5 razões pelas quais você está perdendo seguidores no Instagram

20 agosto 2017
Você ganha 10 seguidores no Instagram e no dia seguinte perde 15? Seu número de seguidores empacou e parece não sair do lugar? Bem-vindo ao time, você é normal como todos nós. Nem todos irão adorar seu conteúdo para sempre! Porém, muitas vezes e sem perceber acabamos tendo comportamentos que acabam afastando os seguidores, fazendo-os assim clicar no botão e deixar de seguir.

5 razões pelas quais você está perdendo seguidores no Instagram


1- O Instagram está fazendo uma limpeza 


Nos últimos meses o Instagram passou a fazer uma limpa, principalmente em contas que vão contra as diretrizes do aplicativo, fazem muito spam ou usam ferramentas que não são permitidas na rede social. Se sua conta for mais antiga, ou você recebeu muitos seguidores provenientes de hashtags, considere essa possibilidade.



  2- VOCÊ NÃO ESTÁ SENDO SOCIAL


Crescer no instagram não consiste em apenas criar uma conta e publicar fotos, requer um trabalho diário para atrair novos seguidores e manter os que já seguem, esse trabalho envolve interagir com o seu público e com as pessoas que você segue todos os dias. Seria legal você reservar um tempo para curtir e comentar fotos de pessoas que supostamente se interessariam pelo seu conteúdo, além de se envolver com os seguidores atuais e perfis que você segue para não cair no esquecimento e receber um unfollow.

→ 3- VOCÊ POSTA POUCO OU POSTA EM EXCESSO


É preciso ter um equilíbrio na frequência de publicações para não publicar em excesso, ou não publicar nada. A cada novo post os seus seguidores estão te conhecendo, se o conteúdo é agradável e as legendas são interessantes eles então passarão a ter entusiasmo para ver novas publicações.

Quando você quase não publica, não dá aos seguidores a oportunidade de se acostumarem com o seu conteúdo, os fazendo esquecer quem é você e até porque te seguiram. Por outro lado, se você posta demais, pode encher o feed dos seus seguidores, por vezes até com conteúdo repetido, e irritá-los, os fazendo dar unfollow por conta do excesso e mais do mesmo.


→ 4- SUAS LEGENDAS NÃO SÃO INTERESSANTES E NEM ENVOLVENTES 



Fotos de alta qualidade são interessantes, mas são as legendas que incentivam o engajamento do seu público. Sempre que for criar uma legenda certifique-se de que há contexto e coesão entre a imagem e o que foi dito. Para incentivar seu público a comentar, arrisque fazer perguntas ou contar uma história por trás da foto, dessa forma irão se sentir como em uma conversa entre amigos e ficarão mais confortáveis em deixar um comentário.

Preste atenção nos erros ortográficos graves, em diferenciar letras minúsculas de maiúsculas, e o principal, ter sua voz. O que eu quero dizer com isso?  Parece que hoje, na internet, as pessoas perderam a identidade, se comportam iguais e falam quase todos iguais. Usar os famoso memes é uma boa (com moderação), mas criar legendas extremamente iguais aos dos demais perfis não é algo criativo, e as redes sociais exigem que você seja diferente se deseja trabalhar com isso.

Nas últimas semanas legendas do tipo "é close que você quer @?" e "Assany, divany, lacriany" dominaram os perfis que eu sigo e os que apareciam na aba explorar, eu tinha a sensação que só mudava a foto, quem escrevia a legenda era a mesma pessoa, e acredite, não soa legal. Como vamos interagir com isso? De que forma seremos incentivados a seguir o perfil?


→ 5- VOCÊ NÃO AGREGA NADA AOS SEGUIDORES


Dê algo a eles e eles voltarão, seja entretenimento, informação, valores, dicas ou risadas. Alguns perfis são lotados de fotos extremamente bem produzidas, feed loucamente organizado, e ao mesmo tempo são vazios, pois aquelas fotos acabam por acrescentar em nada para quem segue.


Não precisa de muito esforço, basta apenas parar e perguntar: Por que você para de seguir alguém no Instagram? E veja se os seus motivos podem estar sendo o mesmos dos seus ex-seguidores!

É importante sempre fazer uma autoavaliação acerca do seu conteúdo e comportamento, mas a dica primordial é não surtar quando perder uma alta quantidade de seguidores, faz parte do crescimento de uma conta e da filtragem de quem gosta do seu conteúdo, e quem não. Ok?


7 comentários:

  1. Perfeito, adorei as dicas! E também não suporto lá nos stories quem avisa q tem foto nova hahaha o máximo q faço é avisar q tem post novo no blog, dai acho q pode, né?! Bjoss

    www.vidaloucadecasada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Eu também tenho usado os Stories para esse fim.
      Beijos ♡

      Excluir
  2. Eu não saio do 430 seguidores ;-; mas eu já percebi que uso as mesmas hashtags, preciso tirar um tempo para achar novas pois sempre que coloco # diferentes cresce os seguidores. Eu preciso interagir mais também...

    http://www.manequim-alternativo.com

    ResponderExcluir
  3. Essas tuas dicas valem ouro! Eu sou dessas que às vezes paro de seguir as pessoas por causa de overflood e também por falta de posts, e o "tem foto nova no perfil" eu odeio muitooo! Gosto quando avisam que tem post e já deixam o link, porque daí já consigo ver a postagem x)

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, gostei das dicas :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Verdade, falou tudo. Ficar mendigando likes e comments é uma verdadeira merdaaaa
    Eu tenho que postar um pouco mais e interagir mais, obg pelas dicas. Sucesso!

    www.lecharmefrances.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Mês passado eu perdi vários seguidores no Instagram e isso me abalou um pouco. Perdi mais de 30 seguidores, do nada. Ai fui ver e percebi que passei alguns dias sem postar. Eu tento postar todo dia, no máximo três vezes por dia. Mas acabei falhando e isso me incomodou e incomodou quem me seguia...

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!