26 abril 2017

Como encontrar as melhores hashtags para usar no seu Instagram

Dou início a série de posts dedicados ao Instagram. Esses posts são os que eu publicaria no grupo Instaclube, que eu mencionei no post sobre como consegui 136 seguidores em 8 dias e acabei criando, porém, já aconteceu o que eu temia (contei no grupo). Quem participou do pouco tempo de existência do Instaclube viu a primeira tarefa, que era encontrar as melhores hashtags para usar no Instagram, as que se encaixam de verdade com o seu perfil, e é essa tarefa que estarei dando a você hoje!

Como encontrar as melhores hashtags para no Instagram



No início é um pouco chato, mas depois que encontrei as 20 primeiras hashtags e notei uma grande diferença eu repensei o caso e dediquei um tempo especial para elas. A pesquisa por hashtags no Instagram funciona da mesma maneira que a pesquisa no Google Imagens, você digita algo como "batom líquido matte" e fotos dessa categoria irão aparecer.


Como as hashtags funcionam no Instagram


Eu costumo pesquisar as hashtags para o meu perfil olhando quais os perfis semelhantes ao meu estão usando. Seleciono uma, observo as fotos que estão em "PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES" e anoto as hashtags que os perfis dessas fotos estão usando. Porém, eu não uso todas, observo alguns pontos:


  1. A quantidade de publicações - Se já ultrapassou 1 milhão de fotos publicadas na hashtag ela não me serve, pois é muito usada e as fotos somem rápido. A menos que eu dê a sorte de ficar entre as principais publicações, o que é difícil, devido as variáveis que levam uma foto a esse nível.
  2. Frequência de tempo para a tag ser atualizada - Se só aparecem novas fotos após 20 minutos a hashtag não me serve, pois é pouco usada e visitada, e não dará um bom retorno.
  3. Tipo de fotos publicadas - Se minhas fotos se encaixam com as fotos que são publicadas na hashtag, ela me serve muito.
Mas, se você não vê problema em usar as hashtags mais famosas, você pode fazer um equilíbrio entre as mais populares e as menos, respeitando o limite de 30 hashtags por foto.

Obs: O limite é 30, se você coloca hashtags na legenda e nos comentários, a soma delas não pode ultrapassar 30.

É trabalhoso pesquisar do jeito que eu faço? MUITO! Ás vezes levo uma manhã inteira quando quero me dedicar apenas a isso. Se você é fã de ferramentas e aplicativos, te indico ALL HASHTAG, você digita uma palavra-chave e ele te dá as hashtags mais relevantes. 

Site para encontrar as melhores hashtags para usar no Instagram

Site para encontrar as melhores hashtags para usar no Instagram

Você decide se copia as que foi indicada por ele, ou seleciona algumas e faz uma busca minuciosa igual eu faço. O site também busca hashtags em português, porém eu não as uso, o alcance das hashtags brasileiras para o meu nicho é extremamente fraco e a frequência de uso delas é muito inferior.

Comparando:

#batomliquidomatte - 35.188 publicações - fica até 1 hora sem receber novas atualizações
#mattelipstick - 796.745 - recebe novas atualizações a cada 1 minuto

Usando as hashtags em inglês atinjo público de todo o mundo, porém, o predominante continua sendo do Brasil.

Eu posto de tudo um pouco, como faço para encontrar as hashtags?

O mais aconselhado é criar um pack de hashtags para todos os tipos de fotos que você costuma postar. Ex: fotos do gatos; fotos na praia; livros; café da manhã.

Eu, por exemplo, tenho alguns packs para quando a foto é com os batons nos lábios ou quando mostro apenas as embalagens. São estilos de fotos diferentes, hashtags diferentes!

VEJA TODOS OS POSTS DE DICAS  → INSTAGRAM

Extras:

→ As hashtags funcionam da mesma maneira quando colocadas na legenda ou no primeiro comentário, a diferença é que muita gente acha "poluído" colocar tags na legenda e visivelmente mais bonito quando fica no primeiro comentário, pois é ocultado.

→ Responda imediatamente os comentários que receber em suas fotos, quando uma foto recebe comentários em curto tempo o algoritmo do Instagram a entende como relevante.

Quem vai dedicar um tempo para encontrar as melhores hashtags para usar no seu Instagram? 

MEU INSTAGRAM → @simplesbellablog

Um beijo, até o próximo post! 💋

13 comentários:

  1. Estou testando hashtags, por estar testando algumas publi chove de likes e consigo novos seguidores porém algumas ficam bem pouco curtidas... mas creio que é assim mesmo até achar as que dão certo para meu trabalho :) Adorei o post e você sempre se supera Nanda!

    Parabéns, abraços.

    http://www.manequim-alternativo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, e mesmo quando dá certo, é bom ir trocando ao longo dos dias uma ou outra!

      Muito obrigada pelo comentário 💋 Abraços!

      Excluir
  2. Nooossa, quanta pesquisa sobre isso! Acho que as hashtags ajudam muito na divulgação, então é sempre bom estar por dentro x) Nas minhas fotos coloco poucas, só pra ilustrar mesmo o que tem na foto x)

    Beijinhos :)
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava que Pinterest era a rede social mais complicada, até pesquisar a fundo sobre o Instagram e constatar que os dois são complicados igual! haha
      BEIJOS 💋

      Excluir
  3. Amei o post! Sinceramente eu tenho andado um pouco desanimada com o Instagram, mas com essas dicas em prática acredito que posso melhorar, obrigada Manda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que funcione contigo também! 💋 De nada.

      Excluir
  4. Dicas anotadas. Eu tenho muita dificuldade com as hashtags

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  5. Acabei de fazer, percebi que usava muita # inútil, mas também só consegui achar 20 # relevantes hihi

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela dica já to seguindo seu blog pra ver mais dicas! Se puder da uma passadinha no meu blog e me segue lá pra me ajudar! Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Amei esse post . Vou começar a usar essas dicas

    ResponderExcluir
  8. Estou usando essa dica e funciona mesmo, minhas fotos tem mais curtidas do que antes, da um trabalhinho, mas vale a pena.
    Beijos
    www.eaieliz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nanda, estou com muita dificuldade com o Instagram, vou usar suas dicas.

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas! Vou começar a procurar já já ♡
    Adorei o Post, parabéns pelo blog!

    http://umapessoatagarela.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!