Como entrar em contato com lojas e empresas solicitando parceria

02 novembro 2016

  Há alguns dias com uma lojinha no instagram eu vivi o que muitas empresas vivem todos os dias: bombardeios de pedidos de parceria. Estando do lado de lá eu pude ter a total certeza de como é chato receber os mesmos tipos de pedidos todos os dias, e o pior, de pessoas despreparadas que parecem criar um blog ou instablog apenas para receber produtos, e sequer sabem nos abordar para apresentar o seu trabalho.

Aqui no blog já tem dois posts com dicas sobre como conseguir parcerias para o blog, e por causa das experiências anteriormente citadas eu decidi trazer esse post dando continuidade à essas dicas, mas dessa vez falando sobre como entrar em contato com lojas e empresas solicitando parceria. 

Como conseguir parcerias para o blog e como entrar em contato com lojas e empresas.


Dos vários pedidos que recebemos em menos de um mês de loja, eu trouxe apenas dois prints dos mais aceitáveis, pois infelizmente os outros foram excluídos. Veja:

Como conseguir parcerias para o blog e como entrar em contato com lojas e empresas.


Nos dois prints mostrados e nas outras mensagens elas citam ter gostado dos produtos e da loja, mesmo sem ter usado ou até mesmo realizado uma compra, mas até ai tudo bem.

A dona da segunda mensagem intitula instablog, mas é um perfil comum que posta apenas as suas selfies e fotos de paisagens. Como nós (donas da loja) ganharíamos com essa parceria se nem um público definido e no nosso ramo (beleza) a pessoa tem?

Já o perfil da primeira mensagem não é youtuber como citou, ou seja, não tem canal, tinha apenas 200 seguidores onde 30% destes viam suas publicações e não usa fotos autorais. Tem lógica apresentar um trabalho que não é seu?

Como entrar em contato com lojas ou empresas solicitando parceria 


Se você deseja fazer algum tipo de parceria é necessário ter algo para oferecer, pois esse trabalho é para benefícios mútuos. Então, se você acredita que já pode oferecer um trabalho que será vantajoso para as partes envolvidas, é hora de escrever para a marca e tentar convencê-los.

Entre em contato através do e-mail:


A maneira ideal de entrar em contato com lojas e empresas é através do e-mail, normalmente quando ele não fica em destaque na bio do instagram o endereço e maiores informações estão no site, faça uma visita e o anote. É mais profissional esse tipo de abordagem e mostra que você teve a disposição de ir até o site conhecer mais sobre a loja/empresa em questão.  

Se não há e-mail para contato, o que faço? Algumas vezes acontece de no site não haver e-mail, e a aba "Contato" é um pouco limitada. Nesse caso faça a primeira abordagem pelo direct ou bate-papo solicitando um contato para tratar sobre parcerias.

Mostre o seu real interesse e como pode colaborar com eles:


Mostre que realmente está interessada na marca e como pode colaborar na divulgação para que seus produtos cheguem até as pessoas interessadas, ou seja, nos consumidores. E não deixe de explicar o porque seu trabalho será benéfico, destacando o que receberão em troca.

Apresente os dados mais relevantes, como a quantidade mensal de usuários que acessam e leem seu blog, onde essa pessoas estão localizadas, qual a faixa etária, o que elas procuram ao acessar o blog e se possível qual sua taxa de conversão.

Seja paciente, educada e rápida:


Quando receber a resposta tente responder o mais rápido possível para não prolongar a conversa. Independente do tipo de trabalho oferecido, seja direta, explique como o faz e quanto cobra. Não tenha receio em fazer acordo, se houver interesse haverá trocas de e-mail.

Importante: 


Você pode até não conseguir gerar vendas de imediato e seu número de seguidores não é tão importante, o que mais vale é a qualidade do seu trabalho, se as pessoas gostam e confiam nas suas palavras. Estar presente em qualquer canal online que tem de certa forma alguma autoridade já conta muito para uma empresa, mesmo se não vender, os produtos foram vistos por pessoas interessadas.

Por que usei os dois prints como exemplo?



Nenhuma das abordagens passou profissionalismo, ressaltando também as mentiras disfarçadas. Um dos perfis é um perfil de selfie comum do instagram, ou seja, não tinha sequer um nicho específico, público e autoridade no ramo em que a loja atua, sequer visibilidade das pessoas corretas a loja ganharia. 

Percebem onde quero chegar? Nos pontos principais sobre parcerias que sempre tocamos: conhecer seu nicho e público, ter um trabalho original e consequentemente de qualidade, ser verdadeira e ter algo para oferecer. 

Aqui eu encerro esse post e deixo como sugestão para próxima leitura o post em que respondi perguntas sobre parcerias, confira:


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16 comentários:

  1. Dicas valiosas, li com bastante atenção o post e anotei várias dicas para que no futuro, quando eu acredite ser a hora certa de iniciar os contatos buscando parceria, eu seja bem sucedida. Excelente post, parabéns!

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

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  2. Amei a matéria! Estou tentando aprender a cada dia mais sobre: como ser uma blogger, já que sou nova no assunto. Dicas preciosas, muito obrigada por compartilhar.

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    1. De nada. Eu que agradeço pelo comentário também! ♥ Sempre que puder estarei ajudando.

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  3. Olá lindona,
    conheci seu blog hoje e amei as dicas.
    Gostei muito do assunto.
    Beijocas.

    meumundosecreto

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  4. Amei as dicas! Um incentivo para repensar meu conteúdo!!!

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  5. que chato receber tantas mensagens pedindo parceira! Infelizmente muitos estão se declarando blogueiros e youtubers apenas para ganhar presentes e dinheiro... Mas os leitores percebem muito bem esse tipo de pessoa!

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  6. Adorei as dicas! Parabéns pelo post ♡

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  7. Adorei suas dicas ❤️ parabéns pelo post 😍

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  8. Dicas super bacanas! Eu até agora não entrei em contato com nenhuma empresa, até porque não me sinto totalmente preparada e não quero fazer isso de forma errada me queimando com a empresa.
    Suas dicas vão ser super valiosas para mim na hora em que eu me achar pronta para ir atrás das parcerias, e com certeza vai ajudar muita gente!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

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