PUBLICIDADE

O que você precisa saber sobre Instagram Shadowban

21 fevereiro 2018
Shadowban é a teoria de que suas publicações param de aparecer nas hashtags que você usa, vários blogs e vídeos no youtube espalharam que o uso das mesmas hashtags, e excesso delas, em todas as fotos causam esse bloqueio, bem como o uso de hashtags bloqueadas pelo próprio instagram. Supõe-se que essa punição atinge principalmente perfis comerciais, e que apenas as contas que te seguem conseguem ver suas publicações, resultando em uma queda drástica de curtidas e comentários nas suas novas publicações.

Você mudou e diminuiu a quantidade de hashtags usadas, reverteu sua conta novamente para pessoal, já leu e assistiu muitos vídeos sobre o assunto mas parece que nada resolve, sua conta parece ainda estar com shadowban. Qual será o motivo? Não dá para corrigir algo que não existe, pelo menos não como foi falado!

Eu demorei muito para fazer esse post, faz um bom tempo que descobri a verdade sobre o Instagram Shadowban (em grupos de fora do país e outros sites) e imediatamente excluí o post que tinha escrito falando sobre, para não continuar espalhando. No entanto, eu tenho a obrigação de voltar aqui e falar sobre o assunto novamente, pois quando eu falava sobre ele acabei contribuindo na propagação das informações, e agora venho apresentar fontes que ninguém vem citando (ou estão ignorando).

Avisos:

  1. O artigo está extenso, leia com tempo e atenção.
  2. No decorrer há fontes listadas
  3. Ao final adicionei prints de um grupo restrito
O que você precisa saber sobre Instagram Shadowban


Todos os motivos que você leu até hoje que levam uma conta a sofrer shadowban são teorias, não há provas de que esse bloqueio acontece pelas razões sugeridas e a própria equipe do instagram já negou muitas vezes. Mas, muita gente acaba acreditando porque, assim como eu, acham que as causas coincidem. E, além do mais, tem muita (MUITA) gente falando sobre isso. O engajamento cai muito, e é óbvio que deve ter alguma razão grande por trás disso!


O conceito de shadowban começou no Reddit, como uma forma de silenciar os spammers ou usuários irritantes.  Táticas similares são usadas em algumas redes sociais para "silenciar" certas postagens, deixando-as visíveis para o usuário e seus seguidores, e não visíveis para outros. 


Fora do país vários experts e pessoas que trabalham exclusivamente com o Instagram tentaram contato com a equipe do Instagram, pois é claro, quem trabalha com rede social precisa entender o que de fato está acontecendo, através de fontes confiáveis, e alguns tiveram sucesso. Através do Facebook, o gerente de relações estratégicas do Instagram na Europa, Heiko Hebig, respondeu as perguntas mais feitas. A publicação você pode ver clicando aqui, mas as respostas foram as seguintes:

1. Instagram usa shadowban? - Não.
2. Li um artigo na internet que diz que o Instagram usaria shadowban. Isso é correto? - Não
3. Descobri uma ferramenta na Internet que me permite verificar se a minha conta é afetada pelo shadowban. Quão confiável é essa ferramenta? - Veja a resposta na pergunta 1
4. Usei uma hashtag em uma postagem e um amigo meu diz que não pode ver a postagem na pesquisa hashtag. Qual é a razão? Fui afetado pelo shadowban? - Não. Os resultados das Hashtags são personalizadas, ou seja, nem sempre são idênticas para cada usuário.
5. De onde surgiu o boato de que o Instagram usaria shadowban? - Houve um bug por um curto período que fez com que imagens e / ou vídeos de algumas contas desaparecerem das pesquisas de hashtags. Este erro foi corrigido no início de abril de 2017.

Quero que você dê atenção à reposta de número 4, onde diz que os resultados são personalizados. Falarei sobre ele mais a frente ainda nesse post!

Porque seu alcance e engajamento está caindo no Instagram


Motivo 1 - O algoritmo: Que já existe há muito tempo mas vem sofrendo fortes mudanças desde 2017 e, como todas as empresas escondem segredos, o Instagram não dá enormes detalhes sobre como ele funciona, além dos que já foram passados em seu site oficial e redes sociais vinculadas. O atual algoritmo foi criado para ajudar e não sobrecarregar o feed, devido ao crescimento de usuários, fazendo com que 70% do conteúdo das contas que você segue não apareçam na página inicial. Porém, acaba prejudicando, principalmente quem ainda está tentando criar um público na plataforma.
"Com mudanças contínuas no algoritmo do Instagram, e a maior competição para que seu conteúdo seja visto, os anúncios no Instagram tornam-se uma parte crítica da sua estratégia de marketing, seja você um influenciador ou empresário. Como o alcance orgânico continua a diminuir, você precisará começar a usar a publicidade para obter mais engajamento e alcance em suas postagens." 

Thea Neal, líder de mídia social da Hallmark, prevê que os anúncios se tornarão uma parte crucial da estratégia social, comentando: "(...) assim como no Facebook, veremos uma queda gigante (no alcance) para que a plataforma possa ganhar mais dinheiro. É um bom negócio para eles, um mau negócio para nós." 


Motivo 2 - Grandes empresas de bots foram desligadas do Instagram: Desde o ano passado grandes empresas que ofereciam serviços de automação foram desligadas da plataforma, quem usa esse serviço opta por curtir e comentar fotos automaticamente através de hashtags, com isso bloqueado a interação de muitas contas caiu, e igualmente várias contas foram excluídas. Se não tem robozinho curtindo e comentando por hashtags, o mais comum é que você receba pouca ou nenhuma interação através  delas.

Motivo 3 - Falta de interesse dos seus seguidores: Sim, não podemos desconsiderar! Quando você olha as estatísticas da sua publicação e percebe que a foto alcançou, por exemplo, mil pessoas, porém nem 100 destas pessoas curtiram, e nenhuma delas comentou. De quem será a culpa? (1) Do seu conteúdo que não está interessando; (2) Dos seus seguidores que não se interessam pelo conteúdo, mesmo que seja bom.

O algoritmo diz que sua foto precisa de engajamento para que receba mais engajamento. Se seus seguidores estão ignorando suas publicações, o algoritmo também irá ignorar.

Motivo 4 - Você está agindo muito rápido e se comportando como um spammer (ou um robô):  No Instagram há limites de ações diárias, e você deve respeitá-las para não ser confundido com um spammer. Porém, o próprio aplicativo NÃO divulga esses limites no seu site oficial, mas alguns sites, através de estudos independentes, chegaram a algumas conclusões. Dê um Google e você achará diferentes números!




Normalmente quando uma conta ultrapassa o limite o aplicativo avisa que ela foi bloqueada, e quando esse bloqueio acabará. Por outras vezes, achando que quem está realizando as ações é um bot ele pune, por um tempo ou de vez, sem avisar. O que foi o meu caso e o de vários blogueiros que acharam que tinha caído no tal do shadowban!

Antes de ser bloqueada eu resolvi fazer uma limpa nas contas que eu seguia, e que por algum motivo estavam sem atualizações. Durante dois dias, em menos de uma hora, deixei de seguir cerca de 150 pessoas, pela velocidade que eu estava indo era pro aplicativo ter me repreendido e bloqueado no primeiro dia, mas não foi feito.

Outros blogueiros que também foram bloqueados participam de muitos grupos de interação (troca de curtidas e comentários), curtiam e comentavam muito em menos de uma hora, mas nunca haviam sido punidos, até que foram e acreditavam que também tinham caído no shadowban.

Conseguiu entender os motivos? 

  • Não tem nada a ver com a quantidade de hashtags usadas ou se você repete as mesmas em todas as publicações.
  • Hashtags banidas pelo instagram também não interferem. O que acontece quando você as usa? Nada, você apenas perde o espaço porque, ao invés de usar uma hashtag ativa, acabou usando uma inativa que não te ajudará em nada!
  • Colocar as hashtags nos comentários ou na legenda também não tem influência nenhuma.
  • Se você agiu como um spammer/robô, você será punido.

Novo algoritmo das hashtags - Busca personalizada


Quem me acompanha no Instagram pode até ter visto nos meus stories, lá eu anuncio as novidades que fico por dentro. Antes de ocorrer essa mudança no algoritmo das hashtags eu avisei o que estava por vir, pois, em mais uma tentativa de explicação com os gerentes do Instagram outro expert conseguiu respostas. Infelizmente eu não salvei o link para vocês lerem na integra, mas voltarei a procurar e, se encontrar, volto para atualizar essa publicação.

A resposta pedia para os usuários focarem na criação de bom conteúdo, e não no crescimento através das hashtags, pois em breve estariam passando por mudanças; o que fez algumas pessoas acreditarem que elas seriam extintas da plataforma, e cerca de dois meses depois essa mudança aconteceu. Antes a área de "principais publicações" era ocupada por publicações relevantes, com altos números de curtidas e comentários, com um cálculo entre o número de seguidores da conta, número de atualizações da hashtag e quantidade de envolvimento com a foto.  Hoje essa área é ocupada por publicações de contas que você segue - se usaram as hashtags -, às vezes uma única conta ocupa 3 ou 4 posições, como também pode ocorrer das suas fotos aparecerem entre as 9 primeiras se também você a usou.

Até hoje, após a atualização, não sabemos quais variáveis determinam quais fotos ficarão na área de principais publicações, já que em várias hashtags há publicações com quase nada de curtidas e comentários, e sua foto com uma boa quantidade de curtidas e comentários simplesmente não aparece nela. Como o próprio Instagram fala de busca personalizada, há suposições de que o algoritmo escolhe as fotos com base no seu interesse e conteúdo da conta!

Por que minhas fotos não aparecem nas hashtags?


A resposta foi dada logo em cima: a busca personalizada é responsável e até mesmo algum bug. Excluir hashtags das suas fotos antigas, alterar a quantidade e reverter sua conta não irá solucionar o seu "problema". Há uma filtragem de conteúdo e contra isso não podemos lutar!

Minha conta foi bloqueada e debloqueada depois


Que ótimo, isso de toda forma aconteceria, igual aconteceu comigo. É só desacelerar o ritmo e não parecer um robô em ação!

Devo continuar usando hashtags?


Se há um ano eu rasgava elogios e defendia o uso das hashtags (como fiz em vários posts), hoje eu percebo que a eficácia delas caiu em mais de 50%. Dois fatores estão funcionando mais que elas e garantem melhores resultados:
  1. A interação genuína dos seus seguidores nos primeiros minutos da publicação (curtidas, comentários, salvar, compartilhar via direct).
  2. Sua publicação aparecer na aba EXPLORAR. 
O Instagram para negócios agora permite que você veja de onde está vindo as ações da sua foto, em um dos grupos que participo a reclamação é frequente: as hashtags não estão funcionando e dando resultados como antes, mesmo se escolher a dedo as melhores para a conta. Se elas ainda funcionam com você, continue usando as 30. Com o Union Metrics você consegue analisar quais hahstags estão dando melhores resultados para as suas fotos, leia o post indicado abaixo e o use para mensurar seus resultados.


Essa plataforma está crescendo em tamanhos absurdos e muita gente vem ganhando dinheiro com ela, inclusive o que chamam de "falsos influenciadores". Com isso, é óbvio que irão traçar caminhos parecidos com o do Facebook, obrigando cada vez mais perfis a pagarem por alcance diminuindo o orgânico.

Mais uma vez foi confirmado que não há shadowban no instagram 

(quando eu estava finalizando esse post <3)

Participo de vários grupos restritos criados por Expert's do Instagram, afortunadamente em um deles, exatamente ontem, a fundadora teve um encontro com a equipe do Instagram. Ela é engenheira de software, ministra cursos para instagrammers, marcas e empresas, quem compra seus produtos (cursos online e ebooks) tem acesso ao grupo que é repleto de dicas valiosas. 

Os prints abaixo foram retirados desse grupo, o que eu NÃO poderia fazer, já que é restrito apenas para seus clientes. Mas, ela confirmou com a equipe e respondeu algumas perguntas, o que é de grande valia para vocês também tirarem mais dúvidas!

Nota: Nome do grupo, membros e ADM foram borrados por mim, tendo em vista que é restrito. A dona e quase 100% dos membros são dos Estados Unidos e por isso deixei a tradução automática do facebook ativada. Não repost esses prints.








A administradora do grupo conseguiu muita informação nova com base nas perguntas que os membros fizeram, e a equipe de pesquisa do instagram agora também faz parte do grupo (por um tempo). Ao passar dos dias ela irá compartilhando conosco tudo que descobriu e, se for possível, estarei compartilhando através dos Stories com meus seguidores. Acredita que você pode "reiniciar" sua conta para o algoritmo entendê-la perfeitamente, fazendo então a distribuição correta do seu conteúdo? Pois é, isso é novo pra mim, mas achei fantástico. Conforme eu for aprendendo mais sobre isso, e após testar com alguma conta, falarei sobre!

Conclusão


Antes de surtar porque o alcance está caindo e as hashtags sendo praticamente inúteis para algumas contas, devemos aceitar que o instagram está mudando e não nos deve nada. Continuará mudando para atender seus objetivos comerciais, não os nossos. Infelizmente!

Atualizarei esse artigo quando encontrar as outras fontes que esqueci de salvar.

♡ Instagram || @simplesbellablog
♡ Pinterest || Simples Bella
♡ Facebook || Simples Bella

O mito Instagram Shadowban e tudo que você precisa saber sobre ele

6 comentários:

  1. O post mais explicativo que já li na vida toda. Amei demais saber disso, desde que o algoritmo mudou eu deixei de investir no Instagram e cada vez mais que tento ingressar só piora. Vou compartilhar em todas minhas redes sociais, acho muito válido mais pessoas entenderem melhor as coisas.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
  2. Caracaaaa!! Texto super completo! Vou começar a colocar as hashtags de volta nos comentários. Eu uso o Union Métrica depois que vc indicou. Gosto bastante é passei a entender melhor meu público. Sobre essa mudança de "zerar" a conta: 😲😲😲 tomara que de pra fazer isso realmente!

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi um post tão maravilhoso,super explicadinho. Muito obrigada por esclarecer todas as minha dúvidas. E já vou recomendar a outras pessoas vir dar uma olhadinha aqui, pq o que eu mais estou escutando ultimamente é sobre esse tal shadowban (e talvez muitas pessoas não saibam o que está acontecendo realmente).

    ResponderExcluir
  4. Super explicativo!! Ou seja, nós ajudamos o Instagram a crescer mas ele não está nos ajudando, com o tempo ele vai ficar banalizado e esquecido.

    www.nerdevaidosa.com

    ResponderExcluir
  5. Mesmo assim acho que existe...postei no stories sobre a origem da fotografia. Aí havia um nude de 1839...depois disso as fotos nao aparecem mais nas # e minhas curtidas caíram 80%

    ResponderExcluir
  6. E entao? O que acgou mais sobre reiniciar a conta no instagram? (Otimo post)

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana