PUBLICIDADE

Como usar o Google Plus para otimizar seu blog

01 agosto 2016

Apesar de não ser uma rede social de grande destaque como as demais que vemos por ai, o Google Plus oferece vantagens para crescimento de blogs e empresas. Por se tratar da rede social da maior empresa de pesquisas, a Google, os usuários do Google Plus têm preferência e mais visibilidade que os usuários do Twitter e Facebook, isso porque suas publicações são priorizadas. Por isso, se você deseja presença nos resultados das pesquisas, começar usar essa rede social pode ser o grande ponta pé, assim como foi para mim.

Porém, simplesmente criar um perfil não irá te garantir o resultado esperado, é necessário saber configurar e usar as oportunidades dessa rede social a seu favor. Quer saber como? Continue lendo sobre como usar o google plus para otimizar seu blog!

Como usar o Google Plus para crescer o blog


Configure seu perfil da maneira correta



NOME: Segundo o próprio Google, os perfis no Google+ devem ser usados por pessoas, sendo assim terá que levar seu verdadeiro nome e sobrenome em vez do nome do seu blog, correndo o risco de ser excluído futuramente se assim não fizer. Logo após, se preferir, pode criar uma página para o seu blog ou empresa.

FOTO DE CAPA: Como você usará seu nome no perfil, agora será bacana usar uma foto de capa que mostre seu blog, ou seja, algo semelhante ao cabeçalho.

  • Tamanho recomendado: 1080 x 608 pixels
  • Tamanho mínimo: 480 x 270 pixels
  • Tamanho máximo: 2120 x 1192 pixels


FRASE DE EFEITO: Essa frase aparecerá logo abaixo do seu nome, ela deve ser curta e direta, para que ao primeiro contato consigam identificar quem é você ou o que faz. Logo aqui você já pode investir em algumas palavras-chaves, se preferir.

Como usar o Google Plus para crescer o blog


APRESENTAÇÃO: Aqui é a hora de mostrar quem é você e sobre o que aborda em seu blog. Inclua de forma natural palavras-chave e links para o seu blog, pois assim estará contribuindo para o SEO:

Quando um blog recebe links de um site de alto pagerank (Google plus) ele recebe "pontos" frente aos mecanismos de buscas, pois isso significa que seu blog tem certa relevância e autoridade nos assuntos abordados, contribuindo dessa forma com o seu pagerank.



Essa é a única parte que você pode adicionar links dofollow, links adicionados em outras áreas são do tipo nofollow, ou seja, os robôs entenderão que aqueles links não tem relevância. Então, use a apresentação com sabedoria.

Como crescer seu blog

LINKS: Nessa parte você pode aproveitar e incluir o link do seu blog, redes sociais e os tópicos do blog quais você julga importante, para assim quem visitar seu perfil os encontre e talvez se interesse em clicar para conhecer.

Como crescer seu blog



Como postar no Google+ e ter resultados


Para compartilhar um post você tem duas opções: compartilhar diretamente da área de postagens do blog ou publicar e adicionar fotos e links separadamente.
Para ambos os métodos é importante focar nos seguintes pontos:

  • Título interessante sobre a publicação
  • Um resumo sobre o que a pessoa encontrará na postagem
  • Imagem grande e que identifique a publicação
  • Hashtags para que o Google junte sua publicação à postagens com conteúdos semelhantes.

Como divulgar o blog corretamente no Google+

Para deixar uma palavra ou frase em negrito adicione asteriscos antes e depois da palavra, sem espaços: *assim*.

Se quiser deixar a palavra em itálico adicione underscore antes e depois, também sem espaços: _assim_.

Se você compartilha seu link diretamente da publicação, como na foto acima, o link será do tipo dofollow, com relevância. Se você posta uma foto e adiciona um link no texto, como na foto abaixo, ele será nofollow, sem relevância.

Como divulgar o blog corretamente no Google+

As publicações compartilhadas no Google+ aparecem nos resultados de pesquisa no Google se a pessoa estiver logada em sua conta e também participa de comunidades das quais você é membro e compartilha os posts.

Comunidades para divulgar seu blog no Google+


Divulgar em comunidades de mesmo nicho do seu blog é ótimo para gerar tráfego. Mas atente-se em participar das comunidades em que o público não seja formado apenas por blogueiros, e sim por leitores que buscam informações sobre os assuntos.

Abaixo está as comunidades que divulgo o blog e me dá um ótimo retorno:





Sugiro não divulgar em todas as comunidades de uma só vez. Se você participa de 6 comunidades, separe em duas para divulgar a cada horário:

Pela manhã - comunidades 1 e 2.
À tarde - comunidades 3 e 4.
À noite - comunidades 5 e 6.

No dia seguinte ou quando preferir troque a ordem e divulgue novamente.

Definitivamente o Google Plus não é a rede social para postar frases e fotos fofas de festas ou passeios, e sim para contar histórias, apresentar produtos e projetos com pessoas que se interessam pelo mesmo que você. Ela oferece várias oportunidades para compartilhar e encontrar conteúdo interesse, só falta interesse em buscar.

Quando eu não sabia criar uma postagem visível para mecanismos de pesquisas e as divulgações no facebook não estavam gerando um bom tráfego, essa rede social deu um UP nos acessos do meu blog. Que tal você também fazer um teste? 
Para complementar esse post sugiro que dê uma lida no seguinte:


Você já usa e divulga seu blog no Google Plus? Como tem sido sua experiência? Compartilhe conosco através dos comentários!

21 comentários:

  1. Não sabia que tava para colocar em negrito. Ótimo post flor!
    Http://cinthiaartdesenhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá e é uma ótima opção para dar destaques aos títulos e as palavras-chave.
      Obrigada! <3

      Excluir
  2. Confesso que nunca me preocupei muito com o Google plus...até porque, nunca vi meus amigos por lá, então eu tinha aquela "visão" negativa da rede social...
    Agora com suas dicas... vou correndo lá no meu perfil atualizar meus dados !
    Obrigada ! Beijos <3
    http://blogmissgambiarra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu falei, não é uma rede social tipo Facebook ou instagram, o diferencial e justamente o ponto que faz as pessoas ignorarem ele é isso: interesses em comum.
      Fico feliz que o post tenha te agregado algo. Beijos <3

      Excluir
  3. Suas dicas foram ótimas, coloquei v deu blog no meu RSS. Beijos!
    http://luhcastt.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ameei! :)) Já vou correndo otimizar o meu perfil, hahaha. Curti muito as dicas!

    Bjs
    Blog Renata Bastos

    ResponderExcluir
  5. Ando pensando na rede social Google+ há um tempo, mas não tinha ido lá terminar meu perfil ainda. Com essas dicas, acho que vou fazer um teste. Obrigada!

    http://tendenciasaparte.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que funcione contigo também.
      Obrigada pela visita e comentário! <3 Beijos

      Excluir
  6. Nanda, eu adoro teu blog e todas as tuas dicas, uso o Google + e é a rede social que me dá mais retorno, comparada as outras♥
    Um bjo enoorme♥
    http://rafaelleventura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário. Fico feliz que meu blog esteja agradando! Super beijo ♥

      Excluir
  7. Nanda, como sempre, seu blog é uma aula pra mim ������ Obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. Nanda meu amor que Deus te abençoe muito meu amor! Quando comecei meu blog me inspirei mto em suas dicas e graças à Deus tá dando certo. Com certeza vou colocar todas essas novas dicas em prática!Preciso dá um up no meu blog eu amo os seus layouts free tô querendo usar um más ainda não sei como colocar! Bjusss meu amor 😍😘

    ResponderExcluir
  9. Eu amei o post, vai me ajudar muito. Obrigada por compartilhar.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  10. Fui lendo e já arrumando o perfil haha
    E acabei vendo que estava divulgando errado :/ eu não sabia isso das hashtags e que dava pra colocar em negrito/itálico. Que legal!
    Dicas preciosas!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei bastante das dicas :D
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nanda isso vale para vídeos tbm? Costumo divulgar só meus vídeos lá bjss

    ResponderExcluir
  13. OI Nanda! Eu já usava o G+ e agora otimizando as postagens com as dicas que tu deu já consegui melhorar muito o engajamento para o blog! Muito obrigada por compartilhar! Beijos e sucesso para o Simples Bella!

    ResponderExcluir
  14. Também adorei e vou correndo atualizar meu perfil (https://www.buffetsinfantis.com.br). Assim já ganho mais alguns pontos nos buscadores...

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana