PUBLICIDADE

Como conseguir parcerias para o meu blog? Dicas e perguntas respondidas!

04 maio 2016
A forma de consumir mudou muito de uns anos para cá, muitas pessoas confiam mais nas palavras contidas numa resenha em um blog, do que em comerciais bem trabalhados na televisão. Sendo assim, os blogs viraram uma ótima ferramenta de comunicação entre vendedor e consumidor, e muitas empresas focam e até preferem divulgar neles seus produtos.

Porém, muitas blogueiras que perdem oportunidades por não saberem tratar sobre parceria entre empresas e blogs, então, nesse post eu responderei algumas perguntas feitas por meninas lá no grupo Blogueiras Ever.


Dicas para conseguir parcerias para o seu blog.

Publicado em 04/05/2016 e atualizado em 11/10/2017.

Mas antes vamos entender algumas pequenas diferenças:

PARCERIA: 


"Arranjo em que duas ou mais partes se unem e estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses comuns."

AFILIAÇÃO: 


Você recebe códigos de descontos e ganha uma comissão ou reverte em produtos quando alguém realiza uma compra e utiliza seu código de desconto. Alguns programas de afiliação invés de dar um código de desconto, oferecem um link, e a cada compra feita através do seu link de afiliado você também ganha comissão.

 

Quando saber se já é o momento de ir atrás de parcerias?

(Vitória Abdalla)

Quando você tiver um pouco de público! Não há regras quanto ao momento certo de ir atrás de parcerias, muitas meninas com menos de 3 meses de blog já buscam. Porém, o que decide se você conseguirá parcerias é o alcance do seu blog, pageviews mensais, frequência e qualidade de conteúdo, bem como de imagens, pois é isso que as empresas avaliam.

Um blog com 10.000 pageviews mensais ainda não tem um público e alcance bacana para dar um retorno significativo a alguma empresa de imediato, mas pode vir a dar em longo prazo. Então, quando você ver que já tem um público legal e capaz de dar algum retorno à empresas, chegou a hora!

Dica: Se você tiver uma rede social com maior alcance que seu blog, pode oferecê-la como rede principal e o blog como um bônus.

As empresas começam a se interessar por blogs a partir de quantas Inscrições/visualizações?

(Juliana Reis)

Qual a quantidade de visualizações ou seguidores que as empresas usam para solicitar parcerias?

(Alessandra Maia)

Varia de empresa para empresa e qual o objetivo ao fechar uma parceria. Um blog pode ter 1.000 seguidores, porém tem um número de pageview muito inferior, pois nem metade dos seguidores leem as postagens. Do mesmo jeito que há blogs com menos de 500 seguidores e o triplo de pageviews pois tem um método de divulgação e engajamento melhor.

Nem todas as empresas vão se prender a quantidade e sim na qualidade. Se perceberem que você faz um bom trabalho e tem um bom alcance irão se interessar, pelo menos, em te enviar um presskit.

Me dando como exemplo, tenho 316 seguidores aqui no blog, média de 1.000 views diários e +25.000 visualizações de páginas mensais. Junto aos números anteriores tenho ainda 9.800 seguidores no Instagram, com média de 150 likes por publicação, 677 seguidores no Google Plus e 952 curtidas na página. Com esses números empresas já me procuram propondo parceria!

Qual valor devemos cobrar por parceria sendo blogueira iniciante?

(Alessandra Maia)

As parcerias com blogueiras iniciantes normalmente são feitas por permuta - produto em troca de divulgação -, dificilmente alguma empresa pagará pois o público ainda estará em crescimento. Permuta é a melhor maneira para as iniciantes, pois além de receber o produto, terá conteúdo para o blog, e consequentemente a empresa terá divulgação. Os dois lados saem beneficiados!

Do ponto de vista de várias empresas e blogueiras maiores, blogs com 500 views diários ainda só podem trabalhar com permuta.

Porém, quando você já tem público suficiente para cobrar por um publipost, ou até mesmo te ofereçam esse tipo de trabalho, deve ser avaliado os seguintes pontos:
  1. Tempo de criação de post e fotos.
  2. Tempo de realização da divulgação do post em todas as redes sociais.
  3. Pageviews mensais
  4. Dinheiro gasto no blog (domínio, câmera, iluminação, layout, hospedagem, etc)
Utilizando os meus dados, de acordo com Calculadora Mágica de Publieditorial do blog Sernaiotto eu poderia cobrar R$65,00 por um publipost, porém, é um valor base, posso aumentar ou diminuir levando em conta as minhas necessidades.

Jessica Figueredo - Como pedir press kit?

(Jessica Figueredo)

Como devo abordar a empresa e devo falar com lojas que está começando assim como eu?

(Sthefany Oliveira)

Como devo escrever o e-mail para pedir parceria para as lojas?

(Kamilla Souza)

Quero saber por qual meio de comunicação você faz o contato: email, assessoria de imprensa ou algum outro local?

(Pry Silveira de Maria)


Antes de tudo, pesquise bem sobre a empresa e seus produtos. Anote sobre o que achou mais interessante, pense sobre como você e seu blog serão capazes de ajudar na divulgação e crescimento, e então desenvolva a sua proposta de parceria.

➪ Será uma permuta? 
➪ Será post ou vídeo? 
➪ Em quais meios o post/vídeo será divulgado? 
➪ E quantas vezes será divulgado? 
➪ Você citará a empresa? Se sim, quantos links ou quantas vezes será citada? 
➪ O post terá destaque de quanto tempo?

A melhor forma de entrar em contato é por e-mail, nele você tem mais liberdade e pode anexar imagens, prints e mídia kit. Venda seu peixe sem medo, mostre seus pontos positivos e benefícios em ter seu blog como parceiro!

A forma de abordar a empresa e escrever o e-mail também varia de blogueira para blogueira, mas o mais comum é escrever sobre você e seu blog brevemente, além de apresentar sua proposta de parceria. Há também quem prefira fazer uma curta introdução e anexar um mídia kit, pois há dados suficientes e formas de parcerias que a blogueira trabalha.

Nesse post eu falei mais sobre COMO e O QUE escrever no email ➪ GUIA SOBRE PARCERIA ENTRE BLOGS E MARCAS

Muitos falam da importância do mídia kit, ele facilita a comunicação e é uma forma de provar as estatísticas reais do seu blog. Você pode pagar por um ou fazer sozinha se não puder pagar. Eu fiz o meu através de um modelo editável FREE, nenhuma empresa o solicitou ainda, mas atualizo sempre que posso.


Minhas dicas:


 1- Jamais minta sobre as estatísticas do seu blog, nem procure parceria se seus seguidores e comentários são trocados. Parceria é um trabalho em conjunto, as duas partes ganham. Você não conseguirá alcançar as expectativas da empresa com números falsos, e consequentemente terá uma parceria fracassada!

2- Tenha algo a oferecer, pois você vai ganhar.

3- Alimente seu blog sem estar focada apenas em parcerias, faça com dedicação, se empenhe e melhore cada dia mais, as parcerias virão como fruto e recompensa de todo seu trabalho.

4- Valorize seu trabalho e não aceite qualquer proposta. Há empresas sérias mas há também as que só querem tirar algum proveito, principalmente de blogueiras iniciantes.

5- Receber um presskit pode ser início de uma longa e bem sucedida parceria, então dê o seu melhor.

6- Esteja preparada para receber um NÃO e até nem ser respondida. 

Empresas/Marcas para solicitar presskit ou parceria



Por fim encerro o post. Foi útil para você? Então deixe o seu comentário e não esqueça de seguir o blog! <3

Quer mais dicas para blogueiras? Visite a seguinte aba: Dicas para bloggers

18 comentários:

  1. Amei o post, você está de parabéns. Acredito que essas dúvidas são comuns entre muitas blogueiros. A parceria e fruto do trabalho, então devemos fazê-lo bem feito para que tudo corra bem e as recompensas apareçam. Parabéns Flor.

    http://novascoisasdemenina.blogspot.com.br/2016/05/cardigan-o-casaquinho-para-qualquer.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, me alegra saber que gostou e que consegui esclarecer dúvidas. O que você falou é a mais pura verdade e muitas meninas deveriam pensar como você! <3
      Beijos

      Excluir
  2. Que postagem completa! Tenho certeza absoluta que tirou muitas dúvidas de blogueiras, assim como eu.
    Desejo muito sucesso com o seu trabalho, pois sei que merece. Parabéns por compartilhar seus conhecimentos a respeito do assunto!
    Beijos!
    Escritora por um acaso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, que linda! <3 Muito obrigada, Vitoria. Sempre que eu puder estarei compartilhando o que aprendo.
      Beijos

      Excluir
  3. Como sempre arrasando em seus posts! Parabéns !
    Obrigada por esclarecer tantas dúvidas, minhas e de várias blogueiras.
    Acredito que a ansiedade em receber "presentes" ou o reconhecimento logo de inicio é grande, mas temos que pensar como se fosse uma empresa, uma multinacional, logo que você entra você não é promovida, existe um tempo, onde a avaliação é constante e o reconhecimento pelo seu trabalho e sua dedicação vem, mas demora...
    Gde beijo e te desejo cada vez mais reconhecimento e sucesso gatona.
    Vivianne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, agora você falou tudo. Resumiu de fato como é conseguir parcerias com empresas! <3
      Muito obrigada pelo carinho, Vivianne. Sempre ajudarei! <3

      Excluir
  4. Adorei o post, me ajudou muito com algumas
    dúvidas que tinha sobre parcerias de loja.
    Ainda não tenho nenhuma parceria mas penso em
    um dia ter =)

    Se vc quiser conhecer meu blog: http://maisdicassempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui esclarecer suas dúvidas. Continue se esforçando em seu blog que com certeza as parcerias virão!
      Beijos <3

      Excluir
  5. Muito útil o post!
    Obrigada pelas dicas!
    Faz um post falando sobre aquele rel=nofollow!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. Você não imagina o quanto seus posts me ajudam Nanda, e tõ nessa fase em que algumas empresas têm me procurado,mesmo eu estando começando agora. Agora estou mais situada.

    ResponderExcluir
  7. Olá Nanda, você não sabe como tem me ajudado com seus posts bem explicativos e sem falar que nos passa mais segurança para seguir em frente,parabéns você arrasa estou amando seu blog. Eu acabei de criar um más ainda não sei como fazer um layout e um cabeçalho legal se poder me ajudar ficarei muito grata! Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, linda! ♥
      Quanto ao layout, eu mesma fiz os meus buscando tutoriais na internet, se você tem tempo e disposição é bacana fazer o seu tbm, porque se torna diferente. Mas se esse não for o caso, há vários layouts free lindos por ai que você pode usar! <3

      Excluir
  8. Muito bom o seu post!

    Sobre as parcerias, é só fazer conteúdos de qualidade que as empresas começam a se interessar pelo seu blog. Comigo aconteceu assim. Comecei meu blog no ano passado e, somente no final do ano, uma empresa me escreveu pedindo para ser parceira. Em março deste ano, publiquei o meu primeiro publipost. Cheguei a mandar alguns e-mails para algumas empresas, mas nunca tive sucesso. São as empresas que se interessam pelo conteúdo que você publica. Se gostarem, elas entram em contato.

    Uma dica é fazer o blog por amor e não com o intuito de ganhar dinheiro. O dinheiro é consequência de um trabalho bem feito!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Muito bom , super completo , adorei !!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post Nanda!! Estava com muitas dúvidas sobre parceria e quando deveria começar, preços entre outros... Me ajudou muito!! Parabéns :3

    http://www.manequim-alternativo.com

    ResponderExcluir
  11. Suuuper completo seu post...
    Tão jovem e com esse gabarito todo.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Estava pesquisando sobre a blogosfera (sou iniciante) e "cair" aqui e quão útil foi pra mim rsrs.

    Parabéns Nanda!

    Bjs

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana