Como passei de 40 Mil para mais de 72 mil PageViews em meu blog em 1 mês

01 fevereiro 2018
Ano passado, precisamente no final de Dezembro em toda aquela agitação e emoção de fim de ano, eu decidi que me dedicaria mais ao meu blog em 2018, e assim estou fazendo. Coloquei "sair da minha zona de conforto e arriscar coisas novas" como algo que eu não adiaria mais, e como estou sempre dando dicas para blogueiras aqui, resolvi também mostrar os meus resultados.

Pretendo todo início de um novo mês trazer o relatório de tráfego do blog do mês anterior. Nesse relatório eu falarei sobre metas, o que funcionou e não funcionou para mim e quais estratégias eu apliquei. Será uma forma de compartilhar com vocês minhas dicas para que também possam usar e, principalmente, motivar quem está querendo desistir do seu blog.

Então, bora lá ver o relatório de tráfego do blog do mês de Janeiro?

Como passei de 40 Mil para mais de 72 mil PageViews em meu blog em 1 mês



Primeira meta que eu tracei:


Inicialmente, em janeiro eu planejei trabalhar para aumentar a quantidade de visitas, visitantes e, principalmente, as visualizações de página do blog que ficava entre 40 e 45 mil por mês, minha meta era atingir 50 mil em janeiro.

E como a gente faz isso? Produzindo e divulgando mais!

Em dezembro do ano passado eu publiquei apenas 10 posts, em datas aleatórias. Então, planejei para janeiro publicar, pelo menos, 3 posts por semana (de segunda à sexta) em dias alternados, sempre intercalando entre posts de resenhas, beleza e dicas para blogs, que são os 3 temas principais do SB. O que daria 14 posts, e sim, ESSA META EU CONSEGUI!

Eu não tenho planner, organizo tudo em cadernos e agendas normais mesmo, sempre fiz assim desde quando não tinha computador e precisava escrever os posts primeiro no caderno e depois digitar no tablet. 

 Tráfego do blog - Mês de Janeiro


Sessões (Visitas): 42.740 
Usuários (Visitantes): 32.808
Visualizações de páginas: 72.130

Redes Sociais

Pinterest: 17.372 visitas - 91,21%
Facebook: 1.188 visitas - 6,24%
Blogger: 314 visitas - 1,65%
Instagram: 109 visitas - 0,57%
Instagram Stories: 37 visitas - 0,19%
Google+: 23 visitas - 0,12%
Twitter: 3 visitas - 0,02%

Todo o tráfego:

Social: 19.046 visitas - Representa 44,56% do tráfego
Orgânico: 18.058 visitas - Representa 42,25% do tráfego (Google e Bing)
Direto: 5.502 visitas - Representa 12,87% do tráfego
Referência: 134 visitas - Representa 0,31% do tráfego

Eu tive duas surpresas, a primeira foi conseguir 72.130 visualizações de páginas, e a segunda foi que o tráfego social ultrapassou o tráfego orgânico, coisa que nunca tinha acontecido.

Como aumentar o tráfego do seu blog


Pinterest: Não é de hoje que venho me empenhando para crescer com ele e também o indicando para outros blogueiros que estão com o tráfego estagnado. Todos os posts que publico aqui, eu salvo lá, e todos têm acessos. E, como você pode ver, faz muita diferença.


Google e Bing: Todos os posts do blog são otimizados para esses mecanismos de pesquisa, e os ter presentes em minha segunda maior fonte de tráfego confirma que estou indo no caminho certo, tal qual o Pinterest, recebo visitas provenientes desses mecanismos todos os dias.

Facebook: Participo de grupos para blogueiros, embora só divulgue meus posts em um, e também de grupos de maquiagem onde divulgo os posts de outras categorias, provavelmente essas visitas são feitas através deles. Eu considero um número baixo comparando ao tempo que é gasto divulgando e dando UP na publicação para não se perder mas, por enquanto, é melhor que nada.

Blogger: Essas visitas são das pessoas que seguem o blog e recebem a atualização pela lista de leitura do blogger.

Instagram: Eu tenho uma segunda conta - @guiaparablogueiras - e divulgo as publicações de dicas para blogs nela, deixando o link de alguma publicação na bio para que os interessados cliquem e leiam. 

Instagram Stories: Não estou usando muito a minha conta principal - @simplesbellablog - mas vez ou outra divulgo algum post de resenha ou beleza pelos Stories de lá, são visitas provenientes dele.

Google+: Faz tempo que ele parou de funcionar para as minhas divulgações, e como o retorno está sendo ainda mais baixo que o do Facebook pretendo não usá-lo mais.

O que eu fiz no mês de janeiro para aumentar as visitas e visualizações de página


- Atualizei conteúdo antigo que estava enterrado no blog e mal recebia visitas. Retirei o que não precisava, acrescentei mais informações, melhorei o SEO e atualizei as imagens.

- Com os posts antigos atualizados, adicionei os links em posts mais recentes e que recebem mais visitas, para que os leitores os encontrem e possam continuar navegando no blog.

- Me concentrei no Pinterest, é claro! Eu AMO essa plataforma, que apesar de não ser uma rede social o tráfego dela é marcado como, e você me verá falar muito dela. Para desenterrar de vez os posts que estavam estagnados eu os salvei lá, além de divulgá-los novamente em grupos de nichos específicos.



Pelo Pinterest Analytics eu vi quais posts estavam funcionando melhor e quais não, os que pareciam não ter desempenho eu atualizei as imagens, é uma plataforma visual, né? Para ter desempenho as imagens precisam chamar atenção!

Como aumentar o tráfego do seu blog


O que não está funcionando: O Instagram, claro. Criar imagens, legendas, pesquisar hashtags, publicar e interagir gasta muito tempo, e o retorno é extremamente baixo. O alcance orgânico está sendo diminuído para que os usuários paguem por publicidade, especialistas de marketing apostam que o alcance continuará caindo para que a plataforma ganhe mais dinheiro. Você tem dúvidas?

Objetivos de Fevereiro


Por ser um mês com apenas 28 dias e de carnaval, minha meta será apenas manter o tráfego igual ao mês de janeiro, ou não deixá-lo cair tanto. Em relação a quantidade de posts, irei diminuir para duas por semana (de segunda à sexta).

E você, fez metas para o seu blog? Está conseguindo alcançá-las? Como você promove seu blog?

>> Siga no Pinterest | Simples Bella > Me siga no Instagram | @simplesbellablog <<

Relatório de tráfego do blog - Mês de Janeiro

14 comentários:

  1. Que legal Nanda, eu também estou investindo bastante no Pinterest ainda estou aprendendo a mexer nele mas já tenho alguns acessos que vem diretamente dele. Preciso atualizar os posts e o Instagram realmente tem me desanimado bastante... fazer o que. Obrigada pelas dicas e desejo que continue progredindo cada vez mais!!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Day. Com certeza você também conseguirá muito mais resultados por ele! <3

      Excluir
  2. Decidi comentar. Após avisá-la que ia devorar o seu conteúdo, apercebi-me da importância do pinterest e otimização para alcançar tráfego orgânico, para além de leitores que são bloggers também. Aventurei-me a pesquisar mais, por iniciativa própria, e anotar no meu caderno todas as dicas e truques para iniciar esta nova etapa! Agradeço-lhe, imenso, por introduzir-me às excelentes estratégias do pinterest, as quais começo a utilizar hoje. Desejo-lhe ainda mais sucesso, adorei ver a sua receita mensal perante o seu esforço em promover-se. É gratificante ver resultados assim e uma pessoa apta a orientar-nos. O instagram realmente não compensa, eu estava indecisa entre ambas para promover mais o blog mas, pelo meu pessoal e pelas diversas criticas que encontro, não compensa assim tanto. O pinterest é uma ferramenta em crescimento pelos países como Brasil e Portugal, portanto, quanto mais antes iniciar, mais sucesso consigo alcançar. Adorei a dica de atualizar posts antigos e distribuir o link como recomendados. Aliás, maior parte do seu conteúdo de dicas está anotado no meu bloco de notas, hahaha. Sem pressão. Amo o seu blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Eu comecei usá-lo pra valer quando estava no início do crescimento aqui no Brasil, e eu acredito que isso também tenha influenciado nos meus resultados passados. Do instagram, até um tempo, eu tinha um retorno bom, mas a plataforma tem caído demais e eu estou prestes a desistir de vez.
      Tomara que consiga resultados até melhores, muito obrigada por comentar! <3

      Excluir
  3. Woow, que os objetivos continuem com tanto sucesso como o de Janeiro!

    Beijocas, Hellen ♥
    https://instantesimprovaveis.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns, que continue sempre crescendo !!! ♥
    Dêem uma olhadinha no meu blog <3

    https://eagorajessicaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa amei muito bom seu post esclarecedor vou seguir suas dicas
    Um grande beijo
    https://arianabarbosablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nanda, QUE POST HEIN!! Eu o salvei no Face para acessá-lo sempre e vu te dizer: um dos melhores posts que já vi nessa internet. Foi uma ótima ideia sua compartilhar conosco esse relatório!! Eu estou voltando aos poucos minha atenção ao pinterest, e mesmo não pinando todos os dias, meu analytcs tá melhorando. Uma noite sem sono resolvi atualizar algumas imagens e deu certo. Agora vou alterar todas.

    www.michelecezar.com

    ResponderExcluir
  7. Consistencia e objetivo ajudam no crescimento do blog. Parabéns, sucesso com seu blog! 😙

    ResponderExcluir
  8. Olá bah muito bom teu post tenho certeza que ajudara muito e muitos blogueiros eu já comecei a te seguir e com certeza voltarei sempre parabéns bjos da Ju Blog Cantinho Ju Tavares

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!