28 dezembro 2016

10 dicas para tirar ótimas fotos com equipamentos simples

  No blog ou instagram o fator determinante para prender a atenção do público são as fotos. Não é necessário ter uma câmera profissional ou um Iphone da vida para conseguir cliques bonitos, com alguns passos simples é possível produzir belas fotos. As fotos que produzo para o instagram e pra cá são feitas com minha câmera simples (Sony Cyber-shot DSC-W610) e estou sempre recebendo elogios, e perguntas do tipo: como você faz? Não há mistério nenhum, e aqui trago 10 dicas para tirar ótimas fotos com equipamentos simples, a de número 7 irá te ajudar bastante.

10 dicas para tirar ótimas fotos para o blog e instagram

1- Limpe a lente


Celular ou câmera, tanto faz, a lente precisa estar limpa para então ter uma foto mais nítida e clara. Pode parecer um detalhe bobo, mas faz toda a diferença na hora de fotografar.

2- Use a luz natural


Sempre que possível use e abuse da iluminação natural, as imagens ficam mais suaves, limpas, com tons naturais e ainda mais bonitas. Aproveite o quintal, jardim e até mesmo a luz que entra pela janela. Todas as minhas fotos são feitas na luz natural, em torno das 15:30 e 18:00 (horário de verão), tanto com a câmera, quanto com o celular, e ficam extremamente limpas.

3- Pense qual estilo quer colocar em suas fotos


Qual é o seu estilo? O que quer transmitir com suas fotos? Quais suas cores/combinações favoritas? Defina antes de tudo qual estilo deseja colocar em suas fotos, essas informações te guiarão no momento de montá-las. 

Eu curto fotos claras, em backgrounds brancos/claros e até mesmo brilhosos, e com zoom 1x para clicar os detalhes. Portanto, minhas fotos sempre têm essa temática. 

4- Liste quais objetos  deseja incluir nas fotos


Faça uma lista de quais objetos você deseja incluir em suas fotos, em seguida confirme quais você tem e quais precisará comprar. Particularmente só uso objetos que já tenho em casa, mas nem sempre o que a gente tem colabora em deixar a foto como imaginamos, né? Então, se puder comprar, compre. Nessa lista pode incluir coisas simples, mas que diferenciam bastante as fotos: itens de papelaria, bijuterias, livros, cartinhas, pincéis, glitter, canetas coloridas, fitas coloridas, porta-jóias, etc.

5- Clique para focar


Essa dica é para quem usa o celular, algumas meninas me perguntaram se tem como deixar a foto com o fundo ligeiramente desfocado e o foco apenas no objeto principal, e tem sim. Vários celulares tem a opção de foco automático, já outros focam quando clicamos onde desejamos manter o foco.

6- Evite o zoom em excesso


Se puder evitar por completo o zoom, evite, pois essa opção faz a foto perder a qualidade e com ela também é difícil focar. Se mantenha o mais próximo possível do objeto a ser fotografado, ou opte por dar zoom 1x para enquadrar a foto, é assim que faço para não perder muito a qualidade.

7- Use como fundo coisas que você tem em casa


Eu usava bastante apenas cartolinas e folhas brancas como fundo, mas quis dar outro toque no meu feed e sai catando o que tinha em casa e dava pra usar nas fotos: papel de presente, papel de carta, caixinha de perfume e caixinha de presente.

EMBALAGEM DE PRESENTE E DE CARTA:


Como tirar boas fotos para o blog e instagram

RESULTADOS:


Como tirar boas fotos para o blog e instagram


Como tirar boas fotos para o blog e instagram


CAIXINHA DE PRESENTE:


Como tirar boas fotos para o blog e instagram


RESULTADOS:


Como tirar boas fotos para o blog e instagram

Como tirar boas fotos para o blog e instagram

CAIXINHA DE PERFUME:


Como tirar boas fotos para o blog e instagram

RESULTADO:



 8- Teste vários ângulos


Brinque com os ângulos, divirta-se e consiga fotos ainda melhores testando ângulos diferentes, esse fator também faz uma diferença enorme na finalização da fotografia: fotografe do alto, de baixo, dos lados, longe, perto. E não se preocupe se acabar cortando itens que compõem a foto, na minha visão isso dá um charme a mais.

9- Seja criativa


Experimente diferente perspectivas, realize ajustes, tire ou acrescente itens, brinque com o arranjo da foto, você ficará surpreendida com o que consegue ao final.

10- Capriche na edição


Com aplicativos ou editores online, realize ajustes no brilho, contraste, nitidez, exposição, saturação, sombras e dê os cortes necessários na foto. Depois de fotografar, essa é a minha parte favorita pois damos o toque final na arte!

Para colagens e edição eu uso o befunky.com e estou bastante satisfeita.


Se você tem uma super dica e queira acrescentar, pode deixar nos comentários, ajudar nunca é demais!

Me siga nas redes sociais:

💓 INSTAGRAM:  @simplesbellablog 💓

💓 PÁGINA NO FACEBOOK:  Simples Bella - Blog  💓

21 comentários:

  1. Adorei as dicas, luz natural é tudo para uma foto perfeita. Ah, e suaa fotos ficaram mais que perfeitas. É uma pena que eu não tenho nada pra tirar fotos, ia testar essas dicas!!! Beijos mil!

    https://www.boas-depapo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo essa iluminação, curto testar todos os horários possíveis! kkkk Fotografa coisas antigas mesmo, nem que seja só para fazer testes!
      Muito obrigada 💓 Super Beijo!

      Excluir
  2. Ameiiu essas dicas
    Coisas simples, mas um resultado maravilhosoo
    Seguindo seu blog ja
    Bjinhos
    Só os Loucos Sentem
    Instagram
    Fan Page
    Google +

    ResponderExcluir
  3. Seus posts sempre me ensinam muito Nanda!
    Adorei, fico sempre observando suas fotos no insta, todas sempre muito bonitas e os produtos parecem sair da tela rs.
    Um beijo e feliz ano novo!

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que felicidade ler isso, Emanuelly! 💓-💓 Muito obrigada.
      Feliz e próspero ano novo pra ti! 💓 BEIJOS

      Excluir
  4. Este post salvou a minha câmera! haha, tava pensando seriamente em trocar ela por uma melhor, porém vendo o seu post, vi que não estou usando ela corretamente, a minha é também uma sony cybershot, modelo dsc - w830 20.1 mega pixels, preciso aprender usar ela melhor. Você usa ela no modo fácil, ou você ajusta manualmente, poderia fazer um post só sobre isso quando der? Obrigada ♥


    Fico encantada com teu feed, todo dia dou uma espiadinha por lá!

    Beijoooos!
    www.alicesantana.com.br
    @alicedesantana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As únicas coisas que ajusto são o flash que eu retiro, e as vezes altero o equilíbrio de branco para "luz do dia" ou "auto", no mais, deixo os ajustes normais dela. 20.1MP é ótimo, adoraria que a minha tivesse uns MP's a mais kkkkk Também desejo ter uma melhor, mas por enquanto essa vai levando! kkkk
      Obrigada pela sugestão, quando der eu faço sim! 💓
      Muito obrigada pelo comentário também, me alegra muito saber disso. BEIJO 💓

      Excluir
  5. Arrasou! Adorei as dicas, são bem simples e práticas.
    Feliz Ano Novo! ❤️

    www.pausapracriatividade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada.
      Feliz e próspero ano novo ❤️

      Excluir
  6. suas dicas para tirar foto foram maravilhosas. Nada como luz natural, angulo e conhecer a sua camera, tem funções super legais e que dão um up na foto.

    Te convido a conhecer meu blog Contagious Conspiracy. Lá eu posto minhas fotografias <3 Ficarei muito feliz em receber uma visita sua.
    http://nataliasapienza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! ❤️ Com certeza visitarei seu espaço. Obrigada pela visita e comentário! BEIJOS

      Excluir
  7. Ótimas dicas, vou usar!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  8. Opa, ótimas dicas!
    Sobre evitar o zoom em excesso, acho que depende um pouco da câmera! A minha tem lente grande ocular, que tem distância focal super curta, o que é ótimo para landscapes, mas "estica" a imagem na porção central quando vc aproxima muito a lente. Então boto um zoom equivalente a 50mm ou mais pra fotografar os batons do meu blog - assim a imagem não fica distorcida e consigo desfocar bem o fundo regulando a abertura. Senão, todo batom sairia gordinho e tortinho na minha câmera, rs!
    Beijão!! :*
    www.batomnabolsa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, mas o tema do post é com equipamentos simples, que é o caso da minha câmera e as demais que não tem uma distância focal com o zoom tão boa, e usando ele perde a qualidade da foto toda!
      BEIJOS

      Excluir
  9. Essas dicas são ótimas! O zoom realmente faz perder muita qualidade, eu sempre tento evitar. E adoro usar fundo bem claro e investir nessas coisinhas. Vivo guardando mil papéis pra usar no fundo, acho que fica tão fofo x) É só ter bom gosto :3

    Kisses!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vejo algum papel fofinho dando bobeira aqui em casa já penso em usar nas fotos! kkkkk
      BEIJOS 💜

      Excluir
  10. Adorei seu blog e principalmente as dicas, sem dúvidas limpar a lente, principalmente do celular que sempre está sujinha faz toda a diferença nas fotos. E a luz natural é maravilhosa, traz resultados incríveis.

    Beijos
    caroldoria.com

    ResponderExcluir
  11. Quero colar na testa esse post por ter dicas tão maravilhosas! E de graça! HAAHAHA Parabéns!

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!