PUBLICIDADE

Como usar o Pinterest e aumentar o tráfego do seu blog

26 janeiro 2018
O Pinterest pode ser uma fonte de tráfego para o seu blog, e o lugar correto para vender seus produtos. Hoje ele é responsável por 90,83% do meu tráfego social, e a segunda maior fonte geral, ficando atrás apenas do Google. Quando comecei usá-lo me sentia perdida, enxergava apenas como um lugar com belas fotos para se inspirar, DIY e  receitas deliciosas. Mas, vai muito além disso!

Ter resultados - ou sucesso - no Pinterest requer ações estratégicas e consistência.  Como blogueira ou empresária você precisa aprender como aumentar as visitas no seu perfil, para assim obter mais tráfego para seu site ou blog, e isso precisa de tempo e um estudo mais aprofundado. Mas não se preocupe, um pouco da ajuda que eu não tive estarei te dando agora, nesse post você aprenderá como usar o Pinterest e ter resultados!

Como usar o Pinterest e aumentar o tráfego do seu blog

Antes de começar, quero dizer que o post está longo e que você vai precisar de muita atenção. Quando leio posts assim costumo usar um bloco de notas para anotar as principais ideias e assim entender melhor!

>> Siga no Pinterest | Simples Bella > Me siga no Instagram | @simplesbellablog <<

Como funciona o Pinterest?


O Pinterest atua como um mecanismo de pesquisa, igual ao Google. É um painel gigante onde as pessoas compartilham e salvam conteúdo. Você só conseguirá resultados se entender isso: O Pinterest não funciona como as demais redes sociais, pois ele não é uma. Um imagem no Pinterest tem mais tempo de vida útil do que no Facebook ou Instagram, sendo encontrada e distribuída anos depois.



O que é um Pin?


O Pin é uma imagem no Pinterest, ele funciona a base de imagens. Elas trabalham como um banner que passa algum tipo de informação, chamam a atenção e alguém a salva.

Um Pin tem:
  • A imagem
  • Um link para o site/blog
  • Breve descrição do conteúdo

Como iniciar no Pinterest 


Primeiro, crie sua conta. Se você já tem uma, converta para uma conta comercial, com ela você terá acesso a todas as estatísticas de desempenho do seu perfil, pins e site.

>> Acesse Pinterest para empresas para converter ou criar uma nova conta. <<

Em seguida, configure sua conta corretamente:

  • Preencha adequadamente as configurações da conta.
  • Escreva sua biografia dizendo aos usuários do que se trata seu blog/empresa.
  • Adicione sua localização.
  • Adicione seu site/blog.
  • Crie pastas para o seu conteúdo. 
  • Crie mais pastas com conteúdo relevante ao seu nicho.

Valide seu site e adicione os Pins avançados:  

Adicionar Pins avançados é a regra número um para ter um bom desempenho no Pinterest, pois são usados para medir a qualidade de um Pin. Antes de adicioná-los e validar meu blog eu praticamente não tinha alcance!

Alguns sites espalham por ai que você precisa ter um domínio próprio para ter desempenho, mas esqueça isso, a informação é confundida. Acontece que um dos fatores que determinam a qualidade de um Pin é a qualidade do domínio, que nada mais é do que: se pins de terminada URL são populares, automaticamente aquele domínio é classificado como de qualidade e é adicionado mais vezes nos feeds onde podem ser interessantes. Entendeu?

Como usar o Pinterest e aumentar o tráfego do seu blog

Como o Pinterest determina a qualidade?


Quando você ativa os Pins avançados, o Pinterest consegue acompanhar a qualidade do seu site ou blog, conforme seus pins vão ganhando re-pins na plataforma. Esse tipo de Pin tem informações extras do site/blog e têm melhor qualidade para o algoritmo pois contém: Título do artigo, nome do autor, data da publicação, favicon do site/blog de origem.

Veja abaixo a diferença entre um Pin Avançado e outro não:

Pin avançado no Pinterest
Como colocar Rich Pins em um blog no blogger

A Elaine Gaspareto tem um post bem completo ensinando a validar seu site e adicionar esse tipo de Pin. Acesse ⤥

1- Compartilhe conteúdo de qualidade


Quem está no Pinterest está buscando dicas, inspiração, ideias, informações e material útil. Para ter resultados você deve compartilhar conteúdo de qualidade. 

Eu já disse que ele funciona igual ao Google, né? Mas a maior diferença entre eles é que o Pinterest é totalmente visual, e esse tipo de conteúdo tem 94% mais visualizações do que o conteúdo apenas escrito: o texto e a imagem devem prender o usuário e levá-lo até seu blog/negócio.

Considere as seguintes dicas:

  • Crie suas imagens com mínimo de 600px de largura e 900px de altura. Não ultrapasse 1500px.
  • As cores vermelha, rosa e roxo promovem mais repin's, o próprio Pinterest que diz.
  • Usar texto simples em cima da imagem para descrever rapidamente o conteúdo ajuda. (Fonte: Pinterest)
  • Obrigatoriamente use imagens em alta resolução.
  • Adicione seu logotipo ou URL do site nas imagens.

>> A qualidade e o design da imagem aumentam a taxa de cliques. <<

2- Otimize tudo corretamente



Você pode ter o melhor conteúdo, com as melhores imagens, mas não adianta se ninguém consegue encontrá-lo no Pinterest. Ele é um motor de busca, apenas salvar conteúdo não adianta, é preciso otimizar.

O que é otimizar? É melhorar a visibilidade de um blog ou site perante os resultados de pesquisa. Em poucas palavras, é a maneira de deixar seu blog na primeira página de pesquisa do Pinterest e na pesquisa orgânica do Google sem precisar pagar por isso. 

O benefício maior em obter tráfego do Google e do Pinterest é que essas pessoas estão interessadas em seu conteúdo e produto, e consequentemente você consegue mais leitores, seguidores e clientes sem pagar um centavo ou perder horas jogando seu link em grupos aleatórios.

Como fazer isso? Trabalhando com as palavras-chave que seu público alvo procura, pense como eles digitariam na barra de pesquisa para encontrar o seu conteúdo. Eu faço esse processo sempre que vou criar um novo post e salvar um Pin.

Ainda não compreendeu? Vamos de exemplo então: Imagine que você foi a uma loja de roupa, a vendedora vem perguntar o que você deseja e você responde que quer uma "calça preta pantacourt", imediatamente ela buscará o que tem na loja para lhe mostrar.


Agora imagine que a vendedora é o Google ou o Pinterest, e calça preta pantacourt são suas palavras-chave, quando você digita na barra de pesquisa "calça preta pantacourt" o Google e o Pinterest buscarão resultados para a sua pesquisa.

E como eles encontram? Porque os sites e blogs que publicaram sobre esse tipo de calça otimizaram corretamente!

Seu blog também precisa estar otimizado!


O SEO do blog e do Pinterest trabalham juntos, então, não deixe de otimizá-lo. Algumas informações só serão lidas no Pinterest se estiverem devidamente implementadas em seu blog. Mais uma vez cito a Elaine Gaspareto, ela tem um artigo bem completo sobre como posicionar seu blog no Google e adicionar meta tags corretamente, leia ↷


3- Otimize a descrição de suas pastas e Pins


Não crie descrições com apenas uma linha, o próprio Pinterest recomenda que as descrições de seus Pins tenham mais de 3 linhas para que o conteúdo seja identificado. Nessas descrições também adicione suas palavras-chave!

Como usar palavras-chave no Pinterest

Como usar palavras-chave no Pinterest

4- Atualize seu perfil todos os dias


Quanto mais Pins você adiciona em suas pastas, mais impressões sua conta recebe, e maior será seu resultado. O Pinterest é esperto, como não dá para confiar 100% em uma maquina são os usuários que também ajudam o algoritmo a determinar o que é de qualidade ou não, por isso é importante que você use sua conta todos os dias. Você não precisa salvar apenas seus posts lá, salve de blogs parecidos também.

Mas vá com calma, não salve conteúdo desesperadamente e nem qualquer coisa. Lembre-se que o conteúdo das suas pastas precisam estar de acordo com o nicho do seu blog!

Nos dias que eu não salvo nada, a minha quantidade de posts salvos por outros usuários diminuem. Por outro lado, quando salvo bastante, a minha quantidade de posts salvos por outros usuários aumentam. Foi uma observação que fiz e assim atualizo pelo menos duas das minhas pastas todos os dias!

5- Analise o Analytics do Pinterest e crie suas estratégias



Seguidos os passos anteriores, uma vez por semana analise os relatórios do Pinterest Analytics para mensurar o desempenho do seu perfil, ele te mostra o alcance mensal de seu blog/site, seus pins e pastas mais populares. Também pode visualizar as impressões, cliques e repins de cada Pin. Ele é extremamente útil para ver e estudar o desempenho da sua conta, para então criar suas estratégias de acordo com os resultados.



Agora cabe a você colocar tudo em prática e estudar o que funciona, no início vai precisar de muito esforço e tempo extra, mas se você quer  dar visibilidade ao seu conteúdo valerá muito a pena, assim como está valendo para mim!

>> Veja minha aba de Cursos e E-books clicando aqui <<

Decidi deixar o Instagram um pouco de lado para me empenhar mais ao Pinterest, uma vez que o insta não dá tantos resultados como ele e é necessário mudar de estratégia sempre, e é o melhor que tenho feito!

Você leu até aqui e não vai deixar de comentar, né? Compartilhe o post ou salve no Pinterest para ajudar na divulgação e assim eu trazer mais postagens relacionadas! 💗

32 comentários:

  1. Nanda, tudo bem?
    Olha, eu conheço o Pinterest há algum tempo, mas só agora passei a usá-lo para divulgar meu blog. Vou passar a usar suas dicas, e ficar na expectativa para que dê resultado haha
    Você, como sempre, arrasando nos posts. Parabéns, guria!

    Abraços,

    Dicas do Jess

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho meu perfil desde que criei meu blog (em 2014), mas só ano passado tive interesse em usá-lo para promover meu espaço, comecei só salvar posts lá mas não tinha resultado. Quando estudei a fundo tudo que necessitava o BOOM de visitantes aconteceu.
      O seu nicho é muito procurado lá, tenho certeza que terá sucesso! Muito obrigada por comentar <3

      Excluir
  2. Olá Nanda! Meu alcance no Pinterest já aumentou bastante depois que eu comecei seguir suas dicas. Muito obrigada mais uma vez. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que para você também esteja dando certo! <3

      BEIJOS

      Excluir
  3. A matéria é boa, mas infelizmente as empresas não querem saber de visualizações principalmente as internacionais e as nacionais preferem um blog com 3m de seguidores, sem trafego organico do que um blog menor com um numeros menor de seguidores, mas trafego de seguidoras fieis...As marcas internacionais ainda olham só os seguidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, isso não é regra. Eu não tenho 3M de seguidores e mesmo assim tenho parceiros, e estes estão mais interessados em qualidade do que quantidade. As marcas internacionais eu não procuro, geralmente querem blogueiras brasileiras apenas para explorar, já que as de seus países, mesmo com um número pequeno de seguidores, não topam trabalho sem remuneração!

