PUBLICIDADE

Entenda a taxa de rejeição do seu blog e saiba como diminuí-la

22 março 2017
A taxa de rejeição é uma das métricas do Google Analytics que incomoda muita gente, e é sempre mal interpretada por vários bloggers devido a forma como é calculada. Segundo a descrição do próprio Google, taxa de rejeição é a porcentagem de visitantes que deixam o seu blog sem visitar nenhuma outra página além da qual aterrissaram.

Com isso, uma taxa de rejeição alta é ruim? Prejudica o SEO? Como diminuí-la? Entenda como ela pode influenciar seu blog.

Entenda a taxa de rejeição do seu blog e saiba como diminuí-la



Fatores que influenciam a alta taxa de rejeição

  1. O seu blog está com problemas de usabilidade, demora para carregar e/ou tem uma navegação difícil, sendo assim os leitores desistem dele e fecham a página.
  2. O visitante clica em seu blog mas as informações não são exatamente o que estavam procurando, assim, fecham a página.
  3. Ao ler o seu post o visitante clica em outro link (para outro site) que é aberto na mesma janela e não em uma diferente.
  4. Clicaram acidentalmente no seu link e rapidamente voltam para a página que estavam lendo.
  5. Os visitantes encontram exatamente o que estavam procurando, leem todo o post e não precisam de mais informações, logo, fecham a página e vão embora satisfeitos.
Se o visitante encontrou as informações necessárias e fechou a página é bom, né? Seu conteúdo o satisfez. Porém, o Google Analytics não entende e nem calcula assim, para ele o usuário rejeitou a sua página e essa sessão já irá somar para aumentar a sua taxa de rejeição.


Qual é a taxa de rejeição média?


A taxa de rejeição média "aceitável" vária de acordo com o nicho, site e blog. Para blogs a taxa de rejeição normalmente é mais alta, ficando entre 60% e 80%. Já para sites essa taxa é menor, ficando em torno de 40-60%. 

Taxa de rejeição alta é ruim?


Nem sempre! Suponhamos que você fez uma publicação, em qualquer rede social, que redireciona para uma página onde a intenção é vender algo em seu blog/site, esse tipo de página nunca há muitas informações além das que são necessárias sobre o produto/serviço.

A sua intenção é convencer o leitor a comprar e você consegue, o visitante vai até a página de compras e sai do seu blog. Pronto, isso foi ótimo para você, mas para o Google Analytics será mais um para aumentar a taxa de rejeição!

Uma taxa de rejeição alta é ruim para o SEO?


Sim e não. Uma  taxa de rejeição alta em si não tem necessariamente um efeito negativo sobre as técnicas de SEO aplicadas em seu blog. Pode ter um ponto negativo se acontecer da seguinte maneira:

Um usuário faz uma pesquisa, clica em um resultado e, em seguida, quase nos primeiros cinco segundos clica de volta para retornar às páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. Para o Google sua página não é de alta qualidade ou relevância para a palavra-chave pesquisada. Se fosse, o usuário teria ficado preso, como isso não aconteceu, tecnicamente é ruim!

Como analisar a taxa de rejeição corretamente?


Considere observar a taxa de rejeição e a duração média da sessão de uma página em conjunto.

Se uma página tem uma taxa de rejeição alta, mas os leitores estão gastando uma média de 5 minutos nessa página, provavelmente estão encontrando as informações de que necessitam. No entanto, se uma página tem uma alta taxa de rejeição e os leitores estão gastando alguns segundos em sua página, então é hora de considerar essa porcentagem e tentar melhorar para diminuir a taxa e prender o visitante em seu blog.



COMO DIMINUIR A TAXA DE REJEIÇÃO?


1 - Deixe seu blog mobile friendly: Muitos leitores visitam blogs diariamente através do celular, por isso, é importante que seu blog seja amigável para os dispositivos móveis para promover uma boa experiência aos usuários. Visite seu blog através do celular e verifique se todos os links são clicáveis como devem ser, ou faça o teste de compatibilidade com dispositivos móveis que o google oferece clicando AQUI.

Como saber se meu blog é mobile friendly?

Como saber se meu blog é mobile friendly?


2 - Diminua o tempo de carregamento do seu blog: Se uma página demora muito para carregar, o visitante irá desistir dela. Carregar muitas imagens pesadas interfere no peso e tempo de carregamento do blog, para evitar isso é necessário redimensionar e comprimir todas as suas imagens usando uma ferramenta especial para isso, tipo o TinyPNG. Com a compressão de todas as imagens a velocidade de carregamento diminuirá.




3 - Adicione um widget de posts relacionados: Isso ajudará a manter os visitantes mais tempo em seu blog lendo novos posts com assuntos relacionados, uma vez que chegaram a ler até o final podem se interessar em consumir mais conteúdo. Com o widget instalado você estará os dando mais opções, facilitando também a navegação.

Dicas para diminuir a taxa de rejeição
www.manualdablogueira.com.br


4 - Mostre quais os posts mais acessados na sidebar: Dê mais uma razão para os leitores permanecerem mais tempo, mostrando a eles quais são os seus posts mais acessados, instalando o widget de postagens populares na sidebar do seu blog.

Dicas para diminuir a taxa de rejeição do blog
www.manualdablogueira.com.br
5 - Atualize seus posts antigos: Uma das coisas que mais faço, e confesso que acho mais trabalhoso atualizar um post do que criar um novo. Crio uma nova imagem, atualizo o  título, mudo a formatação (quando está feia) para ficar mais fácil de ler. Se, por algum motivo, o visitante chegar no blog através desses posts e tiver uma péssima impressão, as chances de saírem sem ler e visitar outras páginas é grande.

6 - Ofereça uma boa navegação: Deixe as categorias no menu ou na sidebar, sempre adicione marcadores às postagens para que os visitantes cliquem e encontrem posts da mesma categoria. Tenha sempre uma barra de pesquisa logo no início, de preferência acima da dobra, para facilitar ainda mais as pesquisas dos usuários.

7 - Interlink seus posts antigos nas novas postagens: Além de ser ótimo para SEO, é uma ótima maneira de incentivar os visitantes a lerem mais de um post e permanecerem mais tempo. Eu procuro fazer sempre e consegui aumentar as visualizações de página.


Dicas para diminuir a taxa de rejeição do blog
8 - Links externos abrindo em nova janela: Ao linkar outros blogs ou marcas, deixe esses links abrirem em uma nova janela. Quando alguém clicar, o seu blog permanecerá  aberto para que o leitor possa continuar lendo quando fecharem a outra janela.

Dicas para diminuir a taxa de rejeição do blog

Essas são as principais dicas para diminuir a taxa de rejeição. Lembre-se que essa métrica em si é inútil, principalmente por causa da forma em que é calculada, sendo assim, nunca deve ser seu foco principal e nem uma métrica para classificar seu blog como bom ou ruim. Como eu citei antes, use-a apenas para melhorar páginas que apresentam um baixo desempenho: taxa de rejeição alta e duração média da sessão baixa.

Você procura diminuir a taxa de rejeição do seu blog? Como tem feito isso? Tem visto resultado?

15 comentários:

  1. Olá Nanda!
    São poucos blogueiros que falam realmente a verdade sobre ter um blog. Esse post me ajudou muito para analisar a taxa de rejeição, eu não me preocupava tanto mas agora estou dando mais atenção à isso.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post! muito nem explicado, e de utilidade pública!


    www.karolcaldas.com

    ResponderExcluir
  3. Pela primeira vez eu vi um post coerente sobre o assunto. Toda vez que eu vejo postagens sobre taxa de rejeição, todos falam de como a taxa de rejeição é um problema e eu sempre acreditei que não necessariamente é um problema. Porque se o seu leitor entrou, leu o que procurava e saiu, isso é, tecnicamente, bom. O Google interpreta de maneira errônea, mas o seu leitor está satisfeito. Adorei o post! Parabéns!

    www.desfilei.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os artigos que eu lia colocavam a taxa como um fator sombrio e preocupante, rotulando que, se a porcentagem está alta, seu conteúdo não agrada. Mas eu via que não era bem assim, como passavam 5-7 minutos lendo uma página do meu blog e o que conteúdo estava ruim? É isso, para o Google há um erro, mas o leitor saiu satisfeito.
      Muito obrigada!

      Excluir
  4. Dicas muito boas, vivendo e aprendendo, né? Já estava usando algumas dessas dias, mas outras eu nem sabia e vou começar a pesquisar melhor agora.
    Já conhece minha comunidade Divulgação entre Amig@s no G+? Será muito bem vinda se quiser participar ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada <3 Ainda não conheço, mas tenho interesse!

      Excluir
  5. Nossa, eu nem sabia da existência dessa taxa de rejeição, mas faz todo sentido =O acho que a ideia de atualizar posts antigos é ótima, mas dá uma preguiiiça né? haha

    Bjss
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho preguiça também kkkkk Mas quando abro e vejo que está com uma escrita feia e confusa a preguiça passa na hora!

      Excluir
  6. Tem bastante tem que tenho implementado esses técnicas aos poucos, sempre que vou descobrindo alguma coisa que eu não sabia eu já começo a usar, e tem dado bastante certo mesmo. Minha taxa de rejeição caiu muito e meu tempo de permanência no blog dobrou. Então acho que to no caminho certo :D


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  7. No item 2, você fala em redimensionar as imagens. Minha dúvida é. A qualidade das imagens será prejudicada?

    www.naoenrola.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do site em que será feita a compressão, a qualidade é mantida!

      Excluir
  8. Olá
    A taxa de rejeição do meu blog não é acima da média e o tempo médio de sessão é bom, mas é sempre bom ter ainda mais dicas de como melhorar. Eu sigo todas as dicas que deu. Algumas até de forma inconsciente. Eu costumo atualizar posts antigos ao menos uma vez por ano. Eu estou me programando pra conseguir fazer isso em breve.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana