Como usar o Google Adsense no blog

10 janeiro 2016
  O Google Adsense é um programa de afiliados do Google, gratuito, utilizado para ganhar dinheiro exibindo anúncios segmentados do Google. Muita gente ainda tem dúvidas sobre como usar o Google Adsense no blog, bem como criar uma conta, ser aprovado(a), como configurar os anúncios, etc... Então eu resolvi trazer esse post bem básico para esclarecer alguns pontos.

Fonte: Pinterest

  Antes de tudo você precisa saber que não vai enriquecer usando o Google Adsense, pode chegar a ganhar uma renda extra, mas se tornar uma renda fixa já é outra história. Quando se trata de Adsense você está falando de um estudo que leva um certo tempo. É preciso estudar o básico do Adsense, quais as melhores posições dos anúncios, quais blocos de anúncios usar... isso leva um certo tempo porque exige testes da sua parte. Entenda também, principalmente, que há regras (alguns acham rigorosas) para usar o Google Adsense e que você deve segui-las para ser aprovado, e se for aprovado não ser banido.

  Eu informei em um grupo no Facebook, o Blogueiras Ever, que iria fazer esse post e pedi para que deixassem perguntas, essas perguntas irei respondendo ao desenvolver da postagem.

Como me inscrever no Google Adsense?


  [Para o Blogger] Clique na aba "Ganhos. Se seu blog NÃO estiver qualificado para fazer parte do Google Adsense, estará assim:


  Se seu blog estiver qualificado, a opção "Inscreva-se no Adsense" estará laranja. Clique em inscreva-se. Irá abrir uma página para você selecionar sua conta do Google. Se você tem uma conta no Blogger e um email Gmail, clique em "Sim, fazer login na Conta do Google". O próximo passo é informar sobre o seu conteúdo.

Na página que abrir informe em qual blog será exibido os anúncios, selecione o idioma e clique em Continuar. A próxima e última etapa é informar seu endereço, preencha com cuidado e atenção. Selecione país, fuso horário, seu nome completo (o mesmo da sua conta bancária), endereço real e telefone. Feito tudo isso clique em "Enviar minha inscrição".
 
  Ao enviar sua inscrição você verá a seguinte mensagem: Parabéns! O widget do Google Adsense foi adicionado a seu modelo de blog. Pressione Continuar para personalizar as Configurações do Adsense.
Então, pressione em "Continuar". Você será redirecionado(a) ao seu painel do blogger e verá a mensagem de que sua inscrição está em análise. Nessa fase de análise é importante marcar a opção "SIM" da pergunta "Mostrar anúncios no blog". Ainda não vai aparecer nada em seu blog, mas se essa opção não estiver marcada a sua avaliação não será concluída.

Fiz minha inscrição, e agora?


  Após ter enviado a sua inscrição é preciso aguardar. Se seu blog for aprovado ou reprovado você será notificado(a) pelo email que foi informado no seu cadastro. Quando eu me inscrevi fui notificada em menos de 8 horas sobre a minha aprovação.
  Se você for aprovado(a) será necessário implementar um anúncio em alguma página do seu blog (ex: barra lateral direita, abaixo dos posts, etc). Após os anúncios serem implementados em seu blog você não os verá de imediato, leva algumas horas.

Neuza Alexandra perguntou: Se o blog não for aprovado, posso cadastrar novamente?


  Se seu blog não for aprovado será informado as causas da reprovação por e-mail. Leia atentamente as causas, conserte os erros e se inscreva novamente. Os motivos mais comuns das causas de reprovação é o conteúdo do blog, se o conteúdo for plagiado você será reprovado.

Ana Beatriz Aigner perguntou: Como usar? :/ não sei nada sobre o Adsense!


  No início é um pouco difícil de usar mesmo, mas só porque é algo novo pra gente. O básico do Adsense é isso:

Como usar o Google Adsense no blog


Vá na aba "Ganhos" > clique em "Acesse o Adsense para detalhes sobre meus ganhos". Nessa aba você tem acesso a todas as informações sobre os seus ganhos: cliques que você teve no dia; cliques que você no dia anterior; cliques dos últimos 7 dias; cliques dos últimos 28 dias; saldo total; plataforma usada por quem clicou nos anúncios; RPM de página; visualizações de página e muito mais. 

Na aba "Meus anúncios" você pode personalizar seus anúncios, criar blocos de anúncios, criar critérios personalizados e critérios de URL, tudo isso é importante, mas eu falo em outro post se vocês quiserem.

Em "Permitir e bloquear anúncios" você tem o controle e pode bloquear anúncios que não deseja em seu blog.

Em "Relatórios de desempenho" você tem, detalhadamente, seus ganhos (em dólar, mas pode mudar a moeda para saber quanto está valendo naquele dia), page views, impressões, cliques, RPM de página, RPM de impressões. Você pode visualizar essas informações em: hoje; ontem; últimos 7 dias; últimos 30 dias; no mês; último mês; todo o período.

  Voltando para a aba Ganhos, nela você escolhe onde seus anúncios irão aparecer. Os meus aparecem abaixo das postagens e na barra lateral, que é recomendado. Veja:

Atualizado: 07/07/2016 - Meus anúncios agora são mostrados na barra lateral, entre o cabeçalho e a área de posts e em algumas postagens (coloco os anúncios manualmente)

Como usar o Google Adsense no blog

  Eu já usei anúncios somente abaixo das minhas postagens, até tinha cliques, mas eram poucos. Para personalizar o tamanho e as cores dos anúncios, vá na aba "Layout" e em "Postagens do blog" clique em "editar". Escolha o tamanho que você achar melhor e que combine com o seu layout, mas lembre-se: anúncios pequenos não chamam atenção, muito menos geram cliques. Essa parte é para personalizar os anúncios que ficam abaixo das postagens!
  Para personalizar os anúncios da barra lateral também é em "Layout" no gadget "Adsense". Escolha a posição que achar melhor, cores e tamanhos.

Juliana Calma perguntou: Pelo Google Adsense você ganha pelas visualizações? Pra retirar o "dim dim" tem que ter quanto? :)


  No Google Adsense ganhamos por impressões de anúncios e por cliques. Por isso não é impossível ganhar algo, já que os anúncios que aparecem em seu blog têm a ver com o seu conteúdo! Os únicos segredos são: produzir conteúdo de qualidade e atrair leitores realmente interessados no seu conteúdo. 
Ex: se estou escrevendo sobre maquiagem, os anúncios na página serão sobre maquiagem. Sendo assim, se o leitor está nessa página realmente interessado no conteúdo, ao ver o anúncio ele pode se interessar e clicar. 
  Por isso é essencial produzir um bom conteúdo, divulgar corretamente, otimizar suas postagens e posicionar bem os anúncios. Não é impossível conseguir cliques! Quanto ao pagamento, você só está apto a receber quando atingir US$100,00. 

Minhas considerações...


  Comecei usar o Adsense em Julho de 2015. Até pouco tempo eu achava que só bastava me inscrever, colocar os anúncios, aguardar os cliques e esperar meus dólares, coitadinha de mim! Quando percebi os baixos ganhos comecei me interessar mais pelo assunto e mexer nos anúncios. A princípio eu só tinha anúncio abaixo das postagens, usava quadrados, que até tinham cliques, porém eram poucos. Depois optei pelo maior, de 728x90, começou melhorar. Em seguida troquei meu layout (para o antigo) ele não permitia anúncios desse tamanho, ficavam pra fora do layout, o deixando visualmente feio, então tive que usar um de tamanho 468x60, que não ficou muito legal. Então acrescentei anúncios na barra lateral, testei de vários tamanhos, até encontrar o melhor para mim. 

Recentemente troquei o layout e novamente estou usando, abaixo das postagens, o de 728x90. Em meio a tantos testes, notei também que os dias em que mais ganho são quando há posts novos, se passo muito tempo sem postar (apenas divulgando posts antigos) os ganhos diminuem. Entende agora porque disse no início do post que Adsense é um estudo? Você vai fazer muitos testes e estudar muitos métodos até ter controle dos seus ganhos.

O Adsense não permite que seus editores divulguem seus ganhos, vai contra as regras, então não posso divulgar quanto tenho acumulado. Porém, acredito que divulgar a quantidade de cliques não tem problemas (assim espero). Comecei usar o Adsense em 27 de Julho de 2015, só comecei testar anúncios, mexer nos tamanhos e posições em Novembro. Nesses quase 6 meses de uso já tive 100 cliques nos anúncios. Viu como não é impossível?

Não peça que amigos ou familiares cliquem nos seus anúncios, isso é roubada, sem falar que se não está tendo cliques você está fazendo algo errado. Também não use robores ou induzam os seus visitantes a clicarem nos anúncios.
Por exemplo: Colocar "Clique e saiba mais" nos anúncios que ficam na barra lateral.
  O Google sabe de tudo, cliques inválidos podem levar ao cancelamento da sua conta!

  Quer testar? Vai em frente! Há muita gente que diz para usar o Adsense, outros dizem que não vale a pena. Porém, é melhor que você tenha a sua opinião formada sobre o assunto e não ir na conversa dos outros. Você não tem nada a perder, pelo contrário.
"Você tem que trabalhar duro para tornar as coisas simples. Mas vale a pena no final, porque quando chega lá, você consegue mover montanhas." - Steve Jobs.
Peço desculpas pelo post enorme, mas isso aqui é só o básico do básico do Google Adsense mesmo. Se você leu até o final, não deixe de comentar, e se gostou não esqueça de seguir o blog! 

Você usa ou tem vontade de usar o Adsense em seu blog? Qual a sua opinião? Compartilhe com a gente! :) 

49 comentários:

  1. Eeehh muito obg por responder minha pergunta <3 Realmente pensava que era por vizualizações...seria mais facil :D Adoreii o post bjão e sucesso pro blog!!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De verdade, se fosse por visualizações seria beeem mais fácil. Já pensou o tanto de dólares que a gente teria? Estávamos feitas! haha ♥
      Que bom que consegui responder tua pergunta. Obrigada pelo comentário, seja bem-vinda! ♥
      Beijos

      Excluir
  2. Meu Deus, nunca vi um post tão bem explicadinho com que se entendesse o Adsense, entendi tudinho, agora só preciso da coragem para criar minha conta hahaha

    Sucesso, xoxo!

    http://fabulosar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uffa, ainda bem que consegui explicar de uma forma que desse pra entender!!! Faz um teste, se não gostar ou não se adaptar é só deixar de lado. :D
      Obrigada pelo comentário, sucesso pra nós! ♥

      Excluir
  3. ESSE post foi ótimo para mim estava procurando isso é você respondeu todas minhas dúvidas obrigada 😊

    www.sheilacardoso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saber disso me alegra muito! ♥
      De nada, volte sempre! :)

      Excluir
  4. Tenho meu adsense a pouco tempo assim como o blog, também estou lutando pra entender ... Mais é bem isso que tu falou ele é um estudo diário ! E parabéns pelo post bem feito !
    Beijão

    Www.blogdagra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E parece que quanto mais a gente estuda sobre ele, mais surpresa aparece! :X
      Obrigada pelo comentário. Volte sempre!♥
      Sucesso com seu blog! Beijos

      Excluir
  5. Oi Nanda,
    Adorei o post, super explicado você é muito generosa. Pretendo usar um dia.
    Ótima semana!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, pretendo ajudar sempre que puder.
      Ótima semana pra ti também! Beijos ❤

      Excluir
  6. Tô adorando seus posts com dicas
    para blogs =)
    Adorei o post!!!

    http://maisdicassempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhei mais um motivo para continuar postando. Muito obrigada! ❤

      Excluir
  7. Que post completo, gostei tanto que salvei nos favoritos! Ainda não uso Adsense, masssss obrigada pelas dicas! Beijão <3

    http://www.blogdatami.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Êba \o/ Me contenta muito receber esses feedbacks positivos. ❤
      Eu que te agradeço pela visita e comentário. Seja muito bem-vinda no SB.
      Beijos ❤

      Excluir
  8. Nanda, você arrasa nos seus posts!
    Show de bola essa dica, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Vivianne. Pretendo ajudar sempre que puder! ❤

      Excluir
  9. Amei Nanda, com sempre você arrasa!
    Eu ainda não consigo usar o adsense, mais com seu post tão bem explicado ficou mais fácil, Beijão Nanda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que logo logo seu blog vai está capacitado. Fico feliz que meu post tenha ajudado, apesar de eu falar tanto! hahah
      Beijos ❤

      Excluir
  10. Ameei o post, pena que no meu blog ainda não tem essa opção...

    Beijos

    http://paulafernandesmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Caramba a muito tempo não via um post tão completo, parabéns Nanda.
    Tenho dúvidas sobre esses assuntos relacionados ao blog, mas esse post me esclareceu bastante coisa.

    Beijo Beijo


    tinafalando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Martina. Tentei ser a mais clara possível, embora tenha escrito demais. rs
      Beijos ♥

      Excluir
  12. Oi!
    Poxa, eu uso mas faço algo errado, pois não tem rendido muito não.. rsrs
    Adorei o post, vou seguir suas dicas!
    Seguindo o blog tb...
    Beijos!
    http://trairon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente os blogs que faturam um pouco melhor são blogs de beleza, moda, tendências, culinária, artesanato e maternidade. Como o seu blog é literário e pessoal, deve ser esse o motivo por não te render muito! :/
      Eu vi que você só tem um anúncio na barra lateral, já testou colocar anúncios também entre as postagens?
      Tenta também atrair muitos seguidores, quanto mais visitas você tiver, maiores são as chances dos anúncios serem vistos e quem sabe recebam cliques! :D
      Obrigada pelo comentário. Seja bem-vinda! ♥

      Excluir
  13. To começando agora.to meia perdida.mas suas explicações me ajudou bastante. Bju

    ResponderExcluir
  14. Olá nanda! Li todo seu post e gostei. Estou com uma dúvida pois nao consigo visualizar os anúncios no blog. Também não estou encontrando em nenhum outro blog anúncios do google adsense. O que acorre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegue visualizar os seus anúncios e nem anúncios de outros blogs?

      Excluir
  15. Adorei seu post me ajudou demais, obrigado e Parabéns <3

    http://alicenopaisdasfeminice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Alice. Me alegra saber disso!
      Beijos ♥

      Excluir
  16. Oi gostei muito do seu blog,obrigado pelas dicas ajudaram muito!tenho uma pergunta, eu tenho menos de 18 anos entao eu queria saber como um dos meus responsaveis pode dar a permissao pra eu usar o google adsense,na conta de um deles,por favor e obrigada!continue com seu blog."Notifique-me"Vanessa Gomes. e visite o meu blog estou começando agora http://blogdiariamentemenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do meu blog! Já que você tem menos de 18, não vai poder se cadastrar usando seu nome, terá que usar o nome de um dos seus responsáveis. Quando você atingir US$10,00 e receber a cartinha do Google para ativar a sua conta (conta bancária), terá que usar a conta em nome do responsável que você usou o nome no ato do cadastro. Porém, desde já aviso que, se você violar alguma regra do Google e sua conta for banida, o nome do seus responsável ficará sujo, dependendo do motivo da banição!

      Excluir
  17. oi Nanda obrigado por responder,essa postagem me ajudou muito e entao queria que voce me desse permissao pra postar no meu blog,mais claro que eu irei te identificar ,e queria saber tambem se voce tem aquele botao de topo,como se faz e como se poe no blog ,agradeço por tudo!beijo no seu coraçao!obs:queria muito ser sua amiga(rsrs)pra nao ter que estar perguntando a toda hora como se faz kkkk.Obgd fofa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, fico extremamente feliz que tenha gostado do meu post e que ele tenha te ajudado. Porém, os conteúdos são exclusivos aqui do blog, não sendo permitido repost ou reprodução!
      Quanto o botão do topo, me passa teu e-mail que eu posso te passar algum tutorial por e-mail, se desse eu faria um post aqui, mas ando com pouco tempo! :/

      Excluir
    2. Tambem estou muito ocupada,e obrigado pela resposta, claro que podemos conversar por email...mas eu queria que voce passase o seu email primeiro,porque ja que o blog e seu nao vai ser melhor do que eu deixar o meu email aqui no blog,so por causa de privacidade mesmo,obrigado pela compreensao Nanda!

      Excluir
  18. E tambem queria perguntar se voce queria fazer parceria comigo para melhorar o meu blog!e que eu preciso muito de uma parceira pra ajudar no meu blog!eu amo escrever mais por vezes nao tenho ideia ,acho que voce entende!tambem podia fazer parceiria com seu blog !claro so se voce quiser por favor e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia falar um pouco mais sobre a parceria via email? Podemos conversar melhor! :D

      Excluir
    2. Claro que sim Nanda deixa seu email?

      Excluir
  19. Oi Nanda, tudo bem? Gostei muito do post e consegui tirar umas dúvidas bem persistentes, mas uma coisa ainda não consegui esclarecer e eu espero de coração que possa me ajudar!
    Eu enviei minha inscrição e fui reprovada, recebi o e-mail mas a partir daí fiquei perdida pois não sei a quem recorrer pra solucionar oque tem de errado no meu blog!
    Veja só
    Verifique se suas páginas têm texto suficiente: websites que contêm predominantemente imagens, vídeos ou animações em Flash não serão aprovados.
    Seu conteúdo deve conter frases e parágrafos completos, não apenas títulos.
    Verifique se seu website foi totalmente desenvolvido e lançado antes de inscrever-se no Google AdSense: não se inscreva enquanto seu site ainda estiver em versão beta, na fase "em construção" ou consistir apenas em um modelo de website.
    Coloque o código de anúncio em uma página ativa do seu website. Ela não precisa ser a página inicial, mas páginas de teste vazias, exceto pelo código de anúncio do Google AdSense, não serão aprovadas.
    Forneça um sistema de navegação claro aos seus visitantes para que eles possam encontrar facilmente todas as seções e páginas do seu website.
    Oque eu posso fazer pra corrigir esses pontos?
    Beijos!
    qualquer coisa o meu e-mail é esse tatianneparablog@gmail.com
    Beijos e obrigada desde já <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Tati. Fico feliz que tenha gostado do post e que eu tenha conseguido esclarecer suas dúvidas!
      Quanto a sua reprovação no Adsense, te enviei um e-mail informando como consertar esse errinho. Espero que consiga te ajudar. Sucesso&Beijos! ♥

      Excluir
  20. Queria saber se e apenas pelo Blogger que pode se inscrever no adsense ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, blogs do Wordpress também podem, mas a forma é diferente!

      Excluir
  21. Amei o post, ajudou muito. Ja estou a um tempinho com o adsense mas ainda estava meio perdida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo é assim mesmo, mas é só ir mexendo que conseguimos entender as coisas!

      Excluir
  22. onde esta a barra de ganhos no blog ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu blog for no Blogger, essa aba fica na barra lateral.

      Excluir
  23. Olha eu fiz tudo isso, mas mesmo assim o Adsense não está pegando as vizualizações, porque ?

    www.sindromedoluxo.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, preciso de ajuda. rsrs
    Primeiro, parabéns pelo blog!
    Eu tentei me inscrever e em todas as vezes fui reprovada. Não entendo o motivo mesmo recebendo o e-mail deles com a seguinte lista:

    "Verifique se suas páginas têm texto suficiente: websites que contêm predominantemente imagens, vídeos ou animações em Flash não serão aprovados.
    Seu conteúdo deve conter frases e parágrafos completos, não apenas títulos.
    Verifique se seu website foi totalmente desenvolvido e lançado antes de inscrever-se no Google AdSense: não se inscreva enquanto seu site ainda estiver em versão beta, na fase "em construção" ou consistir apenas em um modelo de website.
    Coloque o código de anúncio em uma página ativa do seu website. Ela não precisa ser a página inicial, mas páginas de teste vazias, exceto pelo código de anúncio do Google AdSense, não serão aprovadas.
    Forneça um sistema de navegação claro aos seus visitantes para que eles possam encontrar facilmente todas as seções e páginas do seu website.
    Se você quiser gerar receita com vídeos do YouTube, solicite o programa de monetização do YouTube. Blogs e websites que contiverem apenas vídeos não serão aprovados."

    Pois já verifiquei todos estes pontos e acredito que meu blog está de acordo. Você pode me ajudar?

    Muito grata!


    https://linguisticadescomplicadaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!