Como criar ótimas descrições para seus Pins - Dia 4

01 abril 2018
Já falamos sobre SEO e palavras-chave no Pinterest, e hoje irei abordar exclusivamente as descrições dos Pins, uma das partes mais importantes. Já perdi as contas de quantas imagens interessantes eu encontrei sem nenhuma descrição, ou com apenas uma frase aleatória. Muitas pessoas não dedicam tempo à essa etapa, e perdem a oportunidade de criar uma descrição perfeita e rica em palavras-chave que fará os artigos serem encontrados no Pinterest.

Saiba como criar ótimas descrições para seus Pins agora!

Como criar ótimas descrições para seus Pins



Você tem 500 caracteres extras para aproveitar e escrever uma boa descrição para os suas imagens, o recomendado é usar, pelo menos, 300-400 deles. Não adianta apenas escrever o título dos artigos, você precisa dar detalhes, informações, e incentivar o leitor a clicar.

Inicialmente, antes de salvar seu Pin, é recomendado criar as descrições fora do Pinterest (num caderno, word, bloco de notas). Se apresentar dificuldade, se faça as seguintes perguntas:



  • Qual o principal objetivo do seu Pin?
  • Qual conteúdo está vinculado?
  • Você está oferecendo algo grátis ou um conteúdo extra?
  • Quem se beneficiará com o seu artigo? Quais resultados o interessado terá?

Com as respostas anotadas, é hora de montar uma descrição completa. Sempre que eu crio um post ou estou preparando minhas descrições, eu penso em como eu pesquisaria sobre o assunto. 

Por exemplo, o artigo é sobre como usar o Pinterest para ganhar tráfego para o meu blog, eu pesquisaria das seguintes formas:
  • Como usar o Pinterest e aumentar o tráfego do meu blog
  • Como aumentar o tráfego do meu blog com o Pinterest
  • Como usar o Pinterest para ter tráfego

Quem se beneficiaria com esse artigo? A resposta é: blogueiros que querem mais tráfego. Com todas as respostas em mãos, a descrição ficaria a seguinte:

Saiba como usar o Pinterest para obter tráfego para o seu blog. Este artigo te ajudará com um passo a passo para você configurar uma conta comercial de sucesso. Aprenda em tutorial como fazer um Pin viral através de boas imagens (que ganharão muitos cliques), criar boas descrições e usar efetivamente o Pinterest como um blogueiro profissional e, então, aumentar as visitas do seu blog. Acesse agora!

Adicione uma chamada para ação!


Observe que ao final eu incluí um "acesse agora!". A melhor maneira de fazer com que muitas pessoas cliquem em seus links é colocar um pequeno apelo à ação como "confira", "visite o blog", "leia o post", uma mensagem curta como essa fará com que mais pessoas cliquem nela.

Use Hashtags!


Ainda são novas no Pinterest, no Analytics não consta resultados, mas muitos especialistas recomendam usar, porém, nada de excesso! Eu costumo usar até 5, e a maioria são apenas minhas palavras-chave transformadas em tags Juntas, elas têm a capacidade de fazer com que seus pins apareçam como mais relevantes nos resultados de pesquisa.

Viu? Parece difícil, mas eu sei que você consegue, assim como eu consegui. Logo no início eu achava chato e deixava meus Pins apenas com uma frase, eles não fracassaram, mas eu sei que perdi a chance de dar mais detalhes e informações para instigar o usuário a clicar.

Execute a tarefa de hoje:

  • Reveja as descrições dos Pins que você já salvou, se não estiverem boas, reescreva e salve novamente.
Escolha o Pin > Clique no lápis > Edite a descrição > Salve.

Como criar ótimas descrições para seus Pins
Como criar ótimas descrições para seus Pins



NÃO DEIXE DE ME ACOMPANHAR:

♡ Instagram | @simplesbellablog
♡ Pinterest | Simples Bella
♡ Facebook | Simples Bella

2 comentários:

  1. Acho que eu nunca prestei muita atenção a descrição dos meus pins, elas são geradas automaticamente quando pino do blog. Mas vou dar uma checada.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas. Vou aplicar no meu perfil. Obrigada!

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!