PUBLICIDADE

Porque você deve dar um tempo das redes sociais

16 fevereiro 2018
Abro o Instagram, não consigo mais ficar nem 5 minutos. Como blogueira, as redes sociais fazem parte da minha vida diariamente, é através delas que faço meu blog crescer, divulgo meu trabalho, converso com colegas e leitores. Definitivamente eu acho que foi uma das melhores invenções do nosso século, é incrível descobrir o mundo, coisas e pessoas novas através de um celular. É também uma ótima maneira de compartilhar nossas visões, realizações e fotos. Mas, as vezes esquecemos que redes sociais não representam a vida real, são ferramentas ótimas e perigosas na mesma proporção!

Chega um momento que precisamos recuar, dar um passo atrás e desintoxicar. Eu já me peguei várias vezes frustrada por não conseguir atualizar o instagram do blog durante a semana, e desesperada por estar perdendo seguidores nesse período afastada. Veja só que estupidez da minha parte! Perdi as contas de quantas vezes estava insatisfeita com algo em meu corpo - e na minha vida -, e fiquei me crucificando, apontando defeitos em mim ao me comparar com aquela it girl top famosíssima. Por que eu não consigo ser maravilhosa o tempo todo como ela? Mesmo não tendo horas de sono dignas por causa da ansiedade, e todo problema emocional estar refletindo de forma negativa sob a minha pele e meu cabelo, eu queria estar maravilhosa igual ela.

Com isso, eu decidi que é importante fazer pausas desse mundo de ilusão, acordar para a vida real e focar no que é importante, para então manter um corpo e mente saudável.

Porque você deve dar um tempo das redes sociais

Quem entrar no meu instagram pessoal hoje, verá que há apenas 3 publicações. Quem visita o instagram do blog, já percebeu que as publicações já não estão frequentes como antes, não me faço tão presente nos stories ou no feed para curtir e comentar. No final de dezembro eu adoeci, foi uma experiência horrível, e naquele momento mais do que nunca eu percebi que é necessário separar a vida pessoal da virtual, nunca hesite em fazer isso. Por vezes as redes sociais acabam sendo  uma nova fonte de estresse - ou a principal - e se você não está com tempo ou emocional para lidar com elas, as deixe de lado.

Quem cria conteúdo está ciente da falta de inspiração que bate vez ou outra, ou até mesmo da falta de motivação; pois você planeja tudo com tanta dedicação e entusiasmo para ninguém se interessar e, pior, um algoritmo decidir se é um conteúdo de qualidade ou não. Agora ficou mais claro para mim que quando isso acontece é mais válido eu sair da minha conta e tomar um tempo para mim, ventilar as ideias, do que publicar qualquer coisa só para os seguidores não esquecerem de mim. 

O movimento de rotação do nosso querido planeta terra continuará o mesmo se eu ou você fizermos isso!

Porque você deve dar um tempo das redes sociais


Ainda tem pior nesse ramo de blogs: as "blogueiras" que passam o dia cutucando outras blogueiras, jogando indireta ou se vangloriando de algo extremamente tosco, ao invés de produzir o SEU conteúdo e esquecer a colega que faz A ou B. Isso não me desce, estava me estressando e eu preciso dar unfollow em várias dessas que eu sigo!

As comparações...



A gente quer o cabelo igual ao de fulana, o super corpo da ciclana, o guarda-roupa atualizado da beltrana e viajar toda semana igual a fulaninha. Mas, diferente disso, tem que acordar cedo para trabalhar - ou não tenho trabalho -, e mesmo assim não tem dinheiro para fazer o que quer. A vida de todo mundo anda, menos a sua, né? Isso é muito errado, colega!

Rede social não representa a vida real, ninguém posta foto de um ângulo que não favorece, com uma iluminação que não esconde as "imperfeições" do rosto, com a roupa velha favorita de ficar em casa ou o cabelo de qualquer de jeito. Nelas é tudo pensado e programado para ser P-E-R-F-E-I-T-O!

Não vamos concentrar nosso tempo e energia no que não temos mas queremos. Quando isso acontecer, recue e agradeça pelo que tem. Se perceber que todas as comparações são frutos das redes sociais, se corrija; mas se realmente tiver insatisfeita, corra atrás do que quer. Porém, jamais se diminua por não ser igual aos outros!

Está te afetando negativamente, estressando ou fazendo você se esquecer de quem realmente é, dê um tempo. A vida fora da tela luminosa é bem mais interessante se você souber desfrutar!

Porque você deve dar um tempo das redes sociais

16 comentários:

  1. Eu tinha muitos problemas com comparação no começo do ano passado mas depois vi que estava me comparando à toa, que não fazia nenhum sentido eu estar me diminuindo então eu comecei a trabalhar essa questão em mim e hoje eu praticamente nem me comparo mais e sou muito mais feliz com minha vida.

    Mas assim que me casei em Dezembro eu tive muitos problemas em relação ao meu trabalho, ganhei um computador incrível do meu marido, na época noivo, e um dia antes do nosso casamento fomos assaltados e levaram meu pc novo, ele também sofreu uma batida de carro enquanto trabalhava para nosso casamento o que nos deixou com mais prejuízos ainda e meu celular estragou já estou à dois meses sem cel... não consigo fazer posts com frequência porque o pc é emprestado e não alimento o insta direito, está sendo bem difícil nessa parte ainda mais porque estou praticamente sem recursos para investir em meu sonho.

    Foram coisas que aconteceu mas parece que nesse tempo que estou fora das redes eu estou aprendendo a me valorizar mais ainda e dar atenção para coisas que se eu estivesse conectada não perceberia, porque estar sempre ali bloqueia nossa visão do mundo real. Hoje eu não me cobro tanto quanto antes, minha vida não é pior que a de outra pessoa e sei que essa dificuldade está me trazendo muitos benefícios hoje no presente e me recompensará no futuro.

    Eu posso até me inspirar em alguém ou até tentar fazer parecido aquela foto sensacional que vi, posso até conseguir mas eu vejo que não está sendo eu, então porque usar uma cópia de outra pessoa? Fico feliz por eu estar assim e espero continuar, mas também gostaria que as coisas melhorassem para poder investir no meu trabalho. Post incrível Nanda, eu vou fazer post com tema parecido explicando a experiência de estar sem celular. Parabéns!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, consigo te entender! Quando eu não tinha notebook era extremamente difícil atualizar meu blog pelo tablet emprestado, instagram principalmente. Mas você pode usar esse período à seu favor, ir fazendo um banco de ideias de conteúdo e mudanças que você aplicará quando já estiver com seu computador em mãos. :D
      E que bacana, faça mesmo, quando for ao ar me avisa! <3 Muito obrigada.

      Excluir
  2. Eu já me frustei muito por não consegui um numero grande seguidores e sempre fazeia de tudo para crescer e não crescia.. De uns tempos pra cá, parei de investir em numeros e focar somente nos fieis leitores..
    Dá um tempo das redes sociais é sempre bom.. As vezes, faço isso e sei que preciso tornar mais frequente.
    Amei seu post. Percebi que não estou sozinha nessa!
    beijoss
    Blog Levando a Sério | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos sábados e domingos principalmente, eu acho esse detox MUITO importante. Pra gente renovar a energia pra semana que começará.
      Beijos <3 e muito obrigada por ter comentado!

      Excluir
  3. Oii Nanda, tudo bom? Acho muito importante você ter abordado esse assunto, porque muitas vezes nós blogueiras ficamos tão fissuradas naquele mundo de ilusão das redes sociais que esquecemos da vida real e de nós mesmas, a ponto de nos compararmos com outras pessoas e tudo isso parecer um grande jogo de quem é mais feliz, quem é mais bonita, quem tem o melhor cabelo, quem tem mais seguidores, etc, etc, etc.. Isso tudo uma hora cansa e se não tivermos equilíbrio sem querer deixamos subir à cabeça, por isso é tão importante dar um tempo, respirar e enxergar a vida como ela realmente é, que ninguém é perfeito e nada é maravilhoso o tempo todo... Nossa geração tem que tomar muito cuidado com isso.
    Beijos linda, te admiro muito <3

    Juliana Mallorie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto que a gente vê um monte de blogueira "igual", né? Principalmente na aparência. Esse joguinho uma hora cansa, principalmente emocionalmente. E não era pra ser assim! Precisamos enxergar o momento que isso está atrapalhando a nossa vida real, suas palavras foram extremamente bem colocadas <3
      Muito obrigada por comentar e pelo carinho. Super beijo! <3

      Excluir
  4. Eu sempre me sinto assim Nanda. Com a mente carregada, uma tensão nos ombros, na cabeça e eu sei que tudo isso é stress. As vezes também me sinto inferior as outras, e as redes sociais, esse universo de criador de conteúdo que você como eu sabe que não é fácil, é muito trabalhoso, cansativo e com pouco retorno. E é muito bom ficar em off pra relaxar os pensamentos, e esquecer a telinha faz muuuuuito bem! Obrigada por compartilhar com a gente seus sentimentos. Faço das suas as minhas palavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stress, ansiedade, preocupação em excesso, as vezes esquecemos mas não podemos deixar esses intrusos tomar conta do nosso corpo e da nossa mente. Se precisar passar muito tempo afastada, passe! Não tenha medo. <3 Eu precisava compartilhar isso, era algo que já estava guardando há muito tempo.

      Excluir
  5. Faz anos que me sinto assim, que estou estagnada, a vida não vai pra frente nem pra trás, parada e com o tempo correndo nas minhas mãos.
    Essa vida que a gente que trabalha com blogs,canal ou seja lá o que for, é um stress tremendo! nada nunca está bom o suficiente, o da colega sempre está melhor (a história da grama do vizinho sempre é mais verde) e eu tô me afastando um pouco, comecei pelo facebook e tô quase com ranço do instagram kkk

    É complicado quando a gente precisa das redes sociais e ao mesmo tempo precisa de uma pausa, pra por a cabeça no lugar.

    Amei com força esse post, quero tirar print e por um banner na porta do meu quarto haha eu te admiro demais com pessoa! Desejo o mais sincero sucesso sempre! E faço das suas palavras as minhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu me sinto assim começo policiar meus pensamentos, estou no meu tempo e fazendo o MELHOR que posso para alcançar meus objetivos. Faça isso também, não se cobre tanto! <3
      Sucesso para nós!

      Excluir
  6. Eu acompanho seu blog a uma semana e estou assídua agora, acaba virando um vício quando algo nos interessa e nos faz crescer, mas não podemos nos esquecer de nós, concordo! http://mihfarbo.com

    ResponderExcluir
  7. Era o que eu precisava ler. Estou em jejum de rede social e nunca estive tão livre. Voto de apenas uma semana, hoje espero alongar para mes ou talvez para uma vida toda. Em nada em acrescenta, pelo contrário. Que texto maravilhoso! Adorei seu blog e vou acompanhá-lo. ♥️

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto. É exatamente o que estou sentindo no momento, uma preguiça enorme de atualizar minhas redes sociais e de ver a dos outros com coisas que parecem perfeitas.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Nossa ... que fantásticas reflexões apresentou, possível perceber um pouco do melhor de você aqui em suas palavras tão sinceras e cheias de bom senso! Quando nos mostramos parece que fortalecemos tudo à nossa volta!

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana