PUBLICIDADE

10 formas simples de melhorar seu blog

11 maio 2018
Criar um blog é muito fácil, a parte difícil é mantê-lo ativo e fresco. Quando eu iniciei, não estudei nada e nem questionei, apenas criei meu espaço e comecei publicar. Com o tempo, quando as coisas não começaram andar, eu percebi que era necessário um esforço extra e diário para ter um blog que era lido.  


Confira 10 formas simples de melhorar seu blog 

10 formas simples de melhorar seu blog

1. Use belas imagens


O visual é algo bastante importante, principalmente se você faz uso do Pinterest para crescer sua presença online. Se suas fotos não são tão bonitas e claras, as pessoas estarão menos propensas a clicarem em seu link para ler seu conteúdo.

Caso você produza suas próprias imagens, preste atenção na luz, corte e composição das suas fotos. Caso prefira imagens livres, neste post eu indico 5 sites para baixar imagens grátis.


2. Tenha um template responsivo ou mobile friendly


Hoje, boa parte dos usuários visitam sites e blogs através de um dispositivo móvel. Ter um template responsivo ou mobile friendly facilita a navegação e, consequentemente, melhora a experiência do visitante em seu blog. 

Um template responsivo se adapta perfeitamente a qualquer tipo de tela. Já um tema mobile friendly é aquele que a versão para celular tem uma melhor visualização, e é diferente de um tema responsivo.

Meu template não é responsivo, mas é adaptado para ter uma boa visualização pelo celular. A Elaine Gaspareto tem uma série de posts bem bacana que ajuda a fazer esse upgrade em um tema não responsivo e nativo do próprio Blogger. Veja:

3. Trabalhe SEO e melhore sua presença


Não é um assunto tão fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças. SEO é o que permitirá que seu blog seja encontrado em mecanismos de pesquisa e tenha uma boa posição. É possível aprender o necessário com muitos dos artigos que já tem publicado na internet. Não hesite em reservar um tempo para estudá-lo!

4. Instale o Google Analytics


É a ferramenta mais segura para mensurar o desempenho do seu blog. Ele é grátis, muito completo e essencial para fazer análises e melhorar seu blog. Não use as estatísticas do blogger como fonte principal para ver suas estatísticas e medir seu sucesso, instale o Google Analytics hoje mesmo!


Felizmente temos vários produtores de conteúdo que compartilham suas dicas em seus blogs. Para mim, isso sempre foi de grande ajuda e continua sendo. Não hesite em colocar em prática os conselhos que você achar útil, com certeza contribuirá no seu progresso.

Principalmente no início do meu blog, o blog da Elaine Gaspareto sempre foi meu porto, não é atoa que sempre indico aqui, né? Confio demais no conteúdo dela!


6. Trabalhe os títulos dos seus artigos


Eles precisam ser explícitos e fazer com que os leitores se sintam instigados a clicar e ler. Neste post eu dei 3 dicas para usar em seus títulos e fazer seus artigos receberem cliques!

7. Informe ao Google que seu blog existe


Não espere o Google descobrir que seu blog existe, inúmeros blogs são criados diariamente e o seu pode não ser encontrado, informe você mesma diretamente à ele. O passo a passo não é complicado e irá ajudar a indexar seu conteúdo. Confira:

8. Concentre-se nas melhores redes


De fato, não podemos deixar de estar presentes em redes sociais. Porém, mantenha seus esforços onde você terá melhores resultados, não perca o foco usando todas as mídias existentes, você não conseguirá ter sucesso em todas elas.

Particularmente eu prefiro o Pinterest, aqui eu já falei várias vezes em como usá-lo para aumentar o tráfego do blog.

9. Estude


Não posso deixar de citar que meu blog foi para outro nível depois que passei a investir tempo e dinheiro estudando para melhorá-lo. Hoje eu tenho tráfego diário e ganho dinheiro mensalmente com ele!

Essa dica cabe na anterior, em que citei escutar outros blogueiros. Se você ainda não quer - ou não pode - pagar por cursos e e-books, estude o que outros blogueiros fazem para ter resultados com seus blogs, siga seus passos, conselhos e aplique em seu trabalho.


10. Divirta-se


Leve a sério, mas nem tanto. Talvez seja controverso, mas não devemos esquecer que, acima de tudo, blogar deve ser um prazer!


Qual outra dica você acrescentaria? Use os comentários para deixar seu conselho e também sugerir novos conteúdos para futuros posts!

ME SIGA NO PINTEREST E INSTAGRAM:

♡ Instagram | @simplesbellablog
♡ Pinterest Simples Bella

6 comentários:

  1. Olá
    Quando eu comecei a blogar eu tinha zero expectativas e zero experiência com blogs. Eu postava quando dava vontade, as vezes mais de um post por dia, e nunca, em hipótese alguma, divulgava meu conteúdo. Não me pergunte o motivo, simplesmente era assim. Ai depois de um tempo afastada, quando resolvi voltar, decidi que faria do jeito certo. Ai estudei mais coisas, resolvi abordar mais coisas que faziam parte do meu dia a dia e não postar somente textos. Ainda aprendo uma coisa por dia, mas sinto que estou no caminho certo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post !!!!
    faz poucos meses que estou com um blog, e o seu blog tem me ajudado muito , obrigada por todas as dicas.

    ResponderExcluir
  3. Melhor coisa é poder trabalhar com o seu blog, levar a sério (como disse) mas ao mesm tempo diverti-se com ele. É a melhor coisa.

    www.blogdodeivy.com

    ResponderExcluir
  4. Já faz alguns anos que estou na blogosfera e, de fato, há algumas regrinhas / conselhos que não faz mal seguir. Pelo contrário, so temos a ganhar com eles. Ótimo post, miga!

    Dicas do Jess

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei essas dicas! O SEO realmente faz toda a diferença realmente. Eu tinha separado no computador do boy um link que avalia o SEO do post e diz o que tem que ser melhorado, o que está bom, o que está ruim, enfim, fez muita diferença pra mim, mas perdi o link do site, infelizmente, tenho que lembrar de fuçar o PC dele pra achar.
    Eu estou aprendendo agora a usar o pinterest para a divulgação, amei esse post.

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana