15 abril 2016

Saiba como usar o Google Analytics e entenda algumas métricas

  Você acha que receber 1.000 visitantes diariamente em seu blog é um número bom? Pode ser que sim e pode ser que não! 1.000 é um número excelente nesse caso, porém, analisar a qualidade dessas visitas e como esses visitantes interagem com seu blog é importante.
 
Você deseja obter as estatísticas reais do seu blog e analisar detalhes sobre os seus visitantes? Quer saber quantas visitas diárias recebe e quanto tempo passam em seu blog? Essas e outras informações são extremamente necessárias para quem deseja criar um mídia kit, e consequentemente trabalhar com publicidade no blog. Hoje eu vim falar sobre o Google Analytics, a ferramenta mais utilizada para recolher os dados que citei logo no início!

Como usar o Google Analytics
Créditos: www.designerblogs.com


O que é o Google Analytics?


  Google Analytics é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para ser usada por desenvolvedores de sites. Com ele é possível analisar o desenvolvimento do seu site/blog através das estatísticas, tais como: visitantes únicos, visitas, visualizações de página, taxa de rejeição, duração média da sessão, idioma, idade, sexo, localização, principais origens de tráfego e muito mais!

Como funciona?


  Para ter acesso à todos os dados do seu blog é necessário ter uma conta no Google, se seu blog é no blogger, você já tem. Em seguida acesse a página do Google Analytics (clique aqui) e clique em "Criar uma conta".

Google Analytics: Criar conta

  Na página que irá abrir mostrará a tela de cadastro, pedindo que preencha os seguintes campos:

URL do site (digite a URL completa do seu site, incluindo "http" ou "https")
Nome da conta (pode ser seu nome ou nome do blog)
País
Fuso Horário (escolha o mais próximo da sua cidade)

  Certifique-se de preencher tudo corretamente, principalmente o fuso horário para que haja precisão na coleta dos dados do seu blog. Após preencher clique em "continuar". Novamente irá aparecer outra guia para que você preencha com dados pessoais. Preencha corretamente, continue, leia e aceite os termos de uso. Pronto, sua conta está criada!
 
  No final do procedimento anterior, o Google Analytics irá te exibir o código "Web Property ID", é dele que você precisa para configurar o analytics em seu blog. Siga o passo a passo para adicioná-lo em seu blog:

Acesse seu blog.
Vá para a aba "Configurações" > "Outros".
Copie o código Web Property ID e cole na área "ID de propriedade da web do Google Analytics".
Salve as configurações e pronto!

Obs: o passo a passo anterior só serve para blogs na plataforma Blogger.

  Após finalizar o passo a passo em seu blog, você deve voltar ao Google Analytics e terminar as configurações. Pode acontecer de você visualizar uma mensagem informando que seu código não foi instalado corretamente, mas essa mensagem desaparecerá quando o Google Analytics verificar seu blog novamente.

É importante saber que levará alguns dias para seus dados serem te enviados e que só serão captadas as estatísticas do seu blog após a configuração do Google Analytics, ou seja, estatísticas de antes da instalação não são captadas.

  Ao acessar a página inicial do Google Analytics você verá um visão geral do seu público. Você pode definir o intervalo das datas que deseja visualizar esse relatório e se quer ver os dados por hora, dia, semana ou mês. Eu sempre visualizo por dia!

Como usar o Google Analytics

Entendendo algumas métricas do Google Analytics


 Você verá vários números e nomes talvez desconhecidos, vamos entender o que significam os mais importantes?

Sessões: Número de vezes que seu blog foi acessado sem levar em conta a quantidade de pessoas. Porém, quando um usuário ficar inativo do seu blog 30 minutos ou mais, se ele retornar mais tarde será contada uma nova sessão; e aquele usuário que deixa seu blog mas retorna em menos de 30 minutos, não é contada uma nova sessão, apenas a primeira.

