Seus posts sempre me ensinam muito Nanda!
    Adorei, fico sempre observando suas fotos no insta, todas sempre muito bonitas e os produtos parecem sair da tela rs.
    Um beijo e feliz ano novo!

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que felicidade ler isso, Emanuelly! 💓-💓 Muito obrigada.
      Feliz e próspero ano novo pra ti! 💓 BEIJOS

      Excluir
  4. Este post salvou a minha câmera! haha, tava pensando seriamente em trocar ela por uma melhor, porém vendo o seu post, vi que não estou usando ela corretamente, a minha é também uma sony cybershot, modelo dsc - w830 20.1 mega pixels, preciso aprender usar ela melhor. Você usa ela no modo fácil, ou você ajusta manualmente, poderia fazer um post só sobre isso quando der? Obrigada ♥


    Fico encantada com teu feed, todo dia dou uma espiadinha por lá!

    Beijoooos!
    www.alicesantana.com.br
    @alicedesantana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As únicas coisas que ajusto são o flash que eu retiro, e as vezes altero o equilíbrio de branco para "luz do dia" ou "auto", no mais, deixo os ajustes normais dela. 20.1MP é ótimo, adoraria que a minha tivesse uns MP's a mais kkkkk Também desejo ter uma melhor, mas por enquanto essa vai levando! kkkk
      Obrigada pela sugestão, quando der eu faço sim! 💓
      Muito obrigada pelo comentário também, me alegra muito saber disso. BEIJO 💓

      Excluir
  5. Arrasou! Adorei as dicas, são bem simples e práticas.
    Feliz Ano Novo! ❤️

    www.pausapracriatividade.com

    ResponderExcluir
  6. suas dicas para tirar foto foram maravilhosas. Nada como luz natural, angulo e conhecer a sua camera, tem funções super legais e que dão um up na foto.

    Te convido a conhecer meu blog Contagious Conspiracy. Lá eu posto minhas fotografias <3 Ficarei muito feliz em receber uma visita sua.
    http://nataliasapienza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! ❤️ Com certeza visitarei seu espaço. Obrigada pela visita e comentário! BEIJOS

      Excluir
  7. Ótimas dicas, vou usar!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  8. Opa, ótimas dicas!
    Sobre evitar o zoom em excesso, acho que depende um pouco da câmera! A minha tem lente grande ocular, que tem distância focal super curta, o que é ótimo para landscapes, mas "estica" a imagem na porção central quando vc aproxima muito a lente. Então boto um zoom equivalente a 50mm ou mais pra fotografar os batons do meu blog - assim a imagem não fica distorcida e consigo desfocar bem o fundo regulando a abertura. Senão, todo batom sairia gordinho e tortinho na minha câmera, rs!
    Beijão!! :*
    www.batomnabolsa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, mas o tema do post é com equipamentos simples, que é o caso da minha câmera e as demais que não tem uma distância focal com o zoom tão boa, e usando ele perde a qualidade da foto toda!
      BEIJOS

      Excluir
  9. Essas dicas são ótimas! O zoom realmente faz perder muita qualidade, eu sempre tento evitar. E adoro usar fundo bem claro e investir nessas coisinhas. Vivo guardando mil papéis pra usar no fundo, acho que fica tão fofo x) É só ter bom gosto :3

    Kisses!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vejo algum papel fofinho dando bobeira aqui em casa já penso em usar nas fotos! kkkkk
      BEIJOS 💜

      Excluir
  10. Adorei seu blog e principalmente as dicas, sem dúvidas limpar a lente, principalmente do celular que sempre está sujinha faz toda a diferença nas fotos. E a luz natural é maravilhosa, traz resultados incríveis.

    Beijos
    caroldoria.com

    ResponderExcluir
  11. Quero colar na testa esse post por ter dicas tão maravilhosas! E de graça! HAAHAHA Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nanda
    Adorei o artigo. Dicas valiosas.
    Eu também uso o que tenho em casa para compor cenários. Porém já tenho algumas peças que uso só para fazer as fotos.
    As fotos são muito importantes para quem vai vender online, por isso vale a pena investir tempo e ir aprimorando as nossas fotos.
    Afinal tudo é prática.
    Parabéns pelo conteúdo.
    Sucesso sempre!!!


    Vou Empreender e agora?

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana