Como criar uma estratégia eficaz para usar o Instagram como Microblog

13 junho 2018
Usar o Instagram como plataforma para um microblog - instablog - pode ser uma excelente ideia se você não tem tempo ou habilidades para manter um blog hospedado como a maioria dos blogueiros. Trata-se de uma rede social que exige muito tempo, esforço e criatividade, saiba que tê-lo como prioridade de trabalho é exaustivo e, muitas vezes, frustrante: preparar conteúdo visualmente agradável, fotografar, editar, curtir, comentar, responder comentários, se envolver com novos perfis, ser ativo nos stories e correr o risco de não ter retorno.

A forma de trabalhar com o Instagram mudou bastante nos últimos dois anos, principalmente após as mudanças feitas no algoritmo e que afetou negativamente a maioria dos usuários da rede social. 

Com tudo isso, se pretende usá-lo como um InstaBlog, você precisa pensar estrategicamente para atrair seu público ideal.

Aprenda a criar uma estratégia eficaz para usar o Instagram como Microblog!

Como criar uma estratégia eficaz para usar o Instagram como Microblog


PSIU: Não esqueça de compartilhar este post para ajudar na divulgação e crescimento do blog!

Vantagens de usar o Instagram como um microblog:

  • Não gasta com domínio, hospedagem e layout, pois o Instagram será seu host.
  • Seus esforços serão concentrados exclusivamente na rede social.
  • Relacionamento mais intimo e real com os seguidores.
  • É possível ganhar muito dinheiro com um perfil de sucesso.
Desvantagens:
  • O perfil não é seu, pode ser derrubado, banido ou excluído a qualquer momento e você perderá todo o trabalho.
  • As maneiras de crescimento são limitadas.
  • Se destacar pode ser demorado.
Agora vamos às dicas para criar uma estratégia eficaz e dar start na sua conta!

Que tipo de conteúdo você compartilhará?


Como o Instagram é alimentado por conteúdo visual, essa deve ser a primeira coisa a se pensar. Sabemos que feeds bonitos atraem mais olhares e consequentemente têm mais seguidores, por isso tentamos profissionalizar ao máximo nosso conteúdo.

Formatos de conteúdo que você pode compartilhar:

  • Fotos
  • Vídeos
  • Foto-Tutorial
  • Gráficos
  • Colagens
  • Ilustrações

1. Encontre seu nicho 


Postar um pouco de tudo é bom para uma conta pessoal, por outro lado, é um desastre para quem quer alcançar o público certo e pessoas engajadas com sua conta.

Se você tem um foco, as pessoas a seguirão por um motivo específico e, consequentemente, serão mais envolvidos com o seu conteúdo. Por isso, escolha um nicho (assunto) e foque nele!

2. Concentre-se em criar uma comunidade


Envolver-se com seus seguidores é crucial para o engajamento e aumento de alcance da sua conta. Por isso, é importante criar um comunidade e motivá-los a participar.
Você pode fazer isso das seguintes maneiras:
  • Inspire-os. Quem não gosta de uma boa dose de inspiração diária?
  • Os faça rir. Um pouco de humor sempre faz bem!
  • Os ensine algo. Quando você dá alguma dica e passa algum conhecimento, estará dando também mais um motivo para que eles voltem!
  • Faça um desafio. Pessoas gostam de ser desafiadas, principalmente para superar limites ou melhorar algo!

Além disso, existem diversos tipos de postagens que ajudam a aumentar a distribuição do conteúdo no feed e geram mais envolvimento. Sete delas são abordados no eBook Instagram Sem Segredo, e você pode usá-los para sair na frente dos concorrentes.

3. Faça bonito e seja original


Crescer um perfil no instagram exige um feed bonito, original e profissional. As pessoas não querem ver fotos desfocadas, escuras, granuladas ou cliques aleatórios.

Teste suas habilidades fotográficas, tire fotos iluminadas, brilhantes, com foco e nitidez. Concentre-se também na edição, pode ser um pouco trabalhoso para alguns, mas a edição ajuda a salvar uma foto "ruim" e deixa seu feed mais bonito.


Busque inspirações mas não imite, pesquise por perfis que tem a temática que você gostaria de aplicar na sua conta, porém, mantenha seu toque e originalidade

4. Ofereça bom conteúdo


Para usar o Instagram como um microblog e se destacar, é indispensável oferecer conteúdo de valor, concentrando-se em produzir conteúdos exclusivos para sua conta, como mini vídeos, tutoriais e dicas exclusivas. Seus possíveis seguidores precisam saber que irão encontrar informações úteis em seu perfil!

Como você irá crescer seu perfil?


O Instagram é sobre números, seja de seguidores ou engajamento, pois elas são as únicas métricas tangíveis. Seja realista com as suas metas para que suas estratégias sejam eficientes para alcançá-las e crescer seu perfil!

Abaixo estão algumas formas que você pode adicionar em seu plano de ação para crescer sua conta.

5. Crie legendas com propósito:


Até suas legendas precisam ser estratégicas e ter um propósito para gerar resultados - engajamento. Exercite-se antes de escrever seus textos fazendo as seguintes perguntas: Qual o objetivo da sua publicação? O que o público pensará depois de vê-la?

Ao final, sempre insira um apelo à ação para incentivar os comentários dos seguidores!

6. Interaja nas Hashtags:


Nas dicas do post sobre como aumentar o engajamento e atrair mais seguidores eu citei as hashtags como forma de auto divulgação. Escolha 1 ou 2 hashtags e passe um tempo curtindo e comentando nas publicações recentes, não é necessário comentar em todas as fotos, apenas nas que lhe chama atenção e você se identifica.

Assim você estará falando "Oi, estou aqui!" e será mais fácil criar uma comunidade!

7. Envolva-se com seguidores ativos de contas do seu nicho:


Encontre seus concorrentes e passe um tempo interagindo com seus seguidores e os que comentam suas postagens. Vocês são do mesmo nicho, produzem conteúdo semelhante, consequentemente será mais provável que essas pessoas se envolvam com seu perfil também!

8. Use Geo-Tag e Hashtags nos Stories:


Sempre que fizer stories use hashtags e marque a localização, esse recurso pode não aumentar os seguidores, mas fará com que novas e mais pessoas vejam suas publicações. Em meu perfil consigo alcançar cerca de 300 novos views!

9. Publique no momento certo:


Inicialmente será necessário vários testes até encontrar seu melhor horário para publicar. Entretanto, te aconselho a postar fora do horário comercial, entre às 19h e 21h, quando as pessoas tendem a usar mais o celular pois já estão fora do trabalho. Como foi explicado no Instagram Sem Segredo, os posts no Insta tem validade e vida útil limitada, por isso, apostar no momento certo trará mais resultados antes que sua foto "morra".

Independente do horário que você escolher, fique de olho no Instagram Insights. Eu também uso o Union Metrics em conjunto com as análises do próprio Instagram, leia aqui para aprender a usá-lo. Seguindo esses passos você conseguirá identificar seu melhor horário!

10. Apenas conteúdo de qualidade:


Qualidade sempre, blogueiras de sucesso sabem disso. Não publique apenas para atualizar seu feed e sim para acrescentar e dar algo aos seus seguidores. Não é necessário publicar todos os dias, pois postar conteúdo de qualidade no momento certo você já estrará trabalhando a favor do seu perfil!

Mãos à obra!


Na sua agenda, planner ou caderninho comece a montar sua estratégia!
  1. Destaque que tipo de conteúdo você compartilhará: Foto ou Vídeo?
  2. Qual seu nicho de atuação? Destaque três categorias que você irá focar. Ex: Moda, Fotografia e Viagem!
  3. Produza 6 fotos antes de lançar seu perfil, já acrescente nelas seu estilo para criar um feed lindo e coeso.
  4. Planeje as legendas de cada uma das fotos, adicionando também suas hashtags. Aqui eu expliquei como fazer uma busca eficaz de hashtags para sua conta.
  5. Siga, pelo menos, 10 concorrentes seus, interaja em suas publicações e observe seus seguidores. 
  6. Selecione 5 hashtags que você irá interagir diariamente, pelo menos durante 10 minutos.
  7. Quando começar publicar, veja no Union Metrics quais hashtags estão funcionando e qual horário é melhor para você!
Personalizei no Canva uma folha com espaço para que você anote o que precisa fazer, suas hashtags e algumas notas. Se desejar baixar ou visualizar, CLIQUE AQUI, não será necessário realizar nenhuma ação, apenas clicar no link e baixar!
♡ Fique mais perto no Instagram@SimplesBellaBlog
♡ Pegue mais dicas no Pinterest | Simples Bella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!