Usuários: Quantidade de pessoas que visitaram seu blog, independente da quantidade de vezes. Entenda: se uma pessoa acessa 5 páginas será computado apenas 1 usuário e 5 sessões, por isso, normalmente o número de sessões é maior que o número de usuários.

Visualizações de página (pageviews): Essa métrica mostra a quantidade de páginas que foram visitadas.

Taxa de rejeição: É a porcentagem de pessoas que visitam apenas uma página do seu blog e não visitam mais nenhuma outra página ou interagem com o conteúdo.

Estatísticas em tempo real


  O Google Analytics permite ainda que você visualize estatísticas em tempo real.

Como usar o Google Analytics

  Em Visão geral você analisa quantos usuários ativos há no seu blog naquele momento, quando tempo eles passa ativos, quais páginas estão visualizando e se estão acessando através de computador ou celular.

Como usar o Google Analytics


  Ainda em "Tempo real", na aba origens de tráfego você visualiza de qual fonte seu blog está recebendo as visitas. As visitas orgânicas são visitas provenientes de buscas por palavras-chave no Google ou outros mecanismos de buscas. Redes sociais são visitas oriundas de ações em redes sociais, no print abaixo a minha visita veio do Facebook.

Como usar o Google Analytics

  Mas se você quiser sobre todo o seu tráfego, basta acessar a aba "Aquisição". Seu tráfego pode ser: orgânico, direto, social e de referência.

Tráfego orgânico/ Organic Search: Visitas decorrentes de mecanismos de buscas, como o Google.

Tráfego direto/Direct: Visitantes que acessam seu blog digitando o endereço diretamente no navegador ou através da barra favoritos.

Redes sociais/social: Visitantes que acessam seu blog através de redes sociais.

Tráfego de referência/Referral: Visitantes acessam seu blog clicando em links de outros blogs.

  Em "Informações demográficas" você consegue analisar idade e sexo do seu público. Não sei se acontece com todos, mas essa opção eu tive que aceitar depois da configuração do Google Analytics, então, visualize essa aba e aceite.

  Em "Campanhas" > "Palavras-chave orgânicas" você pode visualizar quais palavras-chave levaram tráfego ao seu blog.

  Em "Interesses" > "Segmentos do mercado" você vê os interesses dos usuários ao visitar seu blog.

  Enfim, o Google Analytics é uma ferramenta muito extensa e sabendo usá-la você consegue melhorar seu conteúdo e tráfego. As métricas que eu citei aqui não são metade das métricas disponíveis, porém, são o básico que você precisa saber para conhecer seu público, tráfego e desenvolvimento do seu blog para que possa melhorar onde precisa. Deixo claro que não sou expert no assunto e tudo que citei aqui aprendi mexendo lá e pesquisando!

  Logo eu concluo: não se prenda em quantidade e sim em qualidade, não adianta seu blog ser bombardeado de visitas diariamente e essas visitas não terem qualidade e engajamento algum com seu conteúdo. Se empenhe em conhecer os pontos fortes e os pontos fracos do seu blog para assim evoluir todos os dias!

O post foi útil? Então não deixe de comentar e seguir o blog para não perder nenhum post. Tem alguma sugestão ou dúvida? Deixa também nos comentários!

11 comentários:

  1. Obrigado me ajudou a entender melhor bjs ;)

    ResponderExcluir
  2. Essa dica é ótima eu já tenho no meu blog ;) beijos flor ❤

    ResponderExcluir
  3. Já tenho no meu blog, realmente muito bom.
    relacionamento@glambox.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que post maravilhoso! Adorei, me ajudou a intender melhor. Parabéns pelo seu trabalho, você posta cada dica sobre blog que eu quero ler todos!

    Eu também tenho um blog mas ta bemm no inicio. É www.livrebeleza.blogspot.com se você quiser dar uma passadinha..


    Obrigado por esses post lindos e informativos! <3

    ResponderExcluir
  5. Nandaaaa você me salvou mais uma vez :) obrigada mesmo viu beijo

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!