PUBLICIDADE

Como o Pinterest pode aumentar o tráfego do seu blog - Parte 1

03 agosto 2017
Com 175 milhões de usuários ativos por mês, o Pinterest é uma ótima ferramenta para gerar tráfego para o seu blog, e provavelmente você já viu falar sobre isso! O avanço da plataforma se deu por conta da entrada de novos usuários, principalmente na Alemanha e aqui no Brasil, que tiveram a quantidade de usuários TRIPLICADA nos últimos meses.

Em particular, eu uso o Pinterest desde que iniciei o blog, mas só desenvolvi interesse em usá-lo para gerar tráfego esse ano, e confesso, ainda está sendo difícil de entender 100% esse bendito, pois não se trata de uma simples rede social - e não é.

Como o Pinterest pode aumentar o tráfego do seu blog

O que é o Pinterest:


Em pouca palavras, não é apenas um lugar com belas imagens e ótimas ideias, trata-se de um mecanismo de pesquisa de ideias. Isso mesmo, o Pinterest funciona semelhante ao Google. Cada imagem nele tem um título, descrição e backlink para o dono da imagem - sim, elas têm dono - geralmente voltado para um blog, site, rede social, portfólio, página de vendas, etc. 

Para organizar essas ideias você tem as pastas, onde pode salvar fotos de acordo com seus temas (decoração, viagem, casamento, festas, looks). Imagine que essas imagens funcionam como outdoors, e esses outdoors levam os usuários ao seu  blog ou site, e aqui a "mágica" acontece: a imagem que chamar a atenção do usuário e fazê-lo dar um clique, o levará a sua página na web.

Por ser uma plataforma orientada apenas por imagens é preciso alimentar as suas pastas apenas com imagens ricas e ótimos conteúdos, para então atrair os olhos dos usuários  e transformá-los em seus visitantes. E por se tratar de um mecanismo de pesquisa, tal qual o Google, é necessário fazer o uso correto através da otimização para que os usuários que se interessam pelo seu tipo de conteúdo passe a o encontrar.

Continua depois da publicidade*


Como usar o Pinterest para aumentar o tráfego do seu blog

1° - Tenha um perfil comercial


O primeiro passo para usá-lo de forma correta, e a favor do seu negócio, é tendo um perfil comercial. Com ele você consegue verificar seu blog, e, dessa forma, mostrar aos usuários que o mesmo é uma fonte confiável, além de dispor das estatísticas necessárias para acompanhar o desempenho da sua conta, o que não é possível para quem usa uma conta pessoal.

Como usar o Pinterest para aumentar o tráfego do seu blog

Como usar o Pinterest para aumentar o tráfego do seu blog


Acesse https://business.pinterest.com/pt-br para criar uma conta comercial. Se você já tem um perfil pessoal e não deseja criar um nova conta, faça login, acesse https://www.pinterest.com/business/convert/, e preencha as informações necessárias para converter da pessoal para comercial.

2° Implemente Pins Avançados


Em conjunto com a sua conta comercial, implementar os Pins avançados  é outro passo importante na otimização da sua conta. Pins que são validados têm um melhor posicionamento e dão mais relevância ao seu conteúdo no Pinterest, pois levam informações automaticamente do blog, como o título do post,  nome do autor, descrição do post e mais.

Como usar o Pinterest para aumentar o tráfego do seu blog

Para ativar os rich pins é necessário algumas configurações no blog e em seu html. Confira os seguintes posts:


Se você usa Wordpress, ACESSE: PINTEREST HACKS PARA BLOGUEIROS - Sernaiotto

3° Configure seu perfil


Até aqui você já tem uma conta comercial e um blog validado, agora é hora de configurar seu perfil:

  • Fale um pouco sobre você.
  • Tenha uma boa imagem no perfil (600x600)
  • Escreva um título descritivo sobre o perfil (título = nome do perfil)
  • Adicione o link do seu blog

Essa primeira parte é apenas uma introdução para o assunto não ficar extenso, e você não absorver muita informação em pouco tempo. Nos próximos posts irei falar sobre:

  • Como configurar as pastas
  • Como aperfeiçoar suas imagens para o Pinterest
  • Como otimizar seus Pins e mais!


Resumidamente você leu nesse post:



  • O Pinterest é um mecanismo de pesquisa, guiado por imagens e que funciona com otimização, tal qual o Google.
  • Por ser um mecanismo de pesquisa, todas as imagens ali contidas têm um dono.
  • As imagens funcionam como um outdoor, que chamará a atenção dos usuários e os levarão para a página que você desejar.
  • Por sua vez, esses usuários só encontrarão essas imagens (outdoors) se as mesmas forem otimizadas corretamente.
  • Com um perfil comercial é possível validar seu blog (ou site), o mostrando como uma fonte segura, além de obter estatísticas sobre o desempenho dos seus Pins.
  • Quando os Pins são validados, ganham um maior destaque nas pesquisas e na página inicial do Pinterest, além de ficarem visivelmente mais ricos em informações.
Aproveita e já me segue também no Pinterest, clicando AQUI. Depois do Instagram é lá que eu passo mais tempo!

Salve esse Pin: clique aqui!

Você já usa o Pinterest? Se sim, busca mais inspirações ou para divulgar seu conteúdo?

Não esqueça de deixar seu comentário, de verdade, o feedback é mais importante do que as visualizações! ❤

Um beijo, e até o próximo post!

17 comentários:

  1. Como sempre você trazendo conteúdos de qualidade, sempre aprendendo com seu blog! Sucesso *-*

    www.comglamour-gs.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda! Ótimo post, me tirou algumas dúvidas, e me ensinou sobre os rich pins, pois não sabia deles!! Abraços


    www.biashaina.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu acho o Pinterest tão difícil de mexer, e por isso quase não passo por lá. Mas acho que é ótimoo pra aumentar as visitas no blog, já que tem o direcionamento lá. Adorei conhecer mais dele, preciso começar a usar!

    Bom fim de semana :D
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito completo, e com imagens e otimização corretas direciona muitos visitantes ao blog. Está sendo meu "salvamento" desde que o G+ caiu drasticamente o alcance!

      Ótimo fim de semana ❤

      Excluir
  4. Estou super ansiosa para continuar com essa saga maravilhosa, são dicas muito importantes e bem legais.

    ResponderExcluir
  5. Vou tentar pôr em prática! Ótimas dicas como sempre :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Que post maaara. Tava super em dúvidas sobre o Pinterest como ferramenta de divulgação, sempre usei só para me inspirar. Vou ficar ligada nos próximos.

    Beijoks
    Www.atesemsalto.com

    ResponderExcluir
  7. Eu uso o Pinterest mas não tenho ideia de como realmente usar para ajudar a divulgar mais com ele, eu sempre o uso para pesquisar acho perfeito! Com certeza irei acompanhar os próximos posts, já mudei para comercial eu nem sabia disso kkkk

    Valeu Nanda, amo seu trabalho e parabéns pela parceria da Mahav (acompanho tudo no stories haha) :D

    http://www.manequim-alternativo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem dado um BOOM de visualizações no meu blog, o uso mais para divulgar os posts de dicas para blogs e o retorno está sendo ótimo. Eu acho que aqui no Brasil o uso inicial era mais pra esse mesmo, apenas pesquisar.

      Muito obrigada <3 Esse trabalho com certeza me abriu novas portas!

      Excluir
  8. Olá
    Eu uso o Pinterest a algum tempo, mas somente pro agora estou descobrindo as maravilhas que ele pode fazer pelo nosso blog. Adorei suas dicas e já estou indo no blog que indicou pra ver como configura tudo certinho.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  9. Eu uso muito pouco o Pinterest pra fazer divulgação, mas estou voltando a atualizar meu blog e vou procurar usar mais. Suas dicas me ajudaram muito, vou já conferir a segunda parte do post. Beijos <3

    ResponderExcluir
  10. Eu também não sei muito sobre o Pinterest, mas já vi que ele é muito bom para gerar tráfego e sempre que me deparo com uma dica sobre Pinterest, eu paro para ler rs
    Obrigada por compartilhar essas informações!

    Abraços
    Renata Milan - www.projetoganharonline.com

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana