30 novembro 2015

Como cuidar dos cabelos que têm progressiva

  É possível ter um cabelo bonito e saudável usando Progressiva? Já vi várias meninas perguntando isso, e a resposta é: claro que sim. Aliás, é possível ter qualquer cabelo saudável, basta cuidar, e não são cuidados de outro mundo não, ta? Hoje eu vou te ajudar a cuidar dos cabelos que têm progressiva. Fica comigo, continue lendo!

Como cuidar dos cabelos que têm progressiva
Foto/Reprodução: Bolsa de Mulher (www.bolsademulher.com)
  Antes você precisa saber que, se faz várias progressivas de ácidos e/ou formol, faz progressiva todo mês, faz progressiva e não corta ou cauteriza, você está levando seu cabelo ao caminho da destruição. Isso mesmo, vai destruir seu cabelo! É preciso respeitar os limites dos seus cabelos e não pensar só na beleza de hoje. Mas, você fez tudo isso que eu citei? Calma, darei as dicas.

FAÇA UMECTAÇÃO COM ÓLEOS VEGETAIS: A umectação consiste em aplicar óleo no cabelo e massagear, a fim de tratar o fio. O fio deve estar livre de qualquer outro produto, ou seja, deve estar limpo. Não existe essa de umectar o cabelo sujo (????) o óleo não irá penetrar se o fio estiver com sebo ou outros produtos, lembre-se: dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Então como faz? Lave os cabelos antes com shampoo para tirar qualquer resíduo de produtos ou sujeira.
E como estamos falando de cabelos com progressiva, é provável que seu cabelo esteja muito ressecado/espigado, né? Se você não quer umectar, pode usar o óleo vegetal como finalizador. É só aplica-lo nos cabelos úmidos e secar com secador (se preferir). O cabelo vai ficar oleoso? Não, não vai. Pelo contrário, ficará brilhoso! 

Melhores óleos para esse tipo de cabelo: Óleo de amêndoas, Óleo de Argan, Óleo de Macadâmia, Óleo de Coco, Óleo de Semente de Uva, Óleo de Copaíba (também é ótimo para queda, caspa e seborreia use em pequena quantidade).

TRATE OS CABELOS ANTES E DEPOIS DA PROGRESSIVA:  Mesmo que seu cabelo seja virgem, é extremamente importante trata-lo antes da progressiva (ou qualquer outro processo químico), pois naturalmente ele já sofreu agressões. A pré-química deve ser feita nos últimos 15 dias antes da progressiva, ou mais. Nesse período faça hidratações e use produtos que dão força aos fios. Quais são esses produtos? Produtos que tenham na composição aminoácidos, proteína vegetal (queratina é animal), elastina e colágeno.

Já o pós-química deve ser feita logo após o processo químico, no nosso caso, a progressiva. Lavou o cabelo com a química? Faça o pós-química ANTES de aplicar o condicionador e secar. Mas, porque? As cutículas do fio estão totalmente abertas, sendo assim, seu cabelo irá receber perfeitamente o tratamento.

O CABELO QUEBROU, E AGORA? Aposte em máscaras que tenham em sua composição aminoácidos, proteína vegetal , elastina e colágeno, ela dará força ao seu cabelo, é disso que ele está precisando. Porque não usar queratina? Queratina é de origem animal, e produtos de origem animal só tratam o fio por fora, nesse caso queremos tratar de dentro para fora. Entendeu?

QUAL MÁSCARA USAR? A melhor máscara não é a mais cara, e sim aquela que te trará resultados. Escolha uma máscara que sirva para o seu cabelo e que esteja de acordo com as suas necessidades. As dicas do cabelereiro Marlon Bruno são as seguintes:

Se você quer cabelos fortes, é necessário ter produtos que tenham na composição: ➡ Aminoácidos ➡ Proteína vegetal ➡ Elastina ➡ Colágeno ➡ Carboidrato.

Se você quer disciplinar seus cabelos, é necessário que seus produtos tenham os seguintes componentes na composição:
➡ Óleo de Macadâmia ➡ Óleo de abacate ➡ Óleo de Amêndoa ➡ Oliva ➡ Manteiga de Karité.

Se você deseja cabelos macios e suaves, seus produtos devem conter:
Mel ➡ Óleo de Coco ➡ Óleo de Ojon ➡ Óleo de Argan ➡ Óleo de semente de Uva ➡ Ácidos Graxos.

Se você deseja realçar sua cor de cabelo, seja ela por tintura ou natural, os seus produtos devem conter:
➡ Ceramidas ➡ Ácidos de frutas ➡ Filtro Uva, Uvb, Uvc.

COMO ACABAR COM AS PONTAS DUPLAS? Tenho uma péssima noticia para você: pontas duplas não fecham! Tem quem afirma e jura de pé junto que acabou com as pontas duplas. As pontas duplas acontecem por causa do rompimento do fio, não tem como fechar. O que você pode fazer é evitar que isso aconteça! Mas, como? Cauterizando e cortando, simples. Mas se for cauterizar, tem que ser cauterização a frio, ta? A cauterização quente usa queratina, e lembram? Só age externamente! “Mas eu usei produto X e minhas pontas duplas desapareceram” Você maquiou as pontas, é diferente! Se você quebrar a unha, não conseguirá “fechar/colar” a unha no mesmo lugar onde quebrou, certo? Assim são os fios de cabelo.

Resumindo: Umectação ➡ cauterização ➡ corte ➡ produtos de acordo com as suas necessidades.

  Essas foram as dicas e eu espero que possa ajudar quem ainda tem várias dúvidas. O post foi útil? Compartilhe e comente. Para não perder nenhuma atualização, é só seguir o blog e também suas redes.
@simplesbellablog no Instagram! 

2 comentários:

  1. Hidratação é vida pra qualquer cabelo, independentemente da química temos que cuidar direitinho e hoje o mercado está tão variado, com tantas opções de produtos, que não tem mais desculpa.
    Beijo
    http://capsuladebanca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, e o melhor é que temos opções pra qualquer bolso. Desculpa não tem mais! \o/

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!