PUBLICIDADE

5 gastos desnecessários com seu blog (se está iniciando)

17 julho 2018
Você já tem um blog ou está pensando em criar um? Conforme o tempo vai passando, quem é blogueiro percebe que vez ou outra precisará investir dinheiro em algo. Quando eu comecei não tinha grana para fazer absolutamente nada em meu blog, mas vários sites me diziam que eu precisaria fazer isso, caso contrário meu blog não sairia do lugar. 

Por isso, hoje eu trouxe 5 coisas que você não deve gastar dinheiro no seu blog inicialmente, e alternativas que poderá usar até realmente ter dinheiro sobrando para investir.

5 coisas que você não deve gastar dinheiro no seu blog

1. Cursos


Se está começando um blog, ou estudando maneiras de crescê-lo, em algum momento irá se deparar com inúmeras indicações de cursos "milagrosos" ensinando a criar um blog de sucesso ou rentabilizá-lo. Entretanto, você não precisa gastar dinheiro com um blog que nem foi iniciado ou é recém-nascido. 

→ Plano B - Recursos gratuitos da internet

Embora eu indique fortemente o consumo de cursos para quem quer transformar o blog em um negócio, tal gasto é desnecessário logo no início. Na internet há inúmeros recursos e ótimos artigos gratuitos que te ajudam a dar os primeiros passos, desde criar um blog até monetizá-lo. 

Eu só gastei dinheiro com meu blog depois que passei a ganhar com ele, essa foi a ordem. Não faltam sites e blogs para ajudar com isso, e quando um curso me interessava eu fazia o seguinte: anotava os tópicos abordados e pesquisava artigos ou cursos grátis sobre o assunto.

2. Migrar de um host grátis para um pago


Em algum momento irão te falar que você precisa de um blog hospedado, pois sem isso é (quase) impossível que seu blog dê certo e lhe renda algo. De imediato irão lhe indicar um plano de hospedagem, que você não sabe, mas para cada compra naquele link quem te indicou ganha uma comissão - o que não é errado, é marketing de afiliado. Porém, é um gasto desnecessário e você não precisa disso inicialmente se quer apenas um blog!

→ Plano B - Inicie grátis e só migre quando estiver 100% segura

Blogar às vezes é como andar no escuro. E se você pensar em desistir? Se desanimar? Se não houver dinheiro para pagar a hospedagem do mês? Seu blog fica fora do ar até o próximo pagamento. 

Inicie grátis se quer apenas um blog, conforme for avançando e percebendo que o free está pequeno demais para o seu grande negócio, migre para um host pago. 

3. Layout próprio


Sem um layout profissional seu blog não vai para frente. Essa fala também é clássica! Não que esteja errada e que um layout cheio de enfeites, pisca-pisca, brilhinhos e cores fluorescentes seja atraente, mas você não precisa investir logo R$200,00 em um layout exclusivo para seu blog, muita coisa irá mudar logo nos primeiros 5 meses dele, acredite em mim!

→ Plano B - Temas grátis

Se você usa o blogger, o que não  falta são temas grátis na internet, cada vez mais lindos, com design limpo e até responsivos, tudo de graça. Da mesma forma que há milhares de tutoriais que te ajudam a personalizar e deixar a seu gosto. 

O único layout feito especialmente para este blog é este atual, pela Lory Design. Desde o início usei layouts grátis e sempre os personalizava. 

 4. Câmera profissional


As fotos realmente são importantes, principalmente para o visual do blog, mas isso não significa que você precisa de uma câmera profissional sem nem saber como a usa. Quando comecei meu blog eu não tinha, usava uma câmera de 5MP do tablet da minha irmã, em seguida passei a usar uma câmera compacta emprestada da minha irmã mais velha, pense numa câmera velha para dar trabalho: era ela.

Vendo minhas fotos horrorosas eu sentia que era a necessidade de uma câmera melhor, ficava louca querendo comprar uma e triste por não ter grana. Mas, até certo ponto as fotos ruins não era por culpa da câmera, e sim culpa minha que não sabia como melhorá-las. rs



→ Plano B - Câmeras mais baratas, use o celular ou compre de segunda mão

Você não precisa de uma câmera profissional com todas utilidades para um fotógrafo se você não é um e nem conhece o básico de fotografia. Hoje, as câmeras de celulares suprem todas as necessidades de fotografia para um blog, como produtos, looks, viagens, paisagens e afins; e até de vídeos para canal no youtube! 

Se mesmo com um celular bom você achar que precisa de uma câmera, pesquise opções boas e mais baratas, além de ponderar comprar de segunda mão conservada. Hoje eu uso uma Canon sx400IS, é uma superzoom compacta avançada, ainda atende minhas necessidades com o blog mas tenho planos de dar um upgrade em breve.

5. Publicidade para aumentar o tráfego


As visitas do blog sumiram e o instagram está sem alcance, você já pensou em arranjar uma grana para pagar por publicidade? Guarde o dinheiro que conseguir para algo mais importante - ou para futuramente -, ainda não é um gasto que você deve incluir ao seu trabalho que está começando, você não é uma empresa.

→ Plano B - Fontes de tráfego grátis e otimização correta

Você consegue ir de 0 à 1.000 visitas por dia sem gastar um centavo. Também consegue aumentar seu alcance no Instagram sem precisar quebrar o cofrinho. 

O Pinterest é uma incrível fonte de tráfego gratuito e é possível aumentar seu tráfego rapidamente. É meu mecanismo de pesquisa favorito, aqui eu tenho uma série de posts que podem te ajudar: Pinterest Ninja em 5 dias, para ter resultados reais.


Considerações finais:


Absolutamente, quando decidir transformar seu blog em fonte de renda você precisará fazer investimentos, mas há todo um processo até chegar lá e quanto mais puder economizar, melhor. Óbvio, se você tem dinheiro pode ser muito interessante investir em todos os 5 pontos, mas eu penso em quem pode estar, hoje, na mesma situação que eu estava quando comecei e não quero que desista por poucas coisas!

  ME SIGA NAS REDES SOCIAIS: 

♡ Instagram | @SimplesBellaBlog
♡ Pinterest | Simples Bella

21 comentários:

  1. Boa dicas! Acho que existem muitos "materiais" grátis disponíveis, tanto cursos, como layouts, ou formas de fazer o blog crescer. Acho pagar por publicidade um investimento valido se você pode investir, mas não é algo super necessário.


    Xoxo, Meowgical Girl
    www.meowgicalgirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os materiais gratuitos salvam demais, eu ainda tenho vários salvos que me ajudaram logo no início! <3

      Excluir
  2. E isso tudo é muito verdade Nanda, eu criei meu blog a pouco e percebo que não vale a pena investir dinheiro nele ainda, não consigo ganhar nada com ele (sei que no início e por um bom tempo é difícil ganhar dinheiro com blogs), mas eu amo escrever e colocar meu sentimentos por lá, com tudo de graça, inclusive os layouts que consigo na internet e como você mencionou, os vários tutoriais existentes. Hoje só não cria um blog quem não quer.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! A facilidade para criar um blog hoje é enorme. Em meios a tantas dicas, logo no início eu queria parar por não ter como investir nada, mas hoje eu percebo que não é necessário.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu precisava ou vi essas dicas, amei demais

    Beijos
    Encantos da Sil

    ResponderExcluir
  5. Ameii <3
    Eu pensei até em comprar um domínio, mas depois como o blog ainda está novinho, talvez mais lá pra frente, quanto tiver mais conteúdo e trafego, claro, por que ai vai valer a pena o investimento todo, haha!
    Bjs
    Alguém ai faz pedagogia?! ><
    Blog: https://pravocesaber-pedagogia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, isso! Investir primeiro em tráfego e conteúdo! <3
      Beijos

      Excluir
  6. Ótimo post,como sempre ajudando nos blogueiras e dando dicas valiosas. :)

    Beijos :*

    Eu Vou de Esmalte

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu adorei o post. Todo mundo fica falando que seu blog precisa disso e daquilo, mas eu acredito que a gente consegue encontrar alternativa pra tudo. Estudando e sabendo usar o que tem a mão, tudo é possível.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. Ai eu concordo com tudo! Todos esses itens eu já ouvi falar mas acho que não faz o menor sentido. Optar pelo free, no início, é sempre o melhor :D

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Antes eu achava que lay personalizado iria me ajudar, até hoje uso grátis. Já tive domínio próprio e não teve muita diferença... foi um gasto mínimo mas hoje vejo que foi desnecessário mesmo, estou tentando fazer crescer sem domínio pra só depois comprar de novo. Ótimas dicas!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocam tantas coisas na lista, como se um blog só se mantém com tudo aquilo, né? Ainda hoje me dizem "coloca um domínio para ficar profissional", tenho planos para isso, mas não agora pois busco crescer meu blog de outras formas!
      Muito obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  10. Um blog bem trabalhado no conteúdo, mesmo hospedado no Blogger, pode gerar renda igual um com hospedagem e domínio registrado. O problema do Blogger é indexar artigos com subdomínios. Um blog no WordPress pode ser mais bem trabalhado no SEO.

    ResponderExcluir
  11. Conheci seu blog através de outro blog,e simplesmente amei. Tudo que posso dizer é obrigada por compartilhar essas dicas.

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana