18 dezembro 2016

GUIA: Como criar um blog completo no BLOGGER


  Blogger é a plataforma gratuita de blogs do Google, e é um dos serviços mais usados já que conta com a vantagem de vincular todas as ferramentas do Google facilmente e não é necessário investimento algum se você não quiser. Se você deseja montar sozinho(a) o seu espaço online, está no lugar certo, esse post é um guia sobre como criar um blog completo no Blogger, você não irá apenas criar um, colocará um layout do seu gosto, conhecerá as principais configurações da plataforma, inclusive as de SEO, e saberá também como vincular anúncios e conseguir parceiros. Vamos?

Como criar um blog grátis e completo no Blogger



Motivos para criar um blog no Blogger


  1. Totalmente grátis, possibilitando o início de um blog com custo zero.
  2. Muito fácil de mexer, sendo ideal para iniciantes.
  3. Templates nativos editáveis.
  4. Há infinitas opções de layouts free para usar e deixar o blog ao seu gosto.
  5. Gerenciamento de edição fácil.
  6. Integração fácil com todos os serviços do Google.
  7. Se quiser desistir do blog a qualquer momento não perderá nada, pois não gastou nada.


Antes de partir para o tutorial, vamos esclarecer algumas afirmações que fazem a cerca de WordPress X Blogger.

1- WordPress oferece mais opções de personalizações que o Blogger, sendo a última plataforma mais limitada.

Falso. Você sendo Webdesigner, ou não, conseguirá personalizar seu blog. Basta apenas saber ler e mexer em computador (coisa que você sabe), para personalizar cada parte que deseja.

2- No WordPress você é dono(a) do seu blog, no Blogger pertence ao Google, e portanto, a qualquer momento seu blog pode ser excluído.

Verdade, em partes. O Google pode excluir seu blog? SIM. Mas, claro, se há alguma razão. Os blogs são excluídos quando não respeitam os termos de serviço ou as politicas de conteúdo do Blogger. Basta não ter conteúdo adulto com fins lucrativos, abuso infantil, incitação ao ódio ou à intolerância, direitos autorais, spam, Malware e vírus que seu blog continuará existindo.

3- WordPress é melhor para SEO.

Verdade, em partes. Nas duas plataformas se você não tiver interesse e nem um pequeno conhecimento sobre o assunto, de nada servirá os recursos disponíveis.

Vamos de exemplos? Não sou a pessoa mais sábia em SEO, mas tenho um blog no Blogger e vários dos meus posts estão nas primeiras páginas (e posições) do Google, recebendo diariamente quantidade significativa de visitas, sendo ele o responsável por mais de 70% do meu tráfego. Quer mais? É só realizar pesquisas, vários blogs dessa plataforma estão nas primeiras páginas e posições.

5- Com um blog no Blogger você não vai ganhar dinheiro e nem ter anunciantes.

Falso, bem falso. Nem precisava responder, né? O blog da Elaine Gaspareto e vários outros já colocam a prova que essa afirmação é mentira. 

6- No blogger podem colocar anúncios sem sua permissão.

Ao menos que seu blog tenha vírus (ai ele será excluído), essa afirmação é completamente falsa. Os anúncios vinculados em seu blog só chegam até ele com a sua permissão.

PASSO A PASSO: COMO CRIAR UM BLOG COMPLETO NO BLOGGER


1° passo: Acesse www.blogger.com e faça login se já tiver conta no Gmail, Youtube ou qualquer outro serviço do Google. Se não, é necessário criar uma, veja como no próximo passo.

Clique em CRIAR SEU BLOG. Na guia que abrir, selecione CRIAR UMA CONTA. 

Aparecerá o seguinte formulário, leia e preencha com atenção. Ao final, aceite os termos de serviço e politica de segurança do Google. Quando tudo estiver pronto, clique em PRÓXIMA ETAPA.
Como criar um blog grátis e completo no  blogger


Uma nova página aparecerá. Quando tudo estiver OK selecione o idioma e clique em continuar. 

Ao criar uma conta para o Blogger, automaticamente essa conta servirá para todos os serviços do Google: Chrome, Youtube, Drive, Google Play, Analytics, Google Sites e vários outros.


3° Passo: Quando estiver na página inicial do Blogger, no canto superior esquerdo, clique em NOVO BLOG... Preencha o quadro que irá aparecer.

Título = Nome do blog
Endereço = Link/URL do blog. O Blogger irá sinalizar quando o URL já estiver sendo usado por outra pessoa.
Modelo = Escolha um modelo qualquer, no próximo passo iremos colocar um layout bem mais bonito.

Tudo feito? Clique em CRIAR UM BLOG!

Como criar um blog grátis e completo no blogger

Seu blog já está criado, agora é hora de dar uma roupa mais bonita à ele colocando um layout mais agradável. Escolha algum dos modelos que já disponibilizei aqui no blog e faça o download.




COMO INSTALAR UM LAYOUT GRÁTIS NO BLOGGER


Vá até MODELO. No canto superior direito clique em FAZER BACKUP/RESTAURAR. Na guia que abrir, selecione em ESCOLHER ARQUIVO e escolha o layout que você baixou. Em seguida selecione FAZER UPLOAD. 

Como instalar um layout free no blogger

Pronto. Seu blog também já está visivelmente mais bonito.

COMO FUNCIONA OS PRINCIPAIS RECURSOS DO BLOGGER?



Você acabou de criar um blog na plataforma e não sabe muito bem como funciona todos os recursos disponíveis, quer uma ajudinha? Confira o post do Manual da Blogueira, é um super guia para você que está iniciando.


COMO FAZER MEU BLOG APARECER NAS PESQUISAS DO GOOGLE?


Essa com certeza é a maior vontade de todos os Bloggers, afinal, tráfego orgânico é o melhor de todos, e ter o blog nas primeiras páginas e posições do Google é uma vantagem e tanto. O blogger tem configurações que te dão uma ajudinha, confira o post:


Além de um blog configurado corretamente, você precisará otimizar todas as publicações para que sejam encontradas mais fácil. Aqui no blog já há vários posts sobre o assunto que irão te ajudar, confira:





COMO GANHAR DINHEIRO COM MEU BLOG?


Mesmo que esteja iniciando apenas como um hobby, ao atingir um bom público com o seu blog é possível ganhar uma grana extra usando o Google Adsense e outros programas de afiliados. Leia o post para entender mais:

➨ COMO EXIBIR ANÚNCIOS DO ADSENSE NO BLOG

Pode também conseguir anunciantes/parceiros de acordo com o seu nicho, nesses posts falei tudo sobre o necessário:





Conseguiu criar o seu blog? Deixe seu comentário e ajude mais pessoas compartilhando esse post.

Esse artigo faz parte da #SemanaParaBlogs, todos os posts da semana serão exclusivos para bloggers. 


💓 ME SIGA NO INSTAGRAM: @simplesbellablog 💓

💓 CURTA MINHAS PÁGINAS:  Simples Bella - Blog || Dicas para bloggers

4 comentários:

  1. Parabéns amei seu post e seu blog
    Seguindo ja
    Bjinhos
    https://soloucossentem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Quando comecei o meu blog também andei indecisa entre o blogger e o WordPress mas acabei por escolher o blogger e não me arrependo da minha decisão. Parabéns!
    O meu Blog: https://biaentresonhos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em uma das minhas tentativas ainda criei um blog no WordPress (.com), mas é falho, muito inferior ao blogger por ser uma opção grátis, e para mim que não queria investimento nenhum, o Blogger foi uma mão na roda.
      OBRIGADA 💓

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!