      Excluir
  4. Adorei as dicas! Estou usando bastante o Pinterest e realmente ajuda muito a aumentar o trafego do blog! Seguindo aqui
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  5. Estou começando a seguir suas dicas e esperando pelos resultados, tenho estudado muito os métodos de divulgação do Pinterest e tenho certeza que vou melhorar ainda mais nisso!
    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
  6. Nunca tive interesse a fundo pelo o pinterest, mais ultimamente estou muito interessada! Adorei as dicas, colocarei em pratica, bjs. www.perversastyle.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  7. Nanda, voltei rsrs. Vim fazer um pedido... faz um tutorial de como você está editando suas imagens no Canva, por favor. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irei fazer, está agendado para as próximas publicações aqui do blog! <3

      Excluir
  8. Oi Nanda!
    Conheço o Pinterest já há um tempo, mas só estou aprendendo a utilizá-lo agora graças a você! Seu conteúdo é ótimo e está me ajudando bastante, espero que continue assim :)

    ResponderExcluir
  9. Dicas incríveis, Nanda. Eu usava somente o pinterest pessoal e fica procrastinando colocar ele no blog, esse artigo me incentivou a colocar "a mão na massa". Dicas anotadas, agora é só trabalhar para obter um bom resultado.
    Amo seu blog! Beijinhos.

    https://vidafascinante.com

    ResponderExcluir
  10. Ola Nanda, estou gostando muito do seu blog!! Obrigada por ajudar outras pessoas! Deus te abençoe por isso. Já estou te seguindo no Pinterest e lendo suas dicas. Vou aplicar tudo. Beijo grande. Melissa

    https://unicaebellablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, sempre curti compartilhar o que vem dando certo comigo e pretendo continuar. Sucesso com o seu blog! <3

      Excluir
  11. Nossa, eu amei as dicas, tenho Pinterest, mas não sabia dessas dicas, muito obrigada, vou passar a usa-las

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Amei as suas dicas de como usar o Pinterest para divulgar o seu blog, vou usar todas. Porém não estou conseguindo fazer o meu post do Pin para o avançado, por favor poderia fazer um post explicando isso melhor. Obrigada e abraços
    http://teenagersandteenagers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. EIII Nanda. Amei o post.poderia fazer um sobre como validar o site e sobre pins avançados.😚😚😚

    ResponderExcluir
  15. O melhor post que eu li o dia todooooo, adorei as dicas era lendo e aplicando no meu perfil do pinterest; obrigada, http://www.heycheirosas.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse é um dos melhores posts que eu já li! Tenho certeza que vai me ajudar demais! Não conhecia o seu blog ainda e estou amando, parabéns pelo seu conteúdo!

    https://rafaellapaixaoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Nanda!
    Estou sempre lendo suas dicas, mas não estou conseguindo levar meu tráfego do para o blog, como posso fazer? O pin avançado como configurar no Blog? Beijinhos,
    https://perfumeaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá. Já procurei várias dicas para poder otimizar o meu blogue através do Pintarest, e foi aqui que consegui e entender melhor sobre o assunto. Vou tentar obter melhores resultados com o que assimilei aqui. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Estou me 'interando' dessa táticas de divulgação agora e percebendo o quanto são importantes. Já criei um perfil novo e estou partindo para a criação de imagens. Obrigada pela ajuda ;D

    http://euooutono.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Amada primeiramente parabéns pelo blog e pelo o artigo, me ajudou bastante já que uso esta plataforma a pouco tempo e não entendo quase nada. Muito obrigado foi muito válido para o SHD: www.sejahojediferente.com Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  21. Vou começar a aplicar suas dicas! Muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  22. Nanda,tudo bem?! Consegui colocar os rich pins e validei o site Observo que os rich pins só funcionam nos posts recentes. Ele não leva um tempo para ir para todos (tenho mais de 400)? Acho que li isso em algum lugar... Também já validei o site, mas ainda na minha página comercial aparece para validar o site. Há um tempo mesmo para para que toda conta funcione corretamente. Fiz uma conta comercial.
    Agradeço se puder me dar uma orientação. Grata

    ResponderExcluir
  23. Adorei sua dica e vou comecar a usar o pinterest como outra fonte de vizualizaçao

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana