PUBLICIDADE

Como fazer swatches de batons - Minhas dicas

11 março 2018
Pense num post extremamente pedido... Pensou? Foi esse! Muita gente, mas muita mesmo, já tinha me pedido lá pelo Instagram - @simplesbellablog - para dar dicas sobre como fazer swatches de batons. Minhas fotos não são as melhores, ainda tenho MUITO que evoluir e estou testando novas dicas, por isso dei um tempo desse tipo de foto, mas eu não podia mais adiar essa postagem.

Se você não é familiarizada com esse tipo de foto, deixa eu explicar: swatche é uma pequena parte, prévia ou amostra de um produto. No Instagram os swatches de batons viraram comuns, como forma de mostrar - nos lábios ou no braço - as cores, tipo foto de revista, sabe? Parece uma foto simples, mas precisa de muita prática para conseguir fazer um clique que a gente julgue digno, que mostre a cor real, nitidez e os detalhes. E é sobre isso que falarei aqui!

Como fazer swatches de batons


♡ A câmera:


Precisa ter uma câmera profissional? NÃO

Na realidade, a câmera não é o ponto chave desse tipo de foto. Comecei com uma câmera digital compacta e até hoje não tenho uma profissional, a minha atual é uma superzoom (compacta avançada). A Karen Gomes - @karengomesmake -, que foi uma das pioneiras desse tipo de foto, iniciou usando seu Iphone  5 (tomara que eu não tenha errado o modelo), ela até tentou usar uma câmera profissional (Canon t5i), mas se adaptou melhor com celular. Portanto, use a câmera que você tem e está acostumada, é tudo questão de explorar o equipamento!



Não deixe de ler >> Minha câmera Canon Sx400 Is

  ♡ A Iluminação:


Aqui é questão de gosto e qual iluminação você tem à disposição, eu prefiro luz natural, para todas as minhas fotos. Além do mais, para fotografar batom ela é mais leal em captar a cor real dele. Eu fotografo ao ar livre - na frente de casa -, de forma que nada cubra a luz direta ou faça sombra em mim. Mas, uma coisa é certa, você precisa de um ambiente extremamente iluminado, independente do tipo de iluminação que você usará, ok?

Se fotografar ao ar livre, mas na sombra (embaixo de uma árvore ou quando o sol se esconder, por exemplo) a foto ficará mais fria. Eu costumo fazer após 14:00, momento em que o sol está bem no topo, assim a foto fica quente (minha favorita). Veja na prática abaixo:

FRIA | QUENTE

Como fazer swatches de batons

Ambas as fotos foram feitas com a minha câmera antiga Sony Cyber-shot DSC-W610.

 ♡ Preparação:


Sempre aplico base na região do rosto que sairá nas fotos, como eu tenho sardas tento amenizá-las para esse tipo de foto. Sobre a aplicação do batom, na publicação abaixo eu expliquei como faço. Clique na foto e veja a publicação original no Instagram com legenda. 


 


♡ A posição:


Aqui é questão de testes, eu demorei bastante para encontrar um ângulo que eu curta e a posição correta da câmera. Mas, normalmente, meu rosto fica um pouco inclinado para o lado e a câmera fica de frente para ele, tipo uma selfie mas com foco na boca.

Eu não tenho tripé e nem minha câmera tem visor para que eu possa visualizar como está o enquadramento, então, seguro um espelhinho com uma das mãos. Com a câmera antiga eu dava, no máximo, Zoom 3x, era o que ela aguentava sem desfocar por completo a foto. Com a atual, que é uma superzoom, consigo captar mais de perto.

Você fará vários testes até descobrir seu ângulo favorito e melhor posição da câmera.

♡ Ajustes:


Corte e colagem eu faço no Befunky, que é um editor online. Não costumo retocar a foto, nem mexer no brilho ou contraste, apenas aplico um pouco de nitidez quando o corte reduz um pouco a qualidade. Às vezes, a foto final pode nem agradar, mas uma colagem acaba salvando, principalmente quando o batom fica mal aplicado e o contorno torto, porque nem sempre o negócio sai "perfeito", né?

FOTO ORIGINAL: Eu sofrida, com os olhos fechados, com a cara no sol. Quando seguro o batom junto a boca, o click tem que ser feito na sorte, pois não dá para eu ver como está ficando sem a ajuda do espelho.

Como fazer swatches de batons

COLAGEM: Com foco apenas na boca.

Como fazer swatches de batons

Seguindo a lei da vida, é tudo questão de muita prática e testar o que é melhor para você. No geral:

  • Procure um ambiente bem iluminado e sem sombras.
  • Não tenha nada ao redor que possa interferir na cor do seu batom e, se possível, use uma blusa clara.
  • Deixe a lente da sua câmera ou celular sempre limpa.
  • Configure seu aparelho para fotos durante o dia, com luz quente ou fria, dependendo da iluminação que está usando.
  • Teste com muito e pouco zoom; explore vários ângulos.
  • Me siga no Instagram @simplesbellablog. Ok, aqui não é regra, mas eu ficarei feliz se fizer uma visita! :)

ME ACOMPANHE:

Pinterest: Simples Bella
Instagram: @simplesbellablